O Mercado de Matosinhos. Tradição e Criatividade.

Quem acompanha o blog, já sabe que eu adoro mercados e feiras. Sejam eles tradicionais ou modernos. E sei que uma legião de leitores também tem esta paixão.

Voltei ao Mercado de Matosinhos ,na região do Porto, porque desde o ano passado, o mercado sofreu uma série de mudanças e melhorou ainda mais!
A tradição do peixe fresco passa pelo Mercado de Matosinhos, por estar numa zona de pescadores, ali bem junto ao mar.



Bom peixe e simpatia é a sua imagem de marca...





lugar de muito trabalho mas também de boas conversas

mas não só de peixe vive o Mercado de Matosinhos... no piso superior há um pouco de tudo e as cores vivas das frutas e verduras destacam-se nesta belíssima construção de 1944...





Do alto é que podemos ver a mudança para melhor no mercado...

Veja um post feito sobre oeste mercado há 2 ano atrás e veja mais imagens: AQUI

Mas a novidade desde o ano passado é a Incubadora de Design do Mercado...



Um espaço onde há muita gente jovem e criativa a trabalhar...



Localizada também no piso superior do mercado, a Incubadora é um projeto da Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a ESAD - Escola Superior de Artes e Design, que abriga projetos novos, empreededores, novas empesas e muita criatividade.


Lá estão ateliers de designer de várias áreas...

 estilista Maria Gambina

 designer de jóias Joana Ribeiro 

e também o charmoso showroom da marca GREG'S Scarf. Onde fui recebida com muita gentileza para poder mostrar um dos espaços da Incubadora em plena atividade...



Repleto de cachecóis,  lenços de bolso, capas, estolas e twillies (mini gravatas femininas), este elegante espaço contrasta com o ambiente do mercado e é justamente por isso que o torna muito interessante e que eu recomendo  uma visita.
Por lá encontramos os donos da marca, dois estrangeiros apaixonados por Portugal, o italiano Carlo e a alemã Sabine, em pleno "work in progress"...




E a excelente companhia do modelo da marca. O cão Ciccio, que apesar do nome italiano, é um autentico cão português, e elegante, como tudo no showroom


Num excelente português, este casal apaixonado pelo país, pela cultura portuguesa e pela cidade do Porto vai contando-me um bocado das suas tragetórias de vida, até criarem a GREG'S Scarf em 2012.
Uma marca com elegância, bom gosto e qualidade, como podemos comprovar no próprio showroom...









Por isso, eles fazem questão de serem eles além de desenhar todas as peças, escolher os tecidos e padrões e acompanhar todo o processo de produção.


os tecidos utilizados são sempre tecidos portugueses

São eles tambem que estão a frente das vendas  nos mercados urbanos que participam e que eles definem como os melhores: o Urban Market, no Porto e o Príncipe Real e o Jardim da Estrela, em Lisboa.
Além dos mercados e no próprio showroom, as vendas também são feitas através da internet, na página do Facebook/GREGSscarf.



Como já referi, um lugar bastante interessante, onde o mercado tradicional e o trabalho moderno e criativo, convivem em plena harmonia...


Certamente, ir ao Mercado de Matosinhos é um passeio para quase um dia inteiro, porque para além de visitar o mercado tradicional e conhecer trabalhos de design de várias áreas, ainda é possível desfrutar dos cafés e restaurantes do próprio mercado...


aqui é possível comprar o peixe no mercado e levá.lo ao restaurante para prepará-lo

E saindo do mercado, bem à frente, o Porto de Leixões e o seu novo Terminal de Cruzeiros, também chamam para uma visita. Sem contar os muitos restaurantes à volta para os amantes de peixes e não só.
Tudo isso com o metro à porta. 




Metro: sentido Senhor de Matosinhos
Estação: Mercado

Um passeio imperdível. Mercado, criatividade e boa comida!




Comentários