Do Porto para... Espanha. Nos históricos Paradores.

Esta é uma dica para quem viaja entre Portugal e Espanha.
Muitos dos meus leitores brasileiros, fazem este tipo de viagem. Elegem os dois países vizinhos e gostam de alugar um carro para conhecer algumas das suas principais cidades.
Mas vale também para quem vive em Portugal, porque vou falar dos Paradores de Espanha um tipo de alojamento muito especial. Ideal para um fim de semana romântico, uma escapada para relaxar ou uma mini-ferias.

Uma sugestão para quem gosta de ficar hospedado em lugares com história, como antigos mosteiros, palácios ou castelos. E sei que os turistas brasileiros em particular gostam, porque muitos me escrevem pedindo sugestões.

Conheci os Paradores de Espanha quando fiz o Caminho de Santiago, onde ficamos hospedadas em Pontevedra e  também em Santiago de Compostela. Encontramos por lá mais do que um merecido e confortável descanso. Encontramos séculos de história!


Paradores de Espanha é uma estrutura hoteleira dedicada a recuperar patrimonio histórico e transformá-los em hotéis com extremo conforto, requinte e bom gosto.
São mosteiros, conventos, palácios, castelos ou hospitais de peregrinos, que hoje recebem viajantes do mundo inteiro nas suas 95 unidades hoteleiras por toda a Espanha.

Muitos dos lugares, onde dormiram reis e rainhas, ou ainda no caso de Santiago de Compostela, onde os reis católicos do séc. XVI, mandaram construir ao lado da Catedral, um hospital para recolher os inúmeros peregrinos que ali chegavam, e que em 1954 foi transformado num hotel que ainda recebe muitos peregrinos, mas  principalmente muitos viajantes que querem conhecer esta tão famosa cidade da Galiza.

Tudo nos Paradores está relacionado com a história e a cultura espanhola. Estamos diante de uma riqueza arquitetonica fantástica...


O Parador de Pontevedra é palácio renascentista do séc. XVI, que foi residência nobre...


E em Santiago de Compostela, o antigo hospital para peregrinos, é um exemplar belíssimo de arquitetura...






a torre da Catedral bem ali ao lado! 



o padrão de conforto e requinte está presente nos quartos...





as mobílias históricas estão em toda parte...





Espaços fantásticos para descansar e desfrutar de uma boa leitura ou apreciar todas as obras de arte que podemos encontrar por lá, porque estamos diante de uma autentica galeria de arte!






Existem em todos os Paradores uma série de folhetos sobre a história de cada edifício onde se está hospedado, informações que também pode ser encontradas em PDF no seu próprio site.

Os seus restaurantes são uma excelente oportunidade para conhecer a gastronomia espanhola e os vinhos também.



Foi no Parador de Pontevedra que desfrutamos de excelentes momentos de convívio com outros peregrinos da Venezuela e dos Estados Unidos,  que escolheram esta excelente opção para o merecido descanso...







O pequeno-almoço/café da manhã/desayuno dos Paradores é algo imperdível.
Não vá com pressa, porque o excelente buffet, convida-nos a ficar por lá e provar de tudo um pouco!







Lugares com história, arte, cultura, conforto e muito bom gosto.

Do Porto... para Espanha! Porque a Península Ibérica... encanta!

www.paradores.es



Comentários