Marques Soares. A loja de departamentos do Porto.

Tem quase 60 anos de existência, está no coração da cidade e tem um mundo de produtos e marcas para quem procura qualidade e variedade nas suas compras no Porto.
Confesso que a loja Marques Soares é mais um daqueles lugares em que eu logo fui me perguntando: "Mas como é que eu demorei tanto tempo para entrar aqui?" 
Bom... o que interessa é que nunca é tarde. E tudo tem o seu tempo.
Com o crescimento de turistas brasileiros visitando o Porto e muitos deles a procura de lugares para comprar produtos de excelentes marcas, a Marques Soares  entra para minha lista de sugestões, uma vez que é uma autentica loja de departamentos sem que seja necessário sair de perto dos principais pontos turísticos.
Ela está mesmo ao lado da Livraria Lello, em frente à Torre dos Clérigos e a poucos passos da Av. dos Aliados.

Quando sou conduzida por entre os edifícios históricos por onde a loja foi crescendo ao longo dos seus 58 anos, me deparo com uma linda escultura em madeira, por entre os azulejos e varandas originais de um dos edifícios, voltados para a própria loja...






A escultura de Isaque Pinheiro chama-se "A Medida de Todas as Coisas", e traz para o centro da loja, uma alusão ao instrumento que  media os tecidos, quando a Marques Soares era um armazém que vendia tecidos a metro.
E foi assim que tudo começou. Quando dois comerciantes, os srs. Antonio José Marques Pinho e Manuel José Soares Antunes  que sempre viajavam pelos principais países da Europa em busca de novidades no setor, resolveram criar uma sociedade onde desde o início seus filhos também começaram a fazer parte da empresa. 
Era o ano de 1960... mas estes senhores eram empresários muito a frente do seu tempo. 
Vendiam os tecidos não só na loja, mas também através de catálogos de tecidos que enviavam pelos correios aos seus clientes que eram na sua  maioria funcionários públicos.
Os Marques e Soares, nunca pararam de viajar para conhecer as principais tendências principalmente na França, Alemanha e na Inglaterra e rapidamente passaram a produzir roupas masculinas, femininas e para crianças, em ateliers na própria loja.
E a partir daí, os edifícios ao redor da primeira loja foram sendo adquiridos, ao mesmo tempo em que as principais marcas dos mais variados produtos passaram a marcar presença na Marques Soares.
Tempos bons e tempos difíceis se passaram, o que é natural quando se fala em quase 60 anos de história de uma empresa. 
Mas o certo é que  a Marques Soares é e sempre foi uma referência na cidade.
É  uma loja de departamentos no centro da cidade, onde os portuenses que procuram ótimos produtos e as excelentes marcas nacionais e internacionais gostam de frequentar.
É um ícone do comércio tradicional do Porto.
E agora com o crescimento turístico da cidade, é inevitável que a loja também atraia os turistas que passam pelas suas fachadas históricas...




Bem-vindo ao mundo da Marques Soares!

Este mundo é composto por um conjunto de edifícios com 4 pisos de muitos...mas muitos produtos. Foi para mim, uma surpresa imensa circular por tantos espaços e conhecer a variedade de marcas que se pode encontrar num só lugar. Moda masculina, feminina e infantil...





Acessórios,  ótica e perfumaria...





produtos com história!



Eletrodomésticos e tecnologia...



as melhores marcas para casa e decoração também estão presentes na Marques Soares...







E sempre com o Centro Histórico ao redor...



No edifício bem ao lado da Livraria Lello, é possivel encontrar as cores e a criatividade da moda jovem e também desportiva...

Adoro!






Sem contar que os edifícios são  repletos de pormenores para apreciar enquanto percorremos por todos os espaços...







O melhor ainda está por vir... No último piso, se desejar fazer uma pausa nas suas compras, o restaurante Size é um espaço clean, com requinte e conforto para um café, lanche ou um almoço mais do que  especial. Com menu do dia ou menu experiência para quem quer desfrutar dos sabores portugueses...


Delícia!!

quem resiste a um bacalhau??

comida com tradição e servida com estilo


Ali ao lado do Size é possível encontrar uma série de produtos tradicionais portugueses para quem quer levar uma recordação da sua viagem ao Porto...



E um lounge onde você pode desfrutar do seu vinho do Porto oferecido pela Marques Soares para você...  Sim!!!

Leitores do o Porto encanta que fizerem uma compra de qualquer valor na Marques Soares do Porto, ganham um copo de vinho do Porto. Você escolhe onde o quer beber. 
No próprio restaurante Size ou no terraço do edifício nos dias quentes!

Um miminho especial para os leitores do o Porto encanta.
Basta dizer no ato da sua compra de qualquer valor que é leitor do blog o Porto encanta.

Se vem para o Porto e procura um lugar especial para as suas compras onde a tradição e o bom gosto estão presentes no mesmo local e se vive na cidade...

Boas compras e bom vinho do Porto!

Marques Soares

Rua das Carmelitas, 80 - 104
Rua Cândido dos Reis, 37 - 65
Rua das Carmelitas, 130 - 136

Também com lojas em Braga, Aveiro, Beja, Santarém, Évora e Vila Real.
Veja todos os locais aqui:








Comentários

  1. É muito agradável, com 74 anos de idade e natural de Braga, constatar pela internet, a existência de um espaço comercial tão agradável como a vossa loja. Ainda vamos tendo locais muito aprazíveis no nosso país, sendo para mim uma muito agradável surpresa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário