10 dicas para fazer o Caminho Português de Santiago.

placa do Caminho de Santiago de Compostela


 Informações para o seu Caminho de Santiago de Compostela

Cada um faz o seu próprio Caminho de Santiago de Compostela.
Engana-se quem pensa que tudo é igual para todos.
Engana-se quem pensa que está totalmente preparado.
O Caminho vai nos mostrar que não.
O Caminho de Santiago de Compostela é um aprendizado constante e "quando achamos que temos respostas para tudo",  o Caminho vem e altera todas as perguntas.

Estas foram algumas das minhas inúmeras conclusões depois de caminhar 260 Kms, saindo do Porto até Santiago de Compostela, pelo Caminho Português Central, a rota que escolhi para fazer o meu primeiro Caminho Português de Santiago.

Fazer o Caminho nos preenche, e por isso, temos a necessidade de partilhar este aprendizado com todos os que querem um dia fazê-lo.
Estas são as minhas dicas para fazer o Caminho Português de Santiago:

1. Ir Sozinho ou acompanhado?

Desde que decidi fazer o Caminho de Santiago só me faltava decidir se faria sozinha ou acompanhada. E a minha melhor decisão, foi fazê-lo com a grande amiga Elena Paschinger.
Mesmo indo acompanhada, é possível muitas vezes, ou até numa grande parte do percurso, irmos só com os nossos pensamentos.
Mas é importantíssimo saber que a uma certa altura, ou mesmo ao fim de cada etapa, podemos dividir os sentimentos com alguém, não só com os peregrinos que acabamos de conhecer, mas sim, alguém que confiamos e que rapidamente vai perceber e respeitar os momentos que passamos.
Algumas experiências e reações só temos no Caminho, por isso vale a pena ter alguém por perto.

selfie no Caminho de Santiago de Compostela


peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela

O importante é que você e a sua companhia tenham muitas coisas em comuns. No meu caso, a minha amiga Elena, também é blogger, autora do Creativelena, por isso a nossa ida a Santiago, recebeu um nome: #duasBloggersumCaminho.
As duas sabiam que o nosso Caminho iria ser diferente da maioria das pessoas. Fomos as duas dispostas a recolher o máximo de informações possíveis  para transmitir as nossas experiências aos nossos leitores, com imagens e anotações.
Por isso, tínhamos toda a paciência do mundo quando uma perdia mais tempo com uma fotografia, uma publicação nas redes sociais ou um video.
Tínhamos em comum, além de fazer o Caminho Português de Santiago, a preocupação com quem estava a nos acompanhar... à distância.

docmentando o Caminho de Santiago de Compostela

2. Quando ir:

Os melhores meses para fazer o Caminho são: fim de Abril, Maio, Junho,Setembro e Outubro, quando nem o calor e nem o frio são extremos. Estes são os meses considerados época alta para os peregrinos, mas não quer dizer que o Caminho Português de Santiago possa ser feito nos outros meses. A dificuldade é que em Julho e Agosto o calor é intenso e as caminhadas devem começar ainda de madrugada para terminarem pelo meio-dia.
No Outono e Inverno, é preciso levar mais roupas para se proteger e isto implica um peso maior para carregar.
Adorei fazer o Caminho, em Maio, em plena Primavera. As flores vão nos brindando a cada etapa com uma beleza muito especial.
O tempo é agradável e mesmo apanhando chuva por dois dias, nada atrapalhou a nossa boa disposição.

paisagem do Caminho de Santiago de Compostela

3. A preparação:

Como disse anteriormente, por mais que nos preparemos, o Caminho vai sempre nos mostrar que não estamos suficientemente preparados. E é esta a magia. É aceitar o desafio e continuar.
Mas... convém preparar-se!
Existem na internet e nas livrarias inúmeros guias e blogs sobre os diversos Caminhos de Santiago de Compostela. Procure ler os que foram escritos por quem realmente fez o Caminho. Porque só quem faz...sabe.
Se você conhece alguém que fez. Converse muito com esta pessoa, tire dúvidas. Ouvir as experiências vão ajudar e muito!
O mínimo de preparação física também é importante. No meu caso, que já tinha o hábito de caminhar uma hora por dia, passei a ir aumentando este tempo gradualmente, até chegar a duas horas por dia.
Mas saiba que vai caminhar pelo menos 6 a 7/dia. Por isso, prepare-se um a dois meses antes da sua partida, para  o seu corpo ir se habituando ao exercício diário.

preparando o Caminho de Santiago de Compostela
uma "aula" com uma amiga que já havia feito o Caminho em 2011, ajudou e muito.

4. O que levar:

Pouca coisa. A mochila nunca deve pesar mais do que 10% do seu corpo, e por mais que depois de alguns dias ela já fará parte do seu corpo, quanto mais leve melhor.
Optando em fazer o Caminho em dias mais amenos, as roupas leves e sintéticas, daquelas fáceis de lavar e secar são o ideal.
A atenção especial vai para os pés. Serão eles os mais sacrificados, por isso a escolha de boas meias e um bom calçado é fundamental.
Para evitar ao máximo as bolhas que muito provavelmente vão aparecer, é importante usar sempre duas meias e um calçado com um ou dois números acima do que você habitualmente usa. Com a longa caminhada, os pés incham e por isso vão ficar apertados e causar bolhas.
O calçado nunca deve ser novo. Antes de começar o Caminho vá se habituando com ele.
Os chinelos e sandálias serão os seus aliados ao fim de cada jornada. Leve-os. Os seus pés vão agradecer.
Protetor solar, relaxante para os pés e as pernas são obrigatórios. Pensos próprios para as bolhas, remédios e gel para as dores e anti-inflamatórios também.
Um impermeável para você e outro a para a mochila também são obrigatórios. É quase certo de que algum dia irá chover.
Leve também máquina fotográfica, telefone, baterias, carregadores, blocos de anotações e um guia de bolso do Caminho.

o que levar no Caminho de Santiago de Compostela
o nosso kit "sobrevivência"

chuva no Caminho de Santiago de Compostela

chuva no Caminho de Santiago de Compostela


Os bastões para a caminhada são importantíssimos. Ajudam a aliviar o peso do corpo sobre as pernas e os pés. Movimentam os braços e em algumas situações são os nossos melhores amigos.

bastões para o Caminho de Santiago de Compostela

peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela com bastões

5. As Etapas:

É nesta parte que vale a frase: O Caminho... quem faz somos nós mesmos.
Na maioria dos guias e informações sobre as etapas do Caminho Português Central, muitas delas implicariam em percorrer 30 ou mais Kms por dia, para terminar o Caminho em 9 ou 10 dias.
Isto não me interessava. Já que estávamos, eu e a minha amiga Elena pensando em documentar tudo em imagens e anotações, para os nossos blogs e pretendíamos desfrutar ao máximo o Caminho, não fazia sentido para nós fazer tantos kms num dia e depois estarmos totalmente esgotadas para continuar.
Por isso, algumas etapas mais longas, dividi em duas partes.
Cada um conhece os seus próprios limites e os vai conhecendo durante o Caminho. Caso você ache necessidade de descansar por um dia inteiro e não caminhar, isto será mais importante do que fazer um esforço que poderá implicar no  término do seu Caminho.
O Caminho Português Central, normalmente é feito entre 9 a 11 dias. Por opção própria nós o fizemos em 13 etapas, que serão descritas nos próximos posts. E foi a melhor coisa que fizemos, porque conseguimos desfrutar cada metro percorrido. Faça o Caminho conforme você estiver se sentido e não como os outros acham que você deve fazer.

Caminho Português Central de Santiago
A partir desta rota do site. caminhoportuguêsdesantiago.com, criei ao nosso próprio Caminho para o projeto: #duasBloggersUmCaminho

6. Hospedagem:


Desde o século IX quando o túmulo de Santiago foi descoberto na Galiza, milhares e milhares de peregrinos começaram esta tão famosa peregrinação. Era comum naquela altura, que estes peregrinos dormissem em igrejas, hospitais/albergues, conventos e mosteiros.
Com o passar dos tempos foram instituídos albergues públicos e depois também os albergues privados.
Mas... hoje em dia, será mesmo necessário dormir neste tipo de alojamento, com mais de 10 pessoas no mesmo quarto, partilhando a mesma casa de banho/banheiro com desconhecidos? Há quem ainda pense que sim.
Mas hoje em dia há quem tenha a certeza que após tantas horas e kms percorridos, com o cansaço e algumas dores, um peregrino tem todo o direito de ter um bom banho e uma boa cama para o merecido descanso.
Eu sou uma dessas pessoas. Penso que um peregrino não precisa sofrer 24 horas por dia. Achava que isto já era uma ideia que vinha com o peso dos meus 52 anos (na altura que fiz o Caminho), mas com conversas para lá e para cá, vi que não era a única, e que isto não tinha nada a ver com a idade.
Mesmo a Elena, muito mais nova que eu e que não se importaria em ficar em alberques de peregrinos, ao fim de 2 etapas já concordava comigo: "precisamos mesmo do merecido descanso!"
E graças a excelentes parceiros que agradeço desde já, que acreditaram e apoiaram imediatamente o nosso projeto #duasBloggersumCaminho, mostramos nas redes sociais em direto e nos nossos artigos que sim, há vários tipos de alojamentos dos mais simples aos mais luxuosos, que recebem os peregrinos que querem privacidade e tranquilidade para se recuperarem e estarem prontos para o próximo dia.

hotéis no Caminho de Santiago de Compostela
do carinho especial na Casa da Oliveirinha - em Aqualonga

hotéis no Caminho de Santiago de Compostela
ao luxo do Carmo's Boutique Hotel todas as nossas hospedagens no Caminho foram muito especiais
Ainda há pessoas que pensam que os albergues são os lugares onde podemos confraternizar com outros peregrinos, mas... os peregrinos estão por toda a parte: no Caminho, nos restaurantes e cafés e nos hotéis também. Por isso, conviver com outros peregrinos é o que mais fazemos independente de onde ficamos hospedados.

peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela


Há quem pense na economia. Mas se alguém vai fazer uma viagem de 10 a 12 dias, para qualquer outro lugar do mundo, certamente vai ter que ter em conta os gastos com hospedagens e por que não pensar nisto ao fazer o Caminho?
Quando ainda estávamos no Caminho, uma seguidora do Snapchat, enviou-nos a seguinte mensagem no meu blog:

comentários sobre Caminho de Santiago de Compostela


Por isso, estávamos orgulhosas em poder mostrar, que o Caminho pode ser feito com o merecido descanso ao fim de cada etapa.
Você pode ir reservando os seus hotéis no Booking durante o Caminho, de acordo com a sua perspectiva de chegada em cada cidade. Vimos isto acontecer diariamente com outros peregrinos.

Veja a reportagem fotográfica que a minha amiga Elena Paschinger fez sobre os lugares que ficamos hospedadas ao longo do Caminho.

7. Alimentação:

É ela que vai nos dar boa parte da energia que precisamos para percorrer uma média de 20 kms por dia, por isso, os pequenos-almoços/cafés da manhã devem ser bem reforçados, para começar o dia em grande e percorrer os primeiros Kms com força total.
Pausas de duas em duas horas para uma fruta ou qualquer coisa leve também são muito importantes.
Mas... hidratação é fundamental! Água... sempre muita água!

Alimentação no Caminho de Santiago de Compostela
Pequeno- almoço / Café da manhã reforçado na Quinta da Cancela - em Balugães

água no Caminho de Santiago de Compostela

Eu e a Elena optamos em nunca almoçar. Apenas parávamos por volta das 12/13 hs para um lanche mais reforçado, um descanso um bocado mais prologando e só.
Isto não quebrava o nosso ritmo para continuar.
Mas... ao fim de cada etapa, isto sim, é hora de nos presentearmos com uma boa refeição, um bom vinho e principalmente, apreciar a comida local.

alimentação no Caminho de Santiago de Compostela
refeições rápidas e leves durante o dia

alimentação no Caminho de Santiago de Compostela
jantar típico da região onde vamos parando

8. Aprenda a conviver com as bolhas e as dores:

Bolhas
... é quase inevitável que elas apareçam. As minhas apareceram ao 5º dia e aprendi a tratá-las e a conviver com elas até o final.
As dores também aparecem. A cada dia que passa, começamos a descobrir músculos e partes do nosso corpo que não sabíamos que existiam, até começarem a doer. Os alongamentos antes e depois de cada percurso e nas paragens para descanso também são fundamentais.

Durante todo o percurso, ao passarmos por vilas, cidades ou aldeias, sempre vamos encontrar farmácias e centros de saúde, por isso, não poupe as idas até  assim que as bolhas ou outro problema aparecerem. Eles vão dar todas as orientações necessárias.

Mas como o Caminho é mágico, ao fim de alguns dias, o nosso corpo vai se habituando a todas estas adversidades e por isso... vamos até o fim!

tratando das bolhas no Caminho de Santiago de Compostela

tratando das bolhas no Caminho de Santiago de Compostela

9. As sinalizações, a vieira, a Credencial do Peregrino e a Compostela:

O Caminho Português de Santiago a partir do Porto é muito bem sinalizado. Basta seguir as setas amarelas, ou as vieiras, que sabemos que estamos no caminho certo. Sempre quando há alguma dúvida, uma cruz amarela, vai indicar que não é por ali.
Muitos optam em ter a sua vieira, que é o símbolo do peregrino de Santiago, somente depois de completar o Caminho. Mas quase todos levam-na presa na mochila. É uma espécie de identidade.

sinalização no Caminho de Santiago de Compostela

sinalização no Caminho de Santiago de Compostela


peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela

Mas o que comprova mesmo que você está fazendo o Caminho, é a Credencial do Peregrino e os carimbos que você vai obtendo a cada etapa.
Quem começa o Caminho no Porto pode adquirir a sua Credencial e os seus dois primeiros carimbos na Sé Catedral do Porto.
É certo que cada um pode fazer o seu próprio Caminho. Mas as rotas devem ser obedecidas e somente  os estabelecimentos que encontram-se nestas rotas, estão autorizados a terem os carimbos que vão comprovar que passamos por ali. A cada etapa, temos que ter no mínimo dois carimbos.
Para obter a Compostela, que é o certificado que comprova que você fez o Caminho, é preciso ter percorrido no mínimo 100 kms a pé de alguma das rotas do Caminho de Santiago.

credencial do Caminho de Santiago de Compostela
na Casa Antiga do Monte - em Padrón

credencial no Caminho de Santiago de Compostela
no VillaD'Arcos Hotel em Arcos
credencial no Caminho de Santiago de Compostela
na Catedral de Tui

credencial no Caminho de Santiago de Compostela
Completo!

Compostela do Caminho de Santiago de Compostela
E assim feito... a Compostela!

10. "Deixe o Caminho passar por ti":

Ir e deixar o Caminho te conduzir é a melhor maneira de o fazer.
O Caminho é:
Desfrutar cada momento, aceitar as dificuldades, fazer amigos, partilhar experiências, respeitar o próximo, ver a paisagem de maneira que só quem anda a pé por aqueles trilhos pode ver.

É conhecer os locais, ter afecto, receber afecto, ajudar quem precisa, receber ajuda, livrar-se dos pré-conceitos, sorrir, chorar, abraçar.


É conhecer um país de uma maneira muito diferente. É falar muitos idiomas e ao mesmo tempo falar um só idioma: o da vontade de compreender e se fazer compreender.
o que vai se encontrando no Caminho de Santiago de Compostela
peregrinas no Caminho de Santiago de Compostela

amigos no Caminho de Santiago de Compostela

Fazer o Caminho é não se arrepender daquilo que fez, mas sim... arrepender-se daquilo que não fez.


divisa Portugal e Espanha no Caminho de Santiago de Compostela


chegada no Caminho de Santiago de Compostela


Faça o Caminho. Quando e como? O Caminho vai lhe dizer.

Porque o Caminho Português de Santiago... encanta!

Não deixe de ver as dicas  da minha amiga Elena Paschinger sobre o nosso Caminho de Santiago.
Há sempre um olhar diferente.
E é esta a Magia do Caminho!

Faça as suas reservas para hospedagens  no seu Caminho de Santiago de Compostela no 
logotipo booking


mão com anel e azulejo com o símbolo do Caminho de Santiago
Se precisa de um roteiro ou uma consultoria personalizada para o seu Caminho de Santiago
E se precisa de serviço de apoio para o seu Caminho de Santiago entre em contato comigo 
e-mail: oportoencanta@gmail.com



Comentários

  1. Querida,

    Estou a adorar... TUDO !! As dicas, as fotos, a magia que você continua espalhando no seu post .. E é que o Caminho tem tanta magia, também é porque podiamos fazer-o juntas , falando um idioma só : A magia de quem fez o Caminho. ❤️

    Muito obrigada por colocar todos os meus links e as fotos também !!

    Ja tenho SAUDADES do Caminho e de você. Hoje, estive mesmo a contar a historia toda à minha avo, e nos emocionamos juntas. ❤️❤️

    Serà esta, a verdadeira "magia do Caminho"..! :)

    Até ja querida,

    Elena #HappyPilgrim !!

    ResponderExcluir
  2. Querida Elena,
    Impossível não se emocionar a cada post e a cada foto não é mesmo?
    Obrigada por acreditar nas minhas loucuras :)
    Obrigada por ter sido a melhor companhia!
    Vamos lá! Espalhar mais magias do Caminho :)
    Porque podemos :)
    Até já!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rita, parabéns pela caminhada e pelo relato ! É emocionante e inspirador !!! Já estou fazendo planos !!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as vossas dicas, estava a pensar ir só mas,não deixam de ter razão, uma amiga é muito mais confortável :-) obrigada pela mensagem. Fiquem bem :-) bjocas

    ResponderExcluir
  5. Olá! que bom que ajudamos! sim, uma boa companhia é sempre importante!

    ResponderExcluir
  6. Dia 28 de Agosto embarco eu e esposa para o caminho portugues.adoramos as dicas.Com certeza foi muito util para nos.Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico! Obrigada pelo seu comentário. Bom Caminho!

      Excluir
  7. Querida amiga Rita!!! Depois dessa descoberta no teu Blog, estou certa de fazer o Caminho a partir de Porto. E o mais lindo, poder estar um pouquinho com vc e Rui. Agora começar a pensar com quem!! Suas dicas são especiais. Saudades e dou notícias. Abraço de Cleiambr / Floripa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleia querida!! desculpe só vi agora a sua mensagem!! FAça!! o Caminho é maravilhoso! Basta mentalizar, a melhor companhia ira aparecer! beijos

      Excluir
  8. Dos lugares que se hospedaram eu gostaria de saber se tem uma relação deles, se fizeram alguma reserva antecipada e o custo aproximado.
    Estamos planejando ir em abril do proximo ano.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania! Tudo bem? Obrigada pelo seu comentário. Os lugares que ficamos hospedadas estão descritos aqui: http://www.oportoencanta.com/p/o-caminho-portugues-de-santiago.html Existem opções nos mais variados preços. o melhor é você fazer a pesquisa pelo booking porque cada época os preços variam. o ideal é fazer as reservas durante o caminho. porque pode depender de muitos fatores. Você pode se sentir bem e caminhar mais tempo num dia, ou menos no outros. Mas sempre bom pensar em reservar pelo menos com dois dias de antecedência. Bom Caminho!

      Excluir
  9. Olá Rita, farei o caminho em maio, é hoje estava falando com uma amiga que vai junto sobre hospedagens, que não queremos nem precisamos do sofrimento noturno.
    Daí, agora acho seu relato , é adorei os hoteis que vcs ficaram.
    Reservaram com antecedência de onde encontro a listagem completa, no blog da Ele na só tem alguns.
    Parabéns pelo relato.

    ResponderExcluir
  10. Olá!! que bom!!! qualquer duvida estou por aqui! Bom Caminho!

    ResponderExcluir
  11. Sim Marta!! Estou esperando por vocês! já passei o meu número para a Adri!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por uma descrição tao simples e "próxima" de quem lê.

    ResponderExcluir
  13. Olá Rita,
    Adorei seu blog. Farei o caminho, com meu marido, em setembro de 2018. As dicas são sensacionais...estava na dúvida qual percurso fazer, e, depois do seu relato, me decidi e começaremos pela cidade do Porto. Gostaria de levar um guia/livro, mas não tenho ideia de nenhum legal. Você poderia me indicar um para eu levar durante o caminho?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá Rita! Com o incentivo de seus posts, pretendo iniciar o Caminho em junho. Saberia informar se posso adquirir a credencial na Sé do Porto, mesmo iniciando em Valença/Tui?

    Obrigada, Helena.

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa tarde.
    Fiz o caminho de Santiago (Francês) em outubro de 2017. Estou pensando em fazer o caminho Português saindo do Porto em janeiro de 2019,pergunto se é possível nessa época do ano ou o frio vai atrapalhar muito ?

    ResponderExcluir
  16. Adorei o blog! Obrigada por compartilhar suas experiências de viagem de um modo tão sincero. Fiquei muito animada e pretendo fazer o caminho em 2019.

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas! Obrigado por compartilhar meninas! beijo grande !

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tenho 21 anos e quero muito fazer o caminho de Santiago de Compostela, que dicas mais vocêss podem me dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo aqui: https://www.oportoencanta.com/p/o-caminho-portugues-de-santiago.html

      Excluir
  19. Já li inúmero blogs e vi um tanto de vídeos. Porém esse seu foi diferente, achei maravilhoso, expressou exatamente minha pretensão. Estou com passagens compradas para fazê-lo em agosto. Iniciando dia 17. Ansiosa e maravilhada pelo privilégio. Darei notícias após o termino se assim Deus me permitir. Abraços e muito obrigada pela valiosas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, sinto muito não ter lido o seu comentário antes! Espero que tenha sido um ótimo Caminho!!

      Excluir
  20. Pretendemos fazer o caminho em 2020. Vocês me ajudariam muito se enviasse no e mail. roberto.galante1@terra.com.br as etapas que fizeram.

    ResponderExcluir
  21. Roberto Desculpe! Só agora vi o seu comentário! Aqui mesmo no blog, estão descritas todas as etapas que fizemos, uma a uma.

    ResponderExcluir
  22. Que maravilha ter lido estas "dicas". Eu também sou adepta do estilo de hospedagem mais confortável, com direito a um bom e relaxante banho, descanso em uma boa cama e um relaxante vinho. Além disso, a divisão dos trechos maiores em etapas mais curtas me encantaram. Afinal, o caminho é para ser apreciado. Para que a pressa? Tentarei colocar em prática seu roteiro.

    ResponderExcluir
  23. Pretendo fazer o caminho português de Santiago e gostei das dicas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Vai ser uma experiência incrível! Bom Caminho!

      Excluir
  24. Pretendo ir em set/2021 e gostaria de dicas, considerando a pandemia COVID-19.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a pandemia, vai ter que ter em conta todos os cuidados exigidos pela DGS e apresentar o certificado digital da UE ou teste negativo nas hospedagens.

      Excluir
  25. Boa tarde,
    pretendo fazer o caminho em novembro se as fronteiram abrirem, e gostei muito sobre as dicas de hoteis, vcs so reservarva quando estava chegando a noite?
    eu so tenho 15 dias de ferias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desculpe a demora na resposta- Pensei que já havia respondido. Sugiro que você faça as reservas das primeiras duas noites antes de iniciar o Caminho, depois vá fazendo um ou dois dias antes de chegar no seu próximo destino.

      Excluir
  26. Este blog é excelentemente feito com bons conselhos.Fiz o Caminho, Genebra-Santiago Compostela em 2019( 2000km) de abril a junho.Experiência extraordinária com boas referencias, mas este blog é excelente.Está previsto de fazer Porto- Compostela em outubro proximo
    Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário e Bom Caminho para Outubro!

      Excluir
  27. OMG. Isso não foi uma peregrinação! Foi uma degustação de comida/vinhos/hoteis 5 *. Nem todos conseguem fazer isso! E muitos dos que conseguem até optam por albergues, para compartilhar com todos! Penso que não viu o movie "The Way". Ou possivelmente viu e não conseguiu retirar absolutamente nada!!! Tudo bem;) Cada macaco no seu galho, como se diz em português! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Margarida, espero que se encontre bem. Obrigada pelo seu comentário. Eu vi o filme The Way várias vezes. Talvez você não tenha lido todos os posts sobre o MEU Caminho de Santiago, neles eu explico porque decidi fazê-lo desta maneira.
      Penso que todos tem o direito de fazer o Caminho de Santiago como lhe apetece. O Caminho está dentro de nós e não na maneira como nos hospedamos ou no que comemos. Foram 13 dias de 24 horas cada um, e garanto que foram mais momentos de reflexão, partilha com muitos peregrinos, dores, fortes sentimentos e aprendizado que não tem nada a ver com a cama que dormimos e o prato que comemos. O Caminho é muito mais do que isso e repito, sugiro ler todos os posts e também assistir uma série que fiz no IGTV sobre o Caminho de Santiago.

      Excluir
  28. Você acha que uma pessoa que não prática esporte consegui finalizar o caminho?

    ResponderExcluir
  29. Olá, obrigada pelas dicas. Fiz o Francês em 2017 e 2019 e agora quero fazer o Português Central. Se possível você consegue me mandar as suas etapas (km) quero fazê-lo sem pressa porque eu não tenho pressa e costumo curtir cada passo e cada tudo no caminho como eu fiz no Francês. Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Adorei ler as dicas. Obrigada por compartilhar. Se tudo der certo, eu e meu marido vamos fazer ainda este ano. Ainda bem que podemos fazer ele em mais dias, não me vejo caminhando quase 30 quilômetros por dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário Ligia, sim! pode fazer o Caminho no seu ritmo, quantos ias achar necessário.

      Excluir

Postar um comentário