O novo Museu das Marionetas do Porto, na Rua de Belomonte.

Marionetas?
Sim, para quem está lendo a partir do Brasil deve estar a pensar que foi um erro de escrita... mas não. O que no Brasil chamamos de marionetes, aqui em Portugal, este bonecos coloridos que ganham vida através de artistas de verdade, são conhecidos como marionetas.
Como vivo aqui, é assim que vou chamá-los neste post...


É verdade, não é fácil escrever um blog para leitores portugueses e brasileiros. Apesar de falarmos a mesma língua, as diferenças são imensas. Nunca fiquei presa a um padrão e sempre gostei de brincar com as palavras "portuguesas" e "brasileiras". Desde que comecei este blog, há 5 anos atrás, corri este risco de ser julgada, por quem não sabe da minha dupla nacionalidade.
A verdade é que esta frase está aqui na página inicial do blog, desde sempre:

Eu escrevo este blog em português do Brasil e de Portugal. Não sigo nenhum acordo ortográfico. Para mim, o importante é comunicar.

Isto deixa-me a vontade para ser eu mesma. Um pouco portuguesa, um pouco brasileira e transparente por inteiro.

Então, vamos falar das marionetas e do seu museu.

Quem vive no Porto, estava acostumado a vê-lo na movimentada Rua das Flores, com os seus imensos bonecos a olhar para quem ali passava e quase que a convidar par entrar.



Em 2012, quando escrevi pela primeira vez sobre o Museu das Marionetas do Porto,  eu me encantei por aqueles bonecos divertidos, coloridos e diferentes. (ver AQUI)

Passados quase 4 anos, o museu viu-se obrigado a ir para outro espaço, na rua de Belomonte e ao lado do Teatro de Belomonte  e que  acolhe muitos dos espetáculos da Companhia Marionetas do Porto.

A Rua de Belomonte é uma pequena rua ao fim da Rua das Flores que leva-nos à região da Vitória e ao Passeio das Virtudes, e lá pelo meio da rua,  encontramos os divertidos bonecos a nos espreitar...




Lá fui eu novamente conhecer a nova casa do Museu das Marionetas do Porto.
Num Sábado de cada mês, temos o privilégio de fazer uma visita guiada, conduzidos por um dos artistas da companhia.
Este mês, foi a Shirley Resende, quem foi nos contando a história desta companhia que é muito a história do João Paulo Seara Cardoso, o seu fundador e diretor artístico, e que foi a identidade das Marionetas do Porto, por boa parte da sua vida (1956/2010), já que desde muito novo iniciou-se na formação de teatro de marionetas.

O Museu de Marionetas do Porto, era o seu grande sonho...

A história da companhia, os seus premios e as participações importantes em festivais um pouco por todo mundo estão ali expostos...



Uma companhia pequena, com apenas 6 pessoas a trabalhar com muita paixão pelas marionetas, e que fazem parte destes quase 30 anos de história e de muitas emoções.




Emoções estas passadas pela Shirley, que com o dom de uma artista vai nos mostrando a complexidade de um espetáculo de marionetas, que demora sempre 3 a 4 meses para ser produzido.
Desde a criação dos bonecos, dos cenários, dos figurinos e da música muitas pessoas estão envolvidas nesse processo.
Sem contar, claro, o fantástico trabalho de cada artista que dá vida e movimento a estes bonecos.

Manusear os diversos tipos de bonecos e sentir o seu peso, textura e alguns pormenores da sua concepção, é um dos pontos altos da visita...


aqui entra a criatividade de artistas plásticos que precisam utilizar materiais muito leves, saber dar movimentos aos bonecos através de articulações e dar-lhes expressões...



Os muitos bonecos ali expostos e as diferentes maneiras de manipulações das marionetas, faz-nos entender claramente o trabalho do artista que dá vida a cada um deles, quando estão em cena...





muitas formas e cores!






Aqui as lembranças de 30 anos dos Amigos do Gaspar, uma produção que era inclusive veiculada na Televisão Pública (RTP)



Todo o palco com  os cenários, e os bonecos do espetáculo "Miséria", está no museu, como uma espécie de homenagem ao seu criador, João Paulo Seara Cardoso, que durante 23 anos, fazia sozinho este espetáculo, que foi apresentado em 5 idiomas por todo o mundo.

Uma homenagem mais do que emotiva... para alguém que levou o talento do Porto por este mundo fora..


este espetáculo nunca mais foi apresentado, depois da morte do seu criador... 

No fim da visita guiada, com as indicações de quem sabe, somos nós que podemos dar vida às encantadoras marionetas! Veja este muito curto vídeo:

                                                         


Uma arte que é dedicada às crianças, mas não só... porque o Teatro das Marionetas do Porto apresenta muitos espetáculos dedicados ao público adulto.

Pode acompanhar a programação: AQUI

Se está vem ao Porto e se vive na cidade, este é um museu que merece a visita, uma vez que é um dos talentos da cidade do Porto a conhecer, a arte das marionetas!

Museu das Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 61
Das 11 às 13 e das 14 às 18 h
Bilhete: 2 euros/ pessoa

Visitas Guiadas: 3,50 euros/pessoa
reservas pelo telefone: +351 220108224
ou por e'mail: museu@marionetasdoporto.pt 

Mais informações: www.marionetasdoporto.pt 




Comentários