Dicas para se hospedar no Porto.


Cama de casal em quarto de hotel


Como escolher onde se hospedar no Porto:


Quase todos os dias recebo mensagens de leitores do blog ou seguidores nas redes sociais, perguntando dicas para se hospedar no Porto. Apesar de já ter conhecido pessoalmente vários hotéis e outras categorias de hospedagens na cidade, penso que esta é uma escolha muito pessoal.
Por isso já escrevi um post onde ajudo a escolher a melhor localização para se hospedar no Porto, facilitando a escolha do melhor local na cidade de acordo com o gosto de quem procura.
Lembro-me que quando vim morar na cidade em 2005, podíamos contar nos dedos a quantidade de hotéis por aqui. Mas quando o Porto recebeu o prémio de Melhor Destino Europeu  em 2012, 2014 e 2017 e também com a divulgação das instituições de turismo em várias partes do mundo, o mundo descobriu o Porto.
A cidade rapidamente se preparou para receber turistas vindos de toda a parte e por isso tem hospedagens novas, muitas delas em edifícios históricos recuperados e por isso agrada facilmente quem vem se hospedar por aqui, porque são opções para todos os gostos e bolsos.
Neste post vou falar um pouco sobre as categorias de hospedagens porque existem algumas diferenças entre Brasil e Portugal (e toda a Europa).

Pousadas

A primeira e grande diferença é a categoria pousadas. Enquanto no Brasil este tipo de alojamento é mais rústico e informal, em Portugal  as pousadas são hospedagens sofisticadas instaladas em antigos monumentos ou palacetes históricos com serviço, conforto e qualidade, padrão 5 estrelas.
No Porto, a Pousada Palácio do Freixo pertence ao grupo Pestana e está localizada às margens do rio Douro, num palácio histórico do séc. XVIII, construído pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Depois de adquirido pelo grupo hoteleiro, sofreu uma grande intervenção de restauração, recuperando toda a sua beleza arquitetónica tanto no exterior como interior.

fahada do Palácio do Freixo



Uma das salas do Pestana Palácio do Freixo

Hotéis

Pelos motivos que descrevi no início, a grande maioria dos hotéis do Porto são muito novos, ou passaram por algum tipo de renovação nos últimos anos, por isso a escolha vai depender do que melhor cabe no seu bolso ou a melhor localização.
Mas por exemplo, outra diferença entre os dois países é que enquanto no Brasil, na categoria 2 estrelas os hotéis são muitas vezes de baixa qualidade, aqui em Portugal, você vai encontrar bons hotéis dentro do padrão simples, mas com ótimas condições. Ideal para quem  passa o dia inteiro passeando e só precisa de uma boa cama e um bom banho no fim do dia.
Aqui estão algumas sugestões para cada categoria:

5 estrelas:

Portobay Flores
Eurosstars Aliados
Pestana Vintage Porto
The Yeatman  (em Vila Nova de Gaia na outra margem do rio Douro)
The Rebello Hotel & Spa (Também em V. No. de Gaia)
Sheraton Porto (na região moderna do Porto, na Boavista)

4 estrelas:

Oca Flores Boutique Hotel

3 estrelas:

Ibis Mercado do Bolhão

2 estrelas:


vários ambiente de um hotel no Porto


Hostels

Antigamente os hostels eram conhecidos como os alojamentos baratos utilizados somente por jovens mochileiros e por isso não mantinham um padrão de qualidade. Mas o mundo dos hostels mudou e para melhor. Hoje são utilizados por quem quer ter uma experiência diferente, fazer amizades com pessoas do mundo todo, estar em ambientes "cool" e pagar menos por isso.
E  muitos deles já possuem quartos duplos para quem não quer dormir em quartos partilhados, mas quer estar vivenciando esta experiência, se hospedar no Porto e conhecer pessoas de todas as partes do mundo. 
O Porto tem ótimos hostels com excelente qualidade. O The House of Sandeman Hostel & Suítes, fica em cima de uma das caves de vinho do Porto e já foi premiado. O The Central House está bem próximo da agitação da Ribeira e surgiu graças a recuperação de um conjunto de edifícios históricos, na parte medieval da cidade. O The Passenger Hostel, está dentro da belíssima Estação de São Bento, no coração do Centro Histórico. Ótimo para quem precisa estar perto da estação para fazer viagens para outras cidades.
O Gallery Hostel, é um dos mais tradicionais da cidade, fica na rua das galerias de arte, e por isso não foge à regra, sua decoração é praticamente uma exposição de arte. 




Guest Houses

Também estilo descontraído e com o conceito mais parecido com as pousadas no Brasil, as guest houses também são o tipo de hospedagens para quem quer conviver com pessoas de outras parte do mundo e com os locais, porque na maioria das vezes, os donos destes alojamentos, estão presentes.
Os quartos não são partilhados, mas todas as outras áreas são espaços de puro convívio.
Alguns nomes conhecidos na cidade:



Apartamentos Turisticos ou Alojamentos Locais (Airbnb)

E por fim, os apartamentos turísticos. Que devem ter a identificação de Alojamento Local (A. L.) na entrada.
O Porto está repleto deles e é um dos conceitos mais novos e muito utilizado por aqui. Quem dispensa as formalidades e os serviços dos hotéis, adora.
Nestes apartamentos, você se sente um verdadeiro morador da cidade. São edifícios muitos deles seculares, que foram restaurados e transformaram-se em apartamentos muito bem concebidos preparados para receber turistas que queiram se sentir em casa. Ideal para famílias e grupo de amigos. Não precisam se preocupar com horários, podem preparar as suas próprias refeiçoes e desfrutar muitas vezes das famosas varandas do Porto como se fossem suas.
Na maioria das vezes, o trabalho de arquitetura feito para a recuperação destes apartamentos é fantáticos, porque muitos deles estão localizados no Centro Histórico do Porto, que é Patrimonio Histórico da Humanidade, e por isso a estrutura e a fachada tem que ser preservada e toda a reforma é feita internamente, transformando edifícios que estavam bastante degradados, em apartamentos modernos e muito confortáveis. 
Esta é mesmo uma escolha muito pessoal, porque tudo depende do número de pessoas. Alguns que eu já conheço e que alguns dos turistas brasileiros que acompanhe na cidade ficaram aprovados e aprovaram:

Casas do Porto

Mas as opções são muitas. Estima-se que são mais de 400 apartamentos para alugar. Vale a pesquisa..


quarto de hotel no Porto


cozinha de um apartamento turístico no Porto


Como pode ver, são muitas as opções para quem quer se hospedar na cidade.
Seja bem-vindo ao Porto e aproveite a sua estadia.
Você vai se encantar!


Comentários

  1. Gosto muito de me hospedar em hostels pois gosto de conhecer outras pessoas de outros lugares; mas tem uns hoteis duas estrelas muito bons que as vezes utilizo alem do guest house. Mais dicas maravilhosas, como sempre. Grata
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço Ilma! Com certeza no Porto vai encontrar ótimas opções de hospedagens. Quando precisar de ajuda é só falar! Beijos!

      Excluir
  2. Alugamos um apê na Rua da Vitória, Ritinha. No meio do centro histórico, né? Aluguei porque tem uma vista maravilhosa, mas pra falar a verdade não sei se é uma boa localização. O que achas?
    É seguro caminhar por lá de madrugada? Devemos chegar perto da meia-noite e tô meio receosa. Beijos e tô devorando seu blog!!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã da qualidade de alojamento que há um pouco por todo o Porto. Mas o que acho mesmo mais distintivo, face aos hotéis, hostels e apartamentos que há um pouco por todo o lado, é mesmo a experiencia de pernoitar numa dessas guesthouses. E o porto tem muitas de encantar, mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário