Um serviço self-service para turistas e locais: Lavandaria do Infante, à moda do Porto.

Um convite muito original chegou-me pelos correios para eu conhecer a mais nova lavandaria self-service em pleno Centro Histórico do Porto...




Um convite em forma de cruzeta. Cruzeta? Vai perguntar o leitor do Brasil.
Sim, cruzeta aqui em Portugal é: cabide no Brasil.
Aqui estamos diante de uma série de palavras diferentes entre Portugal e Brasil.
A começar pela lavandaria / lavanderia.
Para lavar a roupa em Portugal é preciso o detergente de roupas e o amaciador. Já no Brasil vamos utilizar o sabão líquido e o amaciante.

Curiosidades à parte, a Lavandaria do Infante abre na Rua do Comércio do Porto aceitando o desafio de ser  uma lavandaria que oferece um serviço que pode ser considerado impessoal nos centros urbanos, justamente num dos lugares mais calorosos e comunitários da cidade, já que está localizada  entre a Ribeira e Miragaia, dois locais emblemáticos do centro do Porto.

Adorei o convite e lá fui eu experimentar um serviço que também para mim é novidade.
Lavar e secar numa self-service...





A Lavandaria do Infante está localizada num edifício do final do séc. XIX, com todas as pedras originais da sua construção, mas quando entramos, nos deparamos com a alta tecnologia das imensas máquinas topo de gama da marca Miele...





Manter a originalidade do edifício, misturar a madeira na decoração e o contraste com as máquinas, torna o ambiente acolhedor. Esta é a proposta da Raquel Gomes e do Alfredo Costa, os proprietários, apaixonados pela sua cidade, que querem que os clientes sintam-se em casa...






A Lavandaria do Infante chegou para atender os moradores locais e os turistas, já que está localizada numa região repleta de hotéis e apartamentos turísticos.
Os turistas que ficam muito tempo na cidade, ou que estão muito tempo em viagem, chegam ao Porto e ainda vão seguir para outros destinos podem lavar as suas roupas em pleno Centro Histórico do Porto.
Já tive algumas situações de turistas do Brasil, que me pediram indicação sobre este tipo de serviço, por estarem bastante tempo em viagem.

Segundo o Alfredo Costa, os moradores locais também já estão se habituando com esta nova tendência, já que com custos a partir de  3,90 para lavar e 1,50 para secar, incluindo todos os produtos, há quem já ache mais em conta ir até lá para lavar e secar a roupa, gostando muito do resultado final.

O auto atendimento é muito simples. Basta colocar a roupa na máquina de lavar ou de secar, fazer o pagamento e carregar no "start". Há por lá muitas indicações de como fazer e independente disso, quem já lá está sempre ajuda quem vai pela primeira vez. Fantásticas facilidades da vida moderna!


os pagamentos podem ser feitos em dinheiro mas se é cliente habitual, ao adquirir um cartão, tem descontos para lavar e secar









Dependendo da temperatura, o tempo para lavar pode variar de 30 a 60 minutos e para secar tem que esperar apenas 15 minutos.
Para passar o tempo enquanto espera vai encontrar livros e revistas à disposição, além de um excelente sinal de wi-fi...


e também há distrações para os mais pequenos...


Nestes primeiros dias do ano que vieram acompanhados de chuvas sem trégua, a Lavandaria do Infante tem sido a solução para muitos locais da região, o movimento não pára...



Com a chuva, as varandas estão vazias...



E aqui está o resultado final: em pouco mais de uma hora, roupa lavada, seca e super macia...



Se vem para o Porto, já sabe que pode utilizar este serviço, bem no coração da cidade.
E se é um morador da região, vai gostar de conhecer a Lavandaria do Infante e experimentar este novo serviço que vai facilitar a vida. É moderna, mas é à moda do Porto.

Abre todos os dias.



Rua do Comércio do Porto, 43/45 Porto
tl. +351 968 902 713
              967 611 321


Comentários

  1. Que dica esplêndia! Realmente nós viajantes precisamos de alguns lugares assim para arrumarmos nossas roupas.
    Maravilhoso post. Mais um.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ilma, só quem viaja sabe como é importante! obrigada! beijos!

      Excluir
  2. Um espaço preparado a pensar nos clientes, como se fosse para nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário