A história do vinho do Porto passa pelas Caves Ferreira.

interior da cave Ferreira com uma carruagem antiga ao centro

|atualizado em Abril de 2022|

Quando falamos em vinho do Porto é impossível não fazermos referência a uma pessoa que faz parte da sua história e da história da região do Douro: Dona Antónia Adelaide Ferreira.
Carinhosamente conhecida como Ferreirinha, esta mulher de garra e empreendedora é quase um símbolo da "portugalidade" à volta do vinho do Porto.
Nasceu numa família de produtores de vinhos e apesar de ter ficado viúva duas vezes, agarrou nos negócios da família e levou em frente a marca mais portuguesa de todos os vinhos do Porto: a Ferreira.
Além de grande comerciante, Dona Ferreirinha sempre foi reconhecida como uma mulher generosa e sempre preocupada em proporcionar melhores condições para seus trabalhadores e às pessoas do Douro.

Ferreira é uma marca que existe há mais de 250 anos, hoje pertence ao grupo Sogrape mas nunca deixou de estar ligada à sua essência.
Visitar as caves Ferreira às margens do rio Douro bem em frente ao Porto, em V. Nova de Gaia é conhecer a história do vinho do Porto, na sua versão bem portuguesa.

Fachada da cave Ferreira.


As caves Ferreira estão localizadas em armazéns originais com mais de 200 anos e fazem a todo o momento referências à figura importante da Dona Antónia Ferreira.

O início da visita contempla um pouco da história da região do Douro com fotos de época e objetos relacionados ao plantio, colheita e produção do vinho. Ficamos a saber que antes de chegar ao Porto, o vinho fazia uma longa viagem através do rio Douro por mais de 100km nos barcos rabelos, construídos exclusivamente para esta função.

Painel de azulejo e a miniatura de um barco rabelo numa outra parede

Vale lembrar que os armazéns que hoje abrigam as caves Ferreira são construções que foram sendo adaptadas e transformadas e por isso ainda encontramos ali, a fachada do nº 5 da Rua da Praia, que era a casa onde D. Ferreirinha dormia quando vinha ao Porto e que no seu interior encontramos vários de seus pertences, ou mesmo cartas escritas ao seu pai e um a réplica do famoso vestido preto que estamos habituados a ver nas suas fotografias.

balcão expositor com alguns objetos e manequim ao fundo com vestido preto


Os vinhos do Porto da marca Ferreira envelhecem nestes armazém e enquanto vamos percorrendo os corredores com os diversos barris de vários tamanhos, durante a visita guiada vamos percebendo as diferenças que cada tipo de vinho do Porto.
O ambiente escuro e frio não é por acaso. São dois fatores importantes para a qualidade do envelhecimentos do vinho.
E não se espante se durante a sua visita, passem por lá pessoas a carregar barris, ou a ligar mangueiras entre um recipiente e outro. As caves não são apenas lugar de visitação, são espaços de trabalho. Os vinhos estão realmente ali a envelhecer.

corredor dom vários barris de vinho do Porto


barris de vinho do Porto e mangueiras no chão

Uma das ruas que ligava um armazém a outros mais acima foi coberta e passou a fazer parte da própria cave e enquanto subimos por ela, vamos observando uma galeria fantástica de antigos rótulos dos vinhos Ferreira.

corredor escuro e alguns cartazes iluminados na parede

cartaz com o rótulo do vinho ferreira numa parede de pedra e uma iluminação por cima

A visita termina num pequeno museu onde podemos ver ainda mais rótulos emblemáticos da marca,  imagens e antigos objetos importantes, uma galeria que nos mostra todos os anos em que os vinhos Ferreira foram considerados vintage, assim como uma exposição de garrafas e embalagens especiais. 


corredor com vários espelhos e rótulos de vinho do Porto
um corredor de espelhos e rótulos fantástico!

móveis antigos e fotografia antiga de embaladora de vinho do Porto
a minha foto de eleição: um embaladora a ter todo o cuidado e carinho com uma garrafa de vinho do Porto Ferreira


E antes de entrarmos para a sala das provas, um tempinho para apreciar a vista para a cidade do Porto e uma escultura de uma Ema que faz parte do logotipo da marca Ferreira, por ser um animal que anda sempre para frente, assim como os negócios administrados pela D. Ferreirinha.

Jardim dom a estátua de uma ema e a ciade do Porto ao fundo

As provas de vinhos e a loja  estão em ambientes remodelados "clean", mas sem afastarem-se da tradição.

sala com várias mesas e bancos cinzentos e a foto da D. Ferreira na parede

copos de provas de vinho do porto em mesa cinzenta e estantes com várias garrafas deitaa

Existem vários tipos de visitas e provas de vinhos, e algumas delas contemplam as provas na Sala Dona Antónia, uma sala privativa revestida de painéis de azulejos, um deles representando a imagem da Dona Ferreirinha. Éum ambiente muito especial. Já estive lá com clientes a fazerem provas, e foi o ponto alto dos nossos passeios.

Três mulheres e dois homens com copos de vinho do Porto e painel de azulejo ao fundo com imagem da D. Ferreirinha



Se vem para o Porto, fica a dica. Faça a visita a uma cave histórica, bem portuguesa e com o nome de uma grande mulher e personalidade do Douro.
Se vive na cidade, vale a pena conhecer uma cave que representa tão bem o Porto, o Douro e os seus vinhos.

Caves Ferreira
Av. Diogo Leite, 70
Vila Nova de Gaia

Todas as informações sobre as visitas, horários e marcações: Caves Ferreira











Comentários

Postar um comentário