Algumas dicas para utilizar o Metro do Porto.

Sou fã dos transportes públicos europeus. Penso que por ter vivido grande parte da minha vida num país onde este sistema é um bocado precário, adoro usá-los por cá.
Já me apanhei falando para mim mesma: "Por que é que eu vim de carro?" em locais facilmente atendidos por transportes públicos, e o pior, lugares onde o estacionamento é praticamente impossível.

No Porto e região, o metro e o comboio/trem, são os meus preferidos.
Para quem vem visitar o Porto, saiba que apesar da cidade ser pequena e conseguir conhecer quase tudo à pé, o metro e as suas seis linhas abrangem boa parte do Porto e arredores. E tem estações em locais de interesse como por exemplo o Aeroporto, as Estações de Comboio de  São Bento e Campanhã, a Casa da Música, o Estádio do Dragão, os Mercados do Bolhão e Matosinhos, a Av. dos Aliados e o Hospital de São João, entre outros.

saída da estação do metro em direção à estação de comboio/trem de São Bento



O Metro do Porto é muito novo comparado com outras cidades europeias. A sua primeira linha começou a circular em 2002 e ganhou força a partir de 2006.
As suas estações são amplas e modernas...



Algumas delas com estacionamento...


praticamente todas servidas de elevadores

 As carruagens são novas, limpas e modernas...



Além das linhas subterrâneas, uma grande parte do metro do Porto circula na superfície...





o que nos dá o privilegio ter o metro com a vista mais linda do mundo quando este passa sobre a Ponte Luis I em direção à Vila Nova de Gaia.




Se descermos na estação Jardim do Morro em Gaia, temos toda a cidade do Porto à nossa frente...


lindo em todas as estações do ano!

Turistas brasileiros que adoram compras, também gostam de ir até a estação João de Deus em Gaia, ao encontro de marcas internacionais...



E por falar em turistas, a linha do Aeroporto é perfeita. Sai de dentro do Aeroporto e chega no centro do Porto em aproximadamente 30 minutos.

Veja um post que explica passo-a-passo como ir do Aeroporto ao Centro do Porto: AQUI

Os que gostam de futebol, tem o privilégio de descer na estação, bem em frente ao Estádio do Dragão...



Para quem adora mercados tradicionais, o Mercado de Matosinhos, tem uma estação mesmo à porta...



A estação da Trindade está no coração da cidade e serve todas as linhas...


E lá pode encontrar um "locker" para deixar a sua bagagem, se precisar guardá-la enquanto pode aproveitar ainda mais a cidade, antes do check in no hotel ou de ir para o Aeroporto.
Os preços podem ir de 3,5 a 6 euros/dia...



Para além da comodidade, da modernidade e da belíssima arquitetura, em algumas estações, pode apreciar arte e curiosidades. É o caso do belíssimo painel de azulejos na estação Bolhão, que retrata cenas do Mercado que tem o mesmo nome...





ou ainda as ruínas de um reservatório de água do século XIV, encontrado durante as escavações para a construção da estação Campo 24 de Agosto e que por lá ficaram. Vale a pena ir a estação Campo 24 de Agostos para  ver as ruínas em plena estação do metro...





Muitas estações também exibem exposições temporárias e apresentações musicais.

Andar no metro do Porto é fácil, mas é preciso prestar bastante atenção nos painéis explicativos nas estações... (todos em português e inglês)



o Metro do Porto é amigo das bicicletas. Atenção à  utilização

o sistema de identificação de cores ajuda os daltónicos

Na compra dos bilhetes, se for utilizar o metro apenas por alguns dias, opte pelo título ocasional Andante. Se vive ou vai viver na cidade a melhor opção é fazer o seu cartão Andante na Lojas Andantes existentes nas principais estações...





Escolher qual zona carregar no seu título é fácil.Na relação da máquina encontramos a zona correta para nossa estação de destino...


todas as viagens devem ser validadas

Mas, não se preocupe. Nas estações de maior movimento, os seguranças estão sempre por lá para ajudar. Também pode tirar muitas dúvidas nas Lojas Andantes destas estações.
Além disso, as pessoas do Porto também estão bastante disponíveis para auxiliar na compra ou validação de títulos. 

Pode saber tudo sobre o metro, no site: www.metrodoporto.pt

Porque o metro do Porto... encanta!

Em breve, mais curiosidades, informações, estações lindas e locais a conhecer indo de metro. Acompanhe!

Comentários