Do Porto para... os sabores da Caça, Pesca e da Castanha em Bragança.

Esta semana até o próximo Domingo os caminhos para os amantes da gastronomia e da natureza, levam a Bragança, em terra fria transmontana.


Quando o frio começa a chegar, as feiras gastronomicas começam a acontecer em Portugal um pouco por toda parte.
Aqui na região Norte, em Bragança, a Norcaça, Norpesca e Norcastanha  é uma tradição que começou em 2002 e ano após ano  trás para os amantes da natureza e da gastronomia, diversas atividades à volta da pesca, caça e da castanha.

Trouxe uma vez de Bragança, numa das edições deste evento, um belíssimo livro de fotografias de autoria de Maria Adelina Sousa sobre os  castanheiros e as gentes que trabalham na apanha das castanhas. Como sempre, é nestes sítios que entendemos ainda mais a importância dos produtos vindos da natureza...





E por isso, dou um grande valor à gastronomia à volta destes produtos.
E é esta gastronomia que  está sendo cada vez mais valorizada  na Norcaça Norpesca e Norcastanha.

Em Bragança, na Semana Gastronomica, que vai de 27/10 á 05/11, vários restaurantes preparam menus à base de caça, pesca e de castanha e nos dias que acontecem a Norcaça, Norpesca e Norcastanha, várias atividades vão dar destaque aos  pratos preparados à base destes produtos.

Aqui no Porto, a apresentação destes sabores foram apresentados no belíssimo restaurante Oficina, sob o comando do chef Marco Gomes, transmontano da gema. E por isso apresentou com muito orgulho um conjunto de pratos com os sabores relacionados ao tema...

Restaurante Oficina, na Rua Miguel Bombarda, 282

chef Marco Gomes
As suas criações...

Entrada : Truta

Sopa de lebre

Açorda de perdiz

Porco bísaro

e um gran finale com sobremesas à base de castanhas, nas diversas versões

E assim,  Bragança convida os amantes da boa gastronomia portuguesa e da natureza a seguirem os caminhos do Porto até o alto de Trás-os-Montes, parafraseando o escritor transmontano, Miguel Torga:

"Quem não tem medo das alturas, depois de atingir a crista do sonho (o cimo de Portugal), contemplará a própria bem-aventurança"

Toda a programação aqui: www.norcaca-norpesca-norcastanha.pt 



Vale a pena passar por lá um ótimo fim de semana, junto ao ambiente rural...

Veja uma opção de hospedagem na região de Bragança: AQUI

Porque Trás-os-Montes... encanta!







Comentários