Do Porto para Évora. A histórica cidade do Alentejo.

Duas cidades em Portugal que eu não me canso de visitar são: Guimarães e Évora.
Assim como o Porto, essas cidades são muito importantes para a história do país e as suas marcas estão presentes até hoje.
Guimarães, a cidade onde nasceu Portugal. Só isto já fala por si. A 55 kms do Porto. vale a visita.
Já no Alentejo, a aproximadamente 400 km do Porto e a 140 km de Lisboa, Évora tem sido também uma cidade muito escolhida pelos turistas brasileiros.

Évora é uma das cidades mais antigas de Portugal, teve ocupação romana e muçulmana e depois da reconquista cristã, passou a ser integrada ao reino independente de Portugal.
No período do reinado de D. João I chegou a ser a segunda cidade do reino depois de Lisboa e a corte passava longos períodos por lá.

A cidade foi muralhada nos períodos anteriores, mas é no século XVII que foi construída a atual muralha que cerca o Centro Histórico da cidade. 

E é por entre ruelas, vestígios de outras civilizações e edifícios históricos que encontramos os encantos de Évora. Patrimonio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1986.



As charmosas ruelas de Évora nos conduzem a uma viagem histórica...






As janelas da arquitetura manuelina, muito específica de Portugal e com elementos que nos remetem ao tempos dos navegadores, sinalizam a presença da corte na cidade...

cordas e nós são os elementos que fazem parte das janelas manuelinas
Os pormenores estão em toda a parte...


a representação do Cante Alentejano - classificado como Patrimonio Cultural da Humanidade



Dos meu locais preferidos em Évora para visitar são:

Sé Catedral

Construída nos séculos XII e XIV , a sua arquitetura de estilo românico e  gótico é belíssima. 
O destaque vai para a sua fachada e o pórtico monumental...



No seu interior, além do gótico, o barroco do séc. XVIII também está bem presente...








Igreja e Convento de São Francisco

Sugiro entrar sem pressa para sair deste edifício  construído no séc. XIII e que chegou a ser palco de importantes cerimonias, inclusive um  casamento real.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas em Portugal, o edifício ficou em completo abandono, mas foi vendida a um benemérito da cidade, no final do séc. XIX.
A sua total reabilitação foi em 2014/15.

os vestígios da arquitetura gótica ainda estão presentes

O seu Núcleo Museológico possui um acervo histórico que nos faz compreender toda a importância de Évora no contexto histórico do país e ainda tem um espólio fantástico de arte sacra e uma imensa coleção de presépios.



Capela dos Ossos

Fica junta à Igreja de São Francisco e é uma das coisas mais impressionantes que visitei na vida. Todas as vezes que vou à Évora, eu faço questão de visitar a Capela dos Ossos para tentar entender cada vez mais o sentido da vida.

A capela foi construída no séc. XVII com... milhares e milhares de ossos e crânios humanos., com o objetivo levarmos à reflexão sobre quão efémera é a vida humana...




Mas saiba que Évora tem muito mais para visitar. Como por exemplo: O Templo Romano, o Mosteiro de Santa Clara, várias outras igrejas e palácios.

Mas Évora também é sentar num dos muitos restaurantes das suas ruelas para apreciar a excelente gastronomia alentejana, acompanhada dos bons vinhos da região...

sem pressa!
E por falar em vinhos, saiba que à volta de Évora é possível visitar excelentes Quintas produtoras como: Cartuxa e Herdade do Esporão.

Por isso, vale a pena reserva 2 dias no seu roteiro de viagem para visitar Évora e conhecer um pouco mais da região do Alentejo, que para mim, é uma das regiões mais bonitas do país depois do Vale do Douro.

 Você vai encontrar ótimos hotéis e várias opções de alojamento em Évora




Se está vindo para Portugal e vai fazer um roteiro para conhecer as cidades mais importantes do país, não pode deixar de visitar esta cidade histórica do Alentejo.

E se vive em Portugal, fica a dica para também se encantar!

Para conhecer bem a região do Alentejo, o ideal é alugar um carro
Para visitar apenas a cidade de Évora, pode também chegar até lá de comboio/trem saindo de Lisboa, pesquise no site: www.cp.pt 
Ou ainda utilizar um serviço de transfer. 






Comentários