Do Porto para Berlim. Quantas diferenças!

Das melhores coisas desta vida, pelo menos para mim é: viajar!
Conhecer outros lugares, culturas, pessoas diferentes, faz-me entender e respeitar o mundo.
Sair da minha zona de conforto é muito comum para mim.
Desta vez, sair da zona de conforto significou ir para Berlim. Onde a cidade é imensa, a língua é totalmente diferente e o clima também. Uma cidade que eu já estive em 2003 e que não pára de mudar.
Berlim convidou 60 bloggers para a terceira edição do Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros e a exemplo de Barcelona e do Porto, nas edições anteriores, este evento veio repleto de aprendizado e convívios. Veja como foi AQUI.

A proposta do EEBB também é dar a conhecer um pouco do destino que nos recebe.

Na primeira edição deste evento que aconteceu em Barcelona, em 2014, foi inevitável fazer todas as comparações possíveis com uma cidade muito parecida com o Porto. Fiz um post sobre isso: AQUI.

Desta vez, os passeios me levaram a observar as grandes diferenças de uma capital poderosa mais ao norte, com um cidade bem menor, mas muito charmosa do sul da Europa, o Porto.


Nada melhor do que ver Berlim do alto do PanoramaPunkt , cujos elevadores fazem incrivelmente uma subida de apenas 8 segundos para chegar ao topo dos seus 24 andares!

100 metros de altura... nem a Torre dos Clérigos!

De onde podemos ver a imensa Berlim e seus principais monumentos, seus prédios altos e parques também...





Um pouco para cada lado os bloggers foram descobrindo Berlim num Domingo bonito mas congelante...

diferente dos 20 graus que se faziam sentir no Porto :)

Mas o calor humano e o prazer de viajar é o que vale! Principalmente quando o nosso trabalho é mesmo este. Mostrar e informar sobre os destinos...

travel bloggers brasileiras em Berlim
Berlim tem avenidas muito largas e edifícios imponentes. A sua história não permite-nos ver monumentos medievais. Tudo é muito mais recente e reconstruído. 



Não pense em encontrar roupas estendidas nas janelas e florzinhas nas varandas.
Mas vai certamente encontrar uma cidade lindíssima para conhecer no Outono.



Berlim é cosmopolita. Vai encontrar diversos cafés e restaurantes com gastronomia de todas as partes do mundo e para todos os gostos. Mas eu não dispensei uma boa cervejaria alemã com comida típica local. Afinal, viajar para comer o que é típico do destino, para mim é fundamental!

uma entrada com queijos alemães e o tradicional pretzel



Diferente do Porto, onde conseguimos visitar quase tudo a pé, em Berlim, o uso dos transportes públicos são obrigatórios. E algumas estações são atrações à parte, muitas delas são imensas e com arquiteturas belíssimas e pormenores a observar...



Berlim tem muitos museus, alguns memoriais e muitas, muitas histórias para contar...



e nada melhor do que conhecer essas histórias e a cidade com quem sabe, entende e adora a cidade onde vive. O casal Nicole e Pacelli do blog Agenda Berlim são guias em português na cidade e sabem tudo sobre ela!

entendendo Berlim com quem entende

E foi através deles que cheguei a  uma Berlim divertida e colorida. Conheci os grafites de Thierry Noir, um francês que foi dos primeiros a pintar o Muro de Berlim e deixou a sua marca tão forte, que hoje existe uma loja de souvenirs com os desenhos do artista...


A loja Noir Berlin


Nesta loja também fala-se português. Com a Manu, a simpática gerente brasileira...


E é ali que podemos fazer um passeio no Trabi, o único carro que era fabricado na Berlim Oriental.
Histórico e divertido!!


Os grafites de muitos artistas são encontrados por toda a cidade. Uma verdadeira intervenção de arte urbana por muitos lugares. E ainda é possível encontrar vários pedaços  do Muro de Berlim  pintados...


Uma cidade grande! Há muito que conhecer e visitar!

Fica a 3 horas de voo do Porto. Se optar por uma das companhias aéreas low cost, saiba que vai descer no Aeroporto Schnöfeld que fica na antiga Berlim Oriental, portanto, mais longe. Com os transportes públicos, vai demorar mais uma hora para chegar ao centro da cidade.
Já o Aeroporto Tegel que serve as demais companhias aéreas fica a apenas meia hora do centro.
O ideal é já no aeroporto (qualquer um dos dois)  no balcão de informações da VisitBerlin, adquirir o Welcome Card que possui opções para utilização em todos os transportes públicos por 1,2 ou 3 dias.
Pode ver todas as informações: AQUI

Um dica de hospedagem é o Scandic Berlin Potsdamer Platz, que foi um hotel /parceiro do III Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros e que eu adorei!


Com excelente localização, bem central e a poucos passos da estação de metro U Mendelssohn-BartholdyPark .

É um hotel grande, moderno e confortável...



E para quem considera, como eu, que o pequeno-almoço/café da manhã é a refeição mais importante do dia. Está no hotel ideal!








Dos encantos de uma viagem... perceber as diferenças!

Pode encontrar todas as informações em português sobre Berlim, no site da VisitBerlin: AQUI 
E no blog Agenda Berlim: AQUI

Reserve o Hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz, aqui:

Booking.com

Comentários

Postar um comentário