Porto e Portugal encantando a repórter Gloria Maria da Globo.

Quando um dos programas  de maior audiência da TV Globo, o Globo Repórter, mostra na última Sexta-Feira, a viagem da emblemática jornalista Glória Maria por paisagens belíssimas de Portugal, é um motivo de orgulho para os portugueses e para quem como eu, adotou Portugal como o país do coração.



No vídeo, podemos ver do minuto 9 ao 17,  Glória Maria a se encantar com o vinho do Porto e com a cidade do Porto...





Mas não só. Ela dá um giro enorme por Portugal, desde os lugares mais conhecidos até algumas aldeias históricas. Faltou muito, mas muito para mostrar.
Como por exemplo Braga, Guimarães, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Belmonte (onde nasceu Pedro Álvares Cabral), o Parque Nacional do Gerês, a Rota do Românico e muito mais...



Meus quase 13 anos em Portugal, já me permitiram conhecer lugares escondidos e tão especiais. Como por exemplo a lindíssima aldeia de Quintandona... tão perto do Porto e tão especial.
Quanto para ver e conhecer neste país tão encantador!



É certo que o foco do programa era outro...
Ela mostrou alguns brasileiros que vivem em Portugal, tentando "vender" a ideia de felicidade plena de viver em Portugal.

Permitam-me dizer que viver em Portugal é ótimo, mas os problemas existem como em qualquer outro lugar do mundo. Mais problemas, menos problemas, mas eles existem.
Sou uma pessoa realista, que não acredita que mudar de país vá fazer uma pessoa feliz.
Como já disse aqui neste blog: a felicidade não é um estado geográfico, mas sim, um estado de espírito.

Uma mudança de país deve ser bem pensada e repensada e não é um programa de televisão "super produzido" de menos de uma hora de duração que deve servir de inspiração para uma mudança de vida.

Mas para mim, o que vale a pena ver no programa é como um país tão pequeno,  é tão cheio de diversidades, que poderão preencher a sua próxima viagem de histórias incríveis.

Antes de querer viver em Portugal, o que as pessoas precisam fazer é conhecer Portugal! 

Um país que esteve aqui desde há mais de 2000 anos, sempre foi lindo e que parece que só agora  o mundo passou a olhar para ele como ele sempre mereceu.

Sejam bem-vindos, programe a sua próxima viagem de férias para descobrir ou redescobrir Portugal.

Este país que tem história, cultura, gastronomia, vinhos, praia, campo, patrimonio, beleza natural, tradição e modernidade, tem também um valor muito especial: as pessoas.



Comece uma boa conversa com um português e você não vai querer parar. Eles tem ótimas histórias para nos contar. São emotivos, adoram receber.
Aprenda a entender Portugal, através das pessoas e da sua história.
Estou aqui há muito tempo. Mas todos os dias aprendo com eles.

Como a Glória Maria revelou no final do programa, não viaje apenas para passar por este ou aquele monumento, viaje para estar com as pessoas, para trocar experiências, para aprender com os locais.
Se uma jornalista com tantos anos de profissão, faz isto porque não quer parar de aprender, por que não seguir o exemplo e viajar para guardar muito mais do que fotografias... mas sim... guardar experiências incríveis para a vida toda?

Venha conhecer o Porto e Portugal. Você vai se encantar!





Booking.com

Comentários

  1. Concordo, Ritinha! Minha porta de entrada em Portugal foi o Porto, e visitamos Braga e Guimarães também. Mas as pessoas são decerto o MAIOR bem desse país! Quanto amor sentimos! Nunca vou me esquecer dos olgos marejados da mulher que conduziu nosso tour pela cave Ferreira emocionada ao nos ouvir falar português, quando agradecemos pelo tour em inglês (que era o próximo naquele momento). E tantas outras coisas... Mas só entendi o que é saudade quando assisti o sol se pôr na foz do Douro, olhando aquele horizonte e pensando nos bravos que se lançaram naquela imensidão desconhecida. Muito amor por Portugal!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia o seu comentário Natália!! Muito obrigada! É tão bom ter visitantes como vocês!!! beijos e até uma próxima!!

    ResponderExcluir
  3. If you planning to visit Porto and look for a nice place to stay while you are visiting, this vacation rentals in Porto might be interesting for you check photos at www.alojamentolocalporto.com/English or this vacation apartment near everything and far from ordinary wiith an amazing sea view https://www.portovacationrentals.com/ probably its a great option to relax a few days while you visit Porto and enjoy the beach.

    ResponderExcluir

Postar um comentário