Provas de vinhos que encantam. Desta vez, Altano e Quinta do Ataíde com vista para o Porto.

A marca Altano, da empresa Symington, apresentou na semana passada o lançamento de 6 vinhos tinto reserva.
A maioria das uvas utilizadas na produção dos vinhos Altano vem da Quinta do Ataíde, uma propriedade com 100 hectares, localizada a nordeste da região do Douro, onde se pratica a produção de vinhos biológicos desde 2006.
É uma Quinta do século XVI localizada numa encosta onde os ventos quentes sopram entre as vinhas durante o verão. É o vento Altano.

E foi nas Caves Graham's, na sala que se chama Sala da Administração, onde em outros tempos se faziam as reuniões da direção, que seis vinhos reserva tinto da Altano foram apresentados. Numa prova vertical com a presença dos enólogos responsáveis Charles Symignton e Pedro Correia..







Charles Symington

Pedro Correia


Estavam em prova os vinhos: Altano Reserva 2004, Altano Reserva 2005 e Altano Reserva 2008 produzidos a partir das castas Touriga Franca e Touriga Nacional,  sendo que os dois primeiros vinhos estagiaram num misto de cascos inicialmente em carvalho americano e no segundo ano em carvalho francês.
Já o Reserva 2008 estagiou somente em carvalho americano.




Em seguida a prova seguiu com os vinhos Quinta do Ataíde Reserva 2009, Quinta do Ataíde Reserva 2010 e Quinta do Ataíde Reserva 2011. Todos produzidos com castas 100% Touriga Nacional, envelhecidos em carvalho americano e 6 meses em cubas inox.

Durante a prova, os enólogos foram  dando-nos detalhes específicos de cada uma das vindimas destes vinhos e outros pormenores da produção dos mesmos. Além é claro das especificações de aromas e sabores.

É impossível não se encantar com o mundo dos vinhos. Produzir vinho é uma arte. Quando se conhece os detalhes da produção de um vinho a partir dos seus próprios enólogos, vai se percebendo cada vez mais a importância fundamental das condições climáticas de cada ano. Não há duas vindimas iguais e quem aprecia vinhos, consegue ver esta diferença.

Para além destas explicações tão esclarecedoras vindas do Charles Symington e do Pedro Correia, foi impossível também não se encantar com a beleza da Sala da Administração e seus pormenores...




Com as luzes do Porto e de V.N. de Gaia, a aparecerem nas janelas...






Como eu já referi em outros posts sobre provas de vinhos, o meu humilde conhecimento, apenas permite dar a minha opinião muito pessoal, e desta vez os meus preferidos foram o Altano Reserva 2004, o Quinta do Ataíde Reserva 2009 e o Quinta do Ataíde Reserva 2011.



A prova seguiu para as conversas informais e a apreciação da vista fantástica a partir das varandas da Sala da Administração...



gravação para o Porto Canal
nas Sala de Provas das Caves Graham's foi a vez do Altano Branco 2013 e de um pouco de jazz, tudo com o charme de sempre da Symington...




Enquanto muitos outros convidadas foram chegando para a Altano Wine Party, que iria celebrar os vinhos da marca., com um jantar no charmoso restaurante Vinum at Graham's...





um dos meus vinhos  preferidos da prova vertical, o Quinta do Ataíde Reserva 2011 foi o nosso acompanhante...





Provas de vinhos que encantam e que  dão-nos a conhecer excelentes opções na hora da compra ou da escolha de um bom vinho num restaurante.

Mais informações:
www.altano.pt
Facebook/AltanoDouro
Instagram: @altanodouro




Comentários