Do Porto para Santiago. A etapa-rainha: enfrentando a Serra da Labruja
O grande desafio!
Na 6ª etapa do nosso Caminho Português de Santiago eu e a Elena Paschinger, deixamos a bela e antiga vila de Ponte de Lima, com uma única certeza: tínhamos pela frente um dia muito duro. Porque além das minhas bolhas que começaram muito cedo a aparecer, tudo o que lemos e o que nos disseram sobre a famosa Serra da Labruja, indicava que as dificuldades estavam a nossa espera.Mais de 400 metros de altitude e um terreno muito difícil.
Por isso, resolvemos sair bem mais cedo do que nos outros dias, já que a previsão era de bastante calor. Atravessamos o rio Lima, a vila ficou para trás, mas a bela paisagem ainda nos acompanha...
*
Logo vamos entrando novamente nos caminhos dos campos da região do Minho.
até que depois de alguns Kms aparece a nossa frente uma pessoa que vamos recordar para sempre!
Uma senhora que naquele dia estava completando 81 anos, e antes das 10 horas da manhã já estava voltando do seu trabalho no campo "o sol já está forte! é hora de ir para casa"
sim, o sol já era forte também para encarar a Serra da Labruja, mas não dispensamos a oportunidade de ouvir as suas histórias e de lhe dar um forte abraço pelo seu aniversário.
das muitas pessoas que trouxeram magia para o nosso Caminho.
Nunca perca a oportunidade de conversar com os locais!
E os primeiros kms desta etapa, conhecida como a etapa rainha do Caminho Português de Santiago, começa com uma bela paisagem rural e muito vinho verde à surgir nas novas uvas a despontar...
Dali já avistamos o que nos espera. A Serra da Labruja.
E diferente dos cenários das etapas anteriores, os vastos campos dão lugar a muita vegetação cerrada c poucos espaços para caminhar. Muita simbologia, simplicidade e magia.
uma pequena povoação fica para trás e a primeira subida vai começar, outros peregrinos também sentiram qual seria a dificuldade desta etapa: calor, subida acentuada e irregularidade do terreno.
A Serra da Labruja é misteriosa e ao mesmo tempo encantadora!
É hora de cada peregrino dar força ao outro!
muitas pedras no Caminho... todo o cuidado é pouco
Ainda falta muito, mas já encontramos a famosa Cruz dos Franceses ou Cruz dos Mortos, que homenageia a força do povo português na resistência à invasões francesas...
a subida continua... sobre as pedras...
Dica desta Etapa:
Não desista!!
Depois de muito cansaço, muita dificuldade e dores, você vai ver no topo da Serra da Labruja uma paisagem incrível e vai sentir uma das melhores sensações do mundo: "se eu consegui fazer isto, consigo ir até o fim do Caminho!"
É hora de descansar um bocado e ver todas as homenagens e recordações de muitos que passaram por ali e venceram a Serra da Labruja..
Mas o nosso destino é outro. O nosso descanso estava em Agualonga muito próximo de Rubiães.
Um pequeno desvio à direita e vamos por um caminho onde a ruralidade e os campos voltam a preencher as nossas vistas...
Uma etapa tão dura como esta, e com as bolhas nos pés a precisarem de ser tratadas com urgência, nada melhor do que chegar numa casa tão especial, onde o bem-receber traz-nos o consolo para conseguirmos recuperar para o dia seguinte...
Depois do merecido descanso e o reforçado pequeno almoço/café da manhã, foi difícil ter que deixar a Casa da Olivierinha, o sorriso da D. Zezinha e o afeto das cadelas Cuca e Nani!
Acompanhe!!
#duasBloggersumCaminho
Se precisa de um roteiro ou uma consultoria personalizada para o seu Caminho de Santiago E se precisa de serviço de apoio para o seu Caminho de Santiago entre em contato comigo e-mail: oportoencanta@gmail.com |
Muito linda essa senhora voltando do campo, mas, também tudo o que vocês viveram. Parece ter sido um dia duro, mas essa etapa também foi vencida. Que lindo!
ResponderExcluirObrigada Luciana - Roma PraVocê. sim! foram momentos incríveis!
ResponderExcluirQue maravilha, Rita! Adoraria fazer essa peregrinação um dia. E encontrar pessoas como aquela senhora de 81 anos, com certeza enriquecem qualquer experiência. Olha que estou me animando em seguir seus passos, viu?
ResponderExcluir