O Natal e o Inverno... feitos um para o outro.





Nos primeiros anos que passei o Natal no Porto custava imenso estar longe da minha família e dos meus amigos do Brasil, mas com o passar dos anos, passei a olhar para o Natal de outra maneira. Afinal, há inúmeras pessoas no mundo que por diversos motivos são obrigadas a passar esta data longe dos seus familiares.
Para as saudades não bater tão forte passei a ser mais racional do que emocional e comecei ano após ano, a ver com outros olhos o ambiente natalício  chegar na cidade do Porto. Uma transformação que começa já no fim do mês de Novembro quando as lojas começam a se enfeitar para o Natal, até que as luzes da cidade se acendem nos primeiros dias de Dezembro.
Sair às ruas para ver as luzes de Natal e passar pelos vários mercadinhos de Natal  é um programa obrigatório!





os concertos natalícios estão em toda parte.



Sem esquecer que o Natal é a festa da família e da celebração religiosa que lembra o nascimento de Jesus Cristo, procurei conhecer cada vez mais as tradições do Natal por aqui.

Há muitas semelhanças entre Portugal e o Brasil quando o assunto é Natal.
Mas há um coisa muito importante que faz a diferença por completo entre os dois países: o clima.
Enquanto no Brasil o calor do princípio do Verão já se faz sentir, em Portugal assim como no resto da Europa, as temperaturas vão lá para baixo.
Natal e Inverno vão chegando juntos e... hoje em dia tenho a certeza que foram feitos um para o outro.

Todos os enfeites estão relacionados com as baixas temperaturas e a neve. As roupas do Pai Natal / Papai Noel são mesmo para quem anda por temperaturas abaixo de zero.




A elegância do Inverno, combina com o Natal. As lareiras e as chaminés também...




E só o Inverno é capaz de levar tantas delícias que encontramos no mês de Dezembro nas mercearias e mercados para as mesas das famílias...



O bacalhau é o prato tradicional das casas portuguesas. Podemos dizer que 90% dos portugueses comem bacalhau na ceia do Natal, mas são os doces e as sobremesas as grandes sensações.
E por isso eu penso que só o frio, nos faz ter apetite para comer tanto!


as fantásticas rabanadas

leite creme e bolo rei

bolinhos de abóbora



Hoje, depois de tantos anos penso que o aconchego do Inverno tem tudo a ver com o ambiente natalício...



Por isso, para quem vive nos países quentes nesta altura do ano, vale muito a pena, nem que seja uma vez na vida, programar uma vinda ao Porto para sentir a experiência do Natal no Inverno. Não vai se arrepender, é muito especial!



Porque o Inverno e o Natal... encantam!

Se a sua viagem para o Porto vai ser na quadra natalícia você poderá encontrar  conforto e as delícias do Natal em alguns restaurantes da cidade, apesar de ser uma data festiva onde quase tudo na cidade estará fechado:

Na plataforma The Fork  pode ver os restaurantes do Porto que vão estar abertos na noite de Natal com menus especiais e ali mesmo fazer as reservas.
Os hotéis Sheraton, Yeatman, Intercontinental, Crowne Plaza, são alguns dos hotéis que preparam todos os anos festas especiais para o Natal e a Passagem do Ano, mesmo para quem não está hospeado.
No complexo WOW também pode encontrar uma vasta programação para o fim de ano, nos restaurantes e nas outras áreas deste distrito cultural.

 

Comentários