Conhecendo o Porto e região de maneira diferente. Com a Cooking in Portugal.

Viajar pode ser muito mais do que conhecer uma cidade, os principais pontos turísticos e um pouco mais. Viajar pode se tornar uma experiência única!
Esta é a proposta da Cooking in Portugal, uma viagen gastronomica e cultural que começa no Porto e passa por diversas cidades da região Norte, onde o viajante conhece muito mais do que o básico de um destino. Conhece a cultura através da gastronomia e das pessoas.
Visitas, tours, provas de vinhos e de produtos regionais, showcooking e workshops estão na programação de uma semana de viagem.
A ideia é trazer turistas brasileiros para conhecerem o Porto e região de uma maneira bastante diferente.


O convite veio em edições anteriores mas desta vez, não deixei escapar a oportunidade de conhecer esta experiência. Juntei-me ao grupo e viajei do Porto para uma série de aprendizados, aromas e sabores.

O primeiro destino foi Felgueiras, a aproximadamente 40 kms do Porto para conhecer a Fábrica de Pão de Ló de Margaride. 




Ali desde o século XVIII a maneira de produzir o pão de ló ainda é tradicional, assim como as cavacas que são feitas com a mesma massa e de maneira artesanal...





Em 1893, passou a ser a fornecedora oficial de Pão de Ló para a Casa Real e Ducal de Bragança, um feito exibido com muito orgulho neste espaço que além de fabricar um dos produtos mais tradicionais de Portugal, é uma autentica viagem no tempo...


A combinação com o bom vinho do Porto...



De Felgueiras, a viagem seguiu para a belíssima Quinta da Aveleda, produtora de vinhos verdes e de queijos de cabra e de vaca.
Na visita à Quinta da Aveleda para além de conhecer os queijos e vinhos,  percorremos os imensos jardins que pertencem à casa da família dona da marca, de onde temos a privilegiada vista  das plantações de uvas. Visitar a Quinta da Aveleda é antes de mais nada um passeio bucólico...












E a seguir a belíssima Braga nos esperava com os seus monumentos, a sua história e a sua maravilhosa gastronomia, é claro, afinal, a viagem é para isso mesmo! Comer e aprender a fazer...





A primeira etapa gastronomica foi no moderno, mas sem perder a tradição, Casa de Pasto das Carvalheiras. 
Um restaurante colorido, com um atendimento fantástico e com o atual conceito de partilhas de várias porções...





Impossível ir a Braga e não subir o Bom Jesus do Monte para ter a fantástica vista lá do alto e apreciar aquele belíssimo Santuário...



Mas como o nome diz, Cooking in Portugal também é meter a mão na massa e aprender a cozinhar. E este foi o gran finale deste dia, assim como o é em todos os dias desta viagem gastronomica.

Em Braga, tive o prazer de conhecer o chefe Jorge Peres, que já comandou vários restaurantes em Portugal,  já cozinhou em vários países da Europa, mas hoje realizou o seu sonho e tem o seu pequeno restaurante onde pode dar asas à sua criatividade, sem perder a tradição da cozinha portuguesa e sempre privilegiando os produtos nacionais.
É no  seu Lab Restaurant, que ele realiza as suas experiências gastronomicas e partilha com muito gosto o seu conhecimento. Que honra  poder estar com alguém tão experiente e de uma simplicidade incrível!



É hora de aprender!! Truques e dicas para um bom preparo do polvo e  de bochechas de porco..








Uma seleção de enchidos portugueses e azeite para abrir o apetite...




polvo à lagareiro

o cuidado da harmonização  com as escolhas do chefe

bochecas de porco preto

 Sem contar a alegria de conhecer pessoas, trocar experiências e guardar para sempre lembranças de uma viagem muito diferente!!
Uma maneira de fazer turismo com qualidade!!




As edições da Cooking in Portugal são sempre nos meses de Março e Novembro.

Todas as informações em www.cookinginportugal.com

Porque viajar para comer... encanta!!



Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que saudade desse dia e desse Tour!!!
    Muito bacana a sua matéria Rita e foi um imenso prazer em te conhecer.
    E o Cooking in Portugal foi uma experiência maravilhosa, gostei muito de participar. Além de conhecer essa região de Portugal que é encantadora, foi um aprendizado e tanto.
    Grande abraço e saudades dessa terra rsrs
    Beijos
    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura!! Obrigada!! Também foi muito bom conhecê-la! foi um dia fantástico que passamos juntas! Beijos e até uma próxima!!

      Excluir

Postar um comentário