sábado, 28 de abril de 2018

Do Porto para... Ponte de Lima. A vila antiga de Portugal.

Não quer ser chamada de cidade. Faz questão de ser vila. Esta é a identidade de Ponte de Lima, também conhecida como a vila mais antiga de Portugal e que tem orgulho da sua história, das suas tradições, gastronomia, do vinho verde e da sua beleza natural e arquitetonica.
Eu adoro visitar Ponte de Lima. Vou sempre que posso.
Afinal está a menos de uma hora de carro do Porto, e é linda!

A ponte romana e medieval sobre o Rio Lima
 A Ponte, que deu nome àquela localidade foi construída no século I e fazia parte de uma das vias militares que ligava Braga à Astorga, mandada construir pelo Imperador Augusto.
Mas bem antes, no século 136 a.c., o rio Lima foi confundido por um exército romano com o rio Lethe, que segundo a lenda, era um rio que separava a vida e a morte e quem o atravessasse perdia a memória, por isso também era conhecido como o rio do esquecimento.
Conta-se que Bruthus, o comandante deste exército,  para provar que não se tratava do mesmo rio, atravessou-o, tendo chegado à outra margem, chamou os seus soldados um a um pelos seus nomes, comprovando que aquele não era o rio do esquecimento.
Uma lenda representada pelas esculturas nas duas margens do rio Lima...




Mas foi em 1125 que a Rainha D. Teresa, representada na escultura logo à entrada da vila, outorgou carta de foral, chamando-a de Terra da Ponte...


No século XIV, o burgo medieval de Ponte de Lima foi cercado por uma muralha com nove torres e seis portas, que foram destruídas no séc. XVIII. Mas as marcas deste tempo e de outros tempos estão presentes por toda a vila...





Passear pelas ruelas de Ponte de Lima é viajar no tempo...




tudo cheio de charme e de tradição..





Quem resiste a estas mercearias??
Ponte de Lima é passagem obrigatória do Caminho Português Central para Santiago de Compostela, milhares de peregrinos passam durante o ano por ali. A belíssima alameda de Plátanos recebe os peregrinos que chegam à vila nas margens do rio...



Mas eles estão por toda a parte e vão se encantando pelo lugar...





É impossível  não me emocionar quando os vejo passar por toda a vila, recordando  meu Caminho Português de Santiago.

Um dos lugares que adorei chegar no Caminho foi em Ponte de Lima..

veja a minha chegada à Ponte de Lima no Caminho de Santiago: AQUI

Ponte de Lima faz questão de se orgulhar das suas tradições, e elas estão presentes por toda a parte...




E por isso , na minha última passagem em  Ponte de Lima tive o prazer de ver a apresentação de um dos tantos Ranchos Folclóricos da região. Com seus trajes lindos!!





Não deixe de desfrutar das melhores coisas que Ponte de Lima tem de melhor: a gastronomia tradicional portuguesa...



Os pratos típicos são os rojões e o arroz de sarrabulho (vários tipos de carne acompanhados de arroz feito com o sangue de porco) - garanto que é uma delícia, mas se não está preparado para pratos tão fortes, variedades não faltam.

Para os amantes do vinho verde, vale a pena visitar o moderno Centro Interpretativo do Vinho Verde, para entender mais sobre este tipo de vinho, e claro... provar!




Vale lembrar que desta vila saem grandes atletas olímpicos da canoagem e não só...



Tem todos  os motivos para ir do Porto à Ponte de Lima e se encantar!



Em Ponte de Lima:








A melhor maneira para ir do Porto até Ponte de Lima é de carro:









Vem para o Porto e região?


Nenhum comentário:

Postar um comentário