Do Porto para Vila do Conde e... para o mundo. Na Arcopedico.

Quem acompanha o blog há mais tempo, sabe que eu adoro descobrir como as coisas são feitas e por isso adoro visitar fábricas e locais de trabalho nomeadamente, no Norte de Portugal, onde o trabalho está na essência das pessoas.

Onde as histórias das empresas muitas vezes se confundem com as histórias das famílias.

Quando recebi o convite para conhecer a empresa de calçados Arcopedico em Vila do Conde aqui ao lado do Porto, nem pensei duas vezes. É claro que eu fui.

A Arcopedico organizou uma programação super interessante para mostrar além da produção dos seus sapatos conhecidos pelo extremo conforto, a charmosa cidade Vila do Conde, suas histórias e seus encantos. Uma experiência chamada #presstriparcopedico2016.

A empresa existe há 50 anos e exporta para 50 países nos 5 continentes.  O sucesso não é por acaso.
Começou com a coragem e a ousadia de um italiano, o Prof. Elio Parodi que em 1966 decidiu criar um calçado que privilegiasse o conforto, baseado no respeito da anatomia natural do pé.
Utilizando um material que ajusta-se à forma de qualquer pé e garantindo o suporte específico do arco do pé para um correto posicionamento da coluna vertebral, surge um calçado único fabricado pela Ropar S.A., dona da marca Arcopedico  e que é conhecido por ser o calçado que veste o pé.
O desafio da comercialização foi ultrapassado pela esposa do Prof. Elio Parodi, que com a mesma paixão com que ele os criou, vendia pelas ruas e pelos cafés de Vila do Conde os primeiros pares do calçado mais diferente e inovador que existia.
Só por aí já me encantei com a história da Arcopedico: um homem com ideias diferentes e que criou algo inovador e exclusivo no mercado e uma  mulher com garra e paixão que acreditou no sonho do seu marido.
Uma receita de sucesso. E não demorou muito o calçado Arcopedico  conquistou consumidores em todo o mundo.
Hoje quase 90% da produção é destinada à exportação.
A segunda e terceira geração já estão à frente da empresa com a mesma paixão e dedicação.

Foi o neto do criador da Arcopedico, que tem o mesmo nome do avô, o jovem Dr. Elio Parodi que nos deu a conhecer a produção...





quase 130 funcionários compõe o quadro da empresa 





Segundo o Dr. Elio Parodi, o grande desafio atualmente é aliar o extremo conforto dos calçados da Arcopedico com um design bonito e moderno, mas as novas coleções provam que os desafios vem sendo ultrapassados...




Além da  preocupação permanente na utilização de materiais amigos da natureza, a Arcopedico está sempre em constante inovação e através de uma parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vem desenvolvendo um projeto chamado Star Shoes, que tem como objetivo otimizar o conforto proporcionado pela sola do calçado através de estudos de biomecânica.
Um trabalho incrível que o Laboratório de Biomecânica  do Porto desenvolve na área empresarial, do desporto e da saúde.


um projeto que tivemos a honra de conhecer através do seu coordenador o Prof. Dr. Mário Vaz





E o programa da Arcopedico passou então para a experiência  pelas ruas do Porto e de Vila do Conde com os calçados para testar o seu verdadeiro conforto...



Pela Rua de Santa Catarina para conhecer a loja Arcopédico. 

Fica a dica para quem quer conhecer toda a coleção e levar nos pés o conforto de um calçado pensado para isto...

Rua de Santa Catarina, 279



Pela Rua das Flores até chegarmos no charmoso restaurante Traça...


onde o jantar para repor as energias gastas durante o dia foi à base de carne, já que é uma das especialidades do restaurante, nomeadamente a carne de caça...

carpaccio de lombo de veado - fantástico!



Restaurante Traça - Largo de São Domingo 88

O Santana Hotel & Spa foi quem nos acolheu para no dia seguinte explorarmos Vila do Conde...


Um quatro estrelas às margens do rio Ave com uma vista fantástica para o Mosteiro de Santa Clara...


pela janela do meu quarto era possível admirar a passagem do metro que vem do Porto até o centro de Vila do Conde, uma otima opção para chegar à cidade...



o buffet do restaurante do hotel, baseado na cozinha tradicional

De Arcopedico no pé, chegou a vez de conhecer mais Vila do Conde, uma cidade que eu já conhecia um bocado mas que desta vez adorei visitar novos lugares que serão assunto para futuros posts.



as preciosas dicas sobre a cidade no posto interativo do Turismo Porto e Norte

O Museu das Rendas de Bilros e suas "rendilheiras" é um lugar dedicado a esta arte e tradição de Vila do Conde. Tudo é feito para não deixar que a renda de bilros fique no esquecimento...







Escola de Rendas de Bilro no próprio Museu

a casa onde faleceu o escritor José Régio

No Centro de Memórias de Vila do Conde, podemos conhecer  toda a história da cidade, das pessoas e da importância do trabalho na região..




Na Alfândega Régia,  conseguimos compreender a importância da cidade na construção naval,  na história dos descobrimentos e da navegação portuguesa...





Vila do Conde é lugar de mar, de pescadores e de bom peixe. E o Restaurante o Cangalho, foi uma despedida em grande desta cidade tão acolhedora...


Localizado no Cais das Lavandeira este restaurante é referência na cidade, com uma decoração super original e o peixe fresco servido de todas as maneiras. Uma delicia!


Acompanhe em breve mais detalhes sobre estes locais incríveis em Vila do Conde, uma cidade repleta de atrações culturais e muito o que explorar,  a  apenas 20 minutos de carro do Porto e também  com o metro à porta.

Histórias do Norte de Portugal... que encantam!

Conheça mais sobre a Arcopedico: AQUI

Pode ver alguns momentos da #presstriparcopedico2016 transmitidos em direto através das redes sociais Snapchat e Instagram Stories:





Comentários

Postar um comentário