O Porto agora no Snapchat. Com o Porto encanta.


As redes sociais cada vez mais fazem parte da vida de um blog. Cada uma com a sua linguagem específica, o seu público e a forma de comunicar. São as maneiras mais rápidas que temos para perceber se estamos passando bem a mensagem e para quem.

As mais utilizadas são o Facebook, o Twitter e o Instagram. Mas agora a nova sensação, que chegou meio sem ninguém saber o que era, mas que hoje em dia é uma realidade, é o Snapchat.



Uma maneira de comunicar completamente diferente de tudo o que já apareceu.  São vídeos rápidos (10 segundos) que podem ser publicados um a seguir ao outro e que ficam a disposição para serem vistos apenas 24 horas. Como não podem ser editados, é gravar e publicar, o conteúdo desta rede social é real. Do tipo: a vida como ela é.
E é assim, que o Snap (como é chamado) começou a me conquistar.

No início, eu não queria nem ouvir falar em estar presente nesta mídia, já que quando ela começou, o público usuário era jovens e adolescentes. Mas... como tudo na internet tem quase a velocidade da luz, rapidamente os paradgimas do Snapchat foram caindo, e hoje marcas famosas, já o utilizam para apresentações rápidas dos seus produtos. A Casa Branca também já está no Snap, e o Obama que adora uma rede social aparece por lá vez ou outra.

E foi assim que começou a história do Snapchat & o Porto encanta:

Em Novembro do ano passado, no II Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros aqui no Porto, um vídeo enviado por uma leitora de quase todos os blogs que participaram do evento, acabou por tocar o meu coração, quando ela disse que queria muito ver o Porto através do Snapchat:




A partir desse dia, uma campanha de pedidos para que eu mostrasse o Porto no Snapchat começou.
As minhas colegas bloggers que vivem em outras cidades europeias, diziam que os seus seguidores estavam a pedir o Porto no Snapchat.
Passei a me informar mais sobre esta rede social que era tão distante de mim. E a verdade é que depois dos norte-americanos, os brasileiros são os maiores seguidores do Snap.

Já comecei a me interessar muito, ao saber disto, uma vez que mostrar o Porto cada vez mais para os brasileiros é o meu grande objetivo.

Fiz o download no meu smartphone e passei a ver os vídeos diários das minhas colegas e comecei a ver que aquela maneira de comunicar, vinha de encontro ao que eu gosto: descontruir os padrões de que tudo tem que ser lindo, super bem produzido, sem falhas, ou seja... um mundo da fantasia.
No Snap não é assim. É uma espécie de: a vida como ela é. E que para mim pode ser divertida, sem muitos padrões a seguir, desde que passe a mensagem e principalmente haja engajamento.
E isto o Snapchat tem de sobra, porque como os comentários são feitos apenas em mensagens privadas, fica todo mundo mais a vontade.

E eu comecei então a pensar... se  Milão, Londres, Barcelona, Florença, São Paulo, Rio de Janeiro, Estocolmo, Braga, Treviso, Roma, Lisboa, Berlim e tantas outras cidades estão... já está na hora do Porto estar também!

E lembro-me muito bem do dia das eleições presidenciais aqui em Portugal, antes de anunciarem os resultados, uma notícia no rodapé chamou a minha atenção: acompanhe os resultados das presidenciais e as reações no Snap do Expresso: o Jornal Expresso é o meu jornal semanal preferido desde quando eu vim morar em Portugal (quase 11 anos) e então eu pensei: se o Expresso já está no Snap, era o que faltava para eu definitivamente mostrar o Porto para o mundo. Assim.. em direto e ao vivo.

Acompanhei um inquérito feito pela snaper e blogger Mage dos Santos do Milão nas Mãos que para a surpresa de muitos, apresentou o resultado de um público no seu Snapchat que ia dos 16 aos 60 anos.
Afinal, a rede social divertida, também já está conquistando um público mais velho.

Reunidos todos os motivos, faltava saber mais como funciona o Snap  para começar a publicar.
Foi então que o especialista Ivo Madaleno deu-me uma autentica aula em pleno sítio de onde eu queria publicar o meu primeiro video do Porto... a Ribeira!



Aula de Snapchat em plena Ribeira... no Porto

Informe-se sobre as aulas privadas do Ivo Madaleno: AQUI

A primeira publicação do Porto no Snapchat

E a verdade é que em menos de 12 horas desta publicação, o Snap do o Porto encanta já tinha 200 seguidores e muitas mensagens. Que se estenderam pelas outras redes sociais...





Dia após dia estes números vem aumentando, mas os números (também como eu gosto) nunca são precisos.  O importante mesmo no caso do Snap, são as mensagens trocadas, em privado, que vai aumentando cada vez mais a sinergia entre os seguidores e o Porto encanta.


A prova da velocidade desta comunicação, aconteceu no último sábado, quando divulguei com a blogger Irina Vieira o nome do seu blog de beleza no Snap do o Porto encanta e alguns minutos depois ela já recebia uma mensagem no seu Instagram:



E não é por acaso que as empresas já estão se preparando para estarem presentes neste rede social divertida e...eficiente. A blogger Naiara Back que vive em Braga é uma das autoras do blog Viajar pela Europa, é publicitária como eu e já está a aprender:



Porque o trabalho de um blogger nunca pode parar!

E assim, o Porto encanta vai mostrar cada vez mais o Porto, agora em direto.
Lugares lindos, a maneira de se estar bem no Porto e cenas do dia-a-dia de quem vive na cidade também, porque além dos turistas, muitos leitores do blog são pessoas que vem para o Porto para trabalhar, estudar ou viver por um tempo.



A fantástica gastronomia portuguesa também vai estar muito presente no Snapchat do
  o Porto encanta:





Acompanhe o Snapchat: oportoencanta

E fica aqui a minha sugestão dos meus colegas que foram fontes de inspiração para eu aderir ao Snap e outros também:

italiaperamore -  a Isabela Discacciati do blog Itália per amore e o seu dia-a-dia e passeios por Treviso na região de Veneza
ivomadaleno - o portuense Ivo Madaleno especialista em redes sociais do blog Pinstagram Guy
milaonasmaos - o dia a dia da e os pontos turisticos de Milão, por Mage dos Santos do Blog Milão nas Mãos
naiara.back - a vida da Naiara Back em Braga e as suas viagens através do blog Viajar pela Europa
agendaberlim - o dia a dia do casal Nicole e Paccelli do blog Agenda Berlim, que vivem na capital alemã, e também os seus pontos turísticos.
consueloblocker - elegância e irreverência ao mesmo tempo, no snap da Consuleo Blocker que vive em Florença e escreve o blog de moda e lifestyle Consuelo Blog
cultuga - Lisboa pelos olhos do casal Priscila e Rafale do blog Cultuga
gaiapassarelli - a irreverente e bem paulistana e blogger de viagens Gaía Passarelli
helorighetto - a vida em Londres da Heloisa Righetto do blog Aprendiz de Viajante e autora do Guia de Londres para Iniciantes e Iniciados e do blog Helo Righetto.
nomundodapaula - vive em Londres, mas pode estar em qualquer lugar do mundo. As viagnes da Paula Augot do blog No Mundo da Paula
praveremlondres - a vida em Londres e as viagens do casal João e Natasha do blog Prá ver em Londres
romapravoce - o dia a dia e as atrações turísticas de Roma através da autora do blog Roma prá você
italianablog - as viagens Brasil-Itália da blogger Ana Tamiso do Italiana blog
soldebarcelona - o dia a dia e as atrações turisticas e culturais de Barcelona por Cristina Rosa do Sol de Barcelona
gi-vpeuropa - A vida em Estocolmo e as viagens em família da blogger Giseli Almeida do blog Viajar pela Europa
babicampanaro - a maravilhosa Toscana por Babi Campanaro do blog Viva Toscana
maripelomundo - as viagens pelo mundo da Mari Pelo Mundo
lilianastahr - a vida em Londres e as viagens da blogger Liliana Stahr do blog Catálogo de Viagens
grazieateblog - a vida na Florença e as suas atrações turísticas e culturais por Denya Pandolfi do Blog Grazie a te 
destinoprovence - a Natália, o Bernardo e o seu bebe lindo mostram a Provence para nós. Eles escrevem o blog: Destino Provence

Do Porto para o mundo! Porque o Porto... encanta!
siga nas redes sociais: oportoencanta





Comentários

  1. Querida Rita,
    Muito obrigada , adorei fazer parte da sua lista de snapers!!! Diversão, entretenimento e muito sucesso!
    Um beijo grande de Firenze, Denya

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuu!!
    O snap mais esperado dos últimos tempos!!!
    Bem-vinda!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Rita!!

    Que bom que voce entrou na rede. Os pedidos eram muitos. Fico feliz em poder me sentir mais proxima a voce e ao Porto e parabéns pelo texto, ficou otimo.

    Bjos

    Isa

    ResponderExcluir
  4. Isa!!! Obrigada por me incentivar! também estou super feliz de estar perto de ti desta maneira! beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não conheço o Porto. Mas tive muitas amigas que conheci aqui na Faculdade aqui da Itália, elas são daí. Pretendo fazer uma visita. Já sei que vou gostar. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário