Castelbel. Uma marca do Porto para o mundo.





O nome da Castelbel vem de Castelo da Maia que fica  na região do Porto. 
É o nome do local onde a fábrica foi fundada e existe até hoje. 

Fui conhecer toda a história da Castelbel,  assim como os processos de produção dos diversos produtos que saem do Castelo da Maia, no Porto para mais de 50 países.

A Castelbel é uma marca de luxo que produz sabonetes, cremes para as mãos e para o corpo e vários produtos decorativos com extremo bom gosto e aromas deliciosos.

A história da Castelbel começou em 1999, mas desde que o seu fundador, o Sr. Aquiles Barros nasceu, os sabonetes já faziam parte da sua vida. 
Afilhado do dono da empresa Ach Brito (também de sabonetes), o curso de Engenharia Química já seria o seu destino, para a seguir fazer parte da empresa do padrinho.

Mas a vida dá voltas, e a oportunidade de começar a sua própria marca, surge numa altura inclusive que ele dava aulas na Universidade do Porto.
Apesar da estabilidade da carreira de professor universitário, ele agarrou esta oportunidade  e em finais de 1999, fundou a Castelbel Porto com 9 funcionários.  Que em 2003 já eram 15. Em 2006 eram 37, em 2012 já eram 56 e atualmente mais de 150 pessoas trabalham nesta empresa com uma história de sucesso, mesmo na época em que Portugal atravessou uma forte crise financeira, a marca resistiu. 

Primeiro, tinha um único cliente nos Estados Unidos da América.  Mas depois, novamente com as voltas que a vida dá, o cliente foi embora, mas surgiu então um sócio inglês, cuja empresa desenvolvia padrões com design exclusivo para produtos e embalagens e que andava em Portugal a procura de um fornecedor de sabonetes e outros produtos nesta área. E pronto. Surgiu este casamento: produto de qualidade com imagem forte e de extremo bom gosto.












Tudo desenhado com exclusividade. Personalizado...




a linha Portus Cale é a mais famosa por entre os turistas que querem levar algo relacionado à cidade do Porto.



O conceito da Castelbel é: não vendemos sabonetes, vendemos presentes.

E é a mais pura verdade. Porque ao entrarmos na sala de embalagens, vemos dezenas de senhoras embalarem um a um, como se fossem um autentico mimo... de luxo.






Todas muito concentradas, neste trabalho que já é quase a fase final da produção.







Um mundo de cores, formatos e aromas!






E para ver como tudo é feito fui conduzida  à grande sala de produção.
Uma "sala de provas" faz pequenas amostras para testar e aprovar fragrâncias...



Depois grandes máquinas e esteiras fazem aparecer os sabonetes ...




Não estamos falando de quantidades exorbitantes, porque isto afetaria a qualidade dos produtos. 




Um espaço que eu me encantei:   um senhor que eu posso chamar de artista faz os moldes que vão personalizar cada novo sabonete. Ferramentas e artes...






o orgulho de fornecer para as Galerias Lafayette em Paris






Imensas prateleiras armazenam toda a produção para a partir dali seguirem para os clientes espalhados em todo o mundo... Dos seus principais clientes estão o El Corte Ingles e a Zara Home.






O padrão da Portus Cale marca imenso a presença portuguesa no mundo.
Até porque a Castelbel Porto participa nas principais feiras internacionais de decoração, como a Maison&Objet em Paris, Homi em Milão e Ambiente em Frankfurt...




Castelbel é uma marca que faz sucesso com os turistas brasileiros que se encantam quando estão diante destes sabonetes grandes, cheirosos e lindamente embalados!
E também porque é a marca que está presente em praticamente todos os hotéis 5 estrelas de Portugal e não só.



Do Porto para o mundo. Histórias de sucesso que encantam!

Castelbel Porto
www.castelbel.com





Comentários

Postar um comentário