A cortiça. Da rolha à moda. Na Boutique Portugueza.

A originalmente Boutique Portugueza e que atualmente gosta de ser chamada de Boutique Concept Store, é uma loja na Baixa do Porto que tem muito orgulho do que lá se pode encontrar.


Além de uma boutique, é um lugar para sabermos mais sobre um dos produtos de maior importância para a economia portuguesa e para a preservação do meio ambiente: a cortiça.

Sim, a Boutique Concept Store é uma loja feita de cortiça. Porque muitos dos produtos que lá se encontram são produzidos em cortiça.





Por lá fala-se da cortiça desde quando ela ainda está no sobreiro (a árvore que a produz), até todos os fins para que serão utilizados este material 100% natural e de tanta importância no cenário dos vinhos...


A Magda Calejo, proprietária da loja, a Rita e a Marisa que lá trabalham, estão sempre disponíveis para dar uma verdadeira "aula" sobre a cortiça. E por que? Porque muitos dos clientes estrangeiros que lá entram desconhecem  todo o processo da importância da extração da cortiça para o meio ambiente. Nomeadamente os turistas brasileiros, por vezes acreditam que a utilização da cortiça é prejudicial para a natureza.
E por sua vez ,os clientes portugueses não percebem porque os produtos feitos em cortiça são muitas vezes mais caros.

E é então que elas explicam o passo-a-passo da cortiça...





A extração da cortiça num sobreiro só é feita a partir dos 25 anos do seu crescimento, e a partir daí somente de 9 em 9 anos é que ele pode ser novamente "descascado"


Se esta camada de cortiça não é extraída de acordo com este processo, o sobreiro morre.
Menos sobreiros é equivalente a menos CO2. Por isso, é preciso extrair sempre a cortiça e replantar sempre os sobreiros. Faz parte da qualidade de vida do nosso meio ambiente.

Conheça todos os pormenores desta produção e a importância da cortiça no meio ambiente e na economia portuguesa : AQUI

De toda a cortiça extraída de um sobreiro, apenas 25% é considerada cortiça de qualidade para produção de rolhas, que não irão interferir na qualidade dos vinhos engarrafados.


Outros 33% é considerado cortiça de qualidade para produção de malas, carteiras e acessórios de vestuário...



Gravata semelhante a que foi oferecida ao Presidente Obama dos EUA



O restante da cortiça extraída é utilizada, e o melhor, é reutilizada,   para uma série de produtos, dentre eles mobiliários, objetos de design, revestimentos térmicos e sonoros.

A cortiça é um verdadeiro isolante térmico e é totalmente impermeável. Por isso, encontramos também na Boutique Portugueza, calçados belíssimos e guarda-chuvas... em cortiça!




Atualmente, há coisas lindas feitas em cortiça  É a nova tendência da moda. 
E na Boutique Portugueza não faltam produtos lindos! Qualidade é a palavra mais importante para a proprietária Magda Calejo, por isso ela seleciona muito bem os produtos que lá vende. Desde acessórios de moda, decoração até vários presentes ou lembranças de viagem...











Portugal é um dos maiores produtores de cortiça do mundo. Produz cerca de 53% da produção mundial e tem a maior área de Montado de sobro do mundo, cerca de 730 mil hectares, que é um verdadeiro santuário da biodiversidade.
|Montado é um ecossistema constituído de florestas de sobreiros.|

Assista este vídeo e apaixone-se ainda mais pela cortiça:



Por isso, se vem ao Porto ou se vive na cidade vale a pena conhecer os muitos produtos em cortiça, genuinamente portugueses, naturais e lindos da Boutique Portugueza.




Porque a cortiça.. encanta e é uma moda que veio para ficar!

Boutique Portugueza
Rua Mouzinho da Silveira, 288 Porto
tl. +351 223 259 570
boutiquepoortugueza@hotmail.com 
Facebook/BoutiquePortugueza

#publi






Comentários

  1. Olá Rita! Estive em Porto ente dez/janeiro. Não fui na Boutique Portugueza..poxa, produtos belíssimos!!Ficará para a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Amanhã estarei indo pra Portugal, minha primeira parada será em Porto. Vou visitar a Boutique Portuguesa. Suas peças são lindas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário