As jóias e as outras coleções na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio.



Um valioso presente para a cidade do Porto.

Uma Casa- Museu é o tipo de espaço que nos faz viajar no tempo, imaginando o estilo de vida de pessoas, que na maioria das vezes, são colecionadores, ou então, remetem-nos à conhecer determinados temas relacionados com a pessoa que deu o nome àquele espaço.
A Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, que infelizmente não chegou a viver nesta casa, apesar de a ter construído para isso, é um desses casos. Um "museu quase escondido", que nos revela uma coleção rica em arte e glamour.
Marta Ortigão Sampaio viveu numa Quinta em São Mamede Infesta, em Matosinhos. Teria mandado projetar este edifício que seria a sua nova casa. Entretanto, seu marido faleceu precocemente e por isso não chegou a ali morar, tendo passado o edifício para a Câmara Municipal do Porto, na condição de transformá-lo em Casa-Museu, onde seriam ali expostos suas coleções.
Portuense, nascida no fim do séc. XIX, numa família de artistas e intelectuais, foi casada com um grande industrial. 
Marta Ortigão Sampaio certamente foi uma mulher de refinado bom gosto.
Numa rua da região Boavista sem o fervilhar dos turistas, quem passa por aqueles portões não imagina que aquele edifício de arquitetura moderna do séc XX, abriga uma Casa-Museu com uma série de objetos de arte e não só.






Obviamente não foi possível reconstituir rigorosamente os ambientes da Quinta onde viveu em Matosinhos, que também foi doada para ser construído no local um hospital infantil.
As divisões espaçosas da Quinta, onde estava todo o mobiliário, tinham dimensões diferentes deste edifício moderno na Boavista. Mas foi possível fazer uma adaptação dos móveis e peças, possibilitando-nos conhecer o que foi a sua coleção de mobiliário de diversas épocas, e muitas peças decorativas...





Todos os quadros assim como as esculturas ali expostos são de autoria de vários conhecidos artistas portugueses. Todos amigos do seu pai Vasco Ortigão Sampaio.


muitas peças de mobiliário de autor também...


Por todos os ambientes vamos admirando peças belíssimas de decoração e de serviços...





Duas salas da Casa-Museu são dedicadas exclusivamente à exposição dos quadros das suas duas tias maternas, Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa, pintoras de referência no cenário artístico português,...




O gosto pela coleção também está representado nos seus objetos pessoais como os muitos chapéus e leques. Lindos! Vários modelos para várias ocasiões...





Mas é praticamente no fim da visita que  chegamos à fantástica coleção de jóias de Marta Ortigão Sampaio.
Há uma quantidade imensa de peças feitas através de pedras preciosas importadas de Minas Gerais no Brasil, estando inclusive ali expostas para fins educativos, uma série de pedras no seu estado natural...


Estamos diante da maior coleção particular de jóias de Portugal. Que mulher de requinte teria sido Marta Ortigão Sampaio! 
Todos os tipos de jóias dos séculos XVIII a XX.

Aqui  belíssimas jóias feitas a partir de  diversas pedras preciosas...



Além das jóias com pedras, encontramos uma série de outras peças trabalhadas em outros materiais, principalmente o ouro, tão bem trabalhado, no Norte de Portugal por tantos ourives que fizeram história nesta arte da joalharia/ourivesaria...



Detalhes incríveis...




No seu exterior, a Casa-Museu possui um jardim no estilo romântico que pode ser visitado livremente, é comum pessoas da região passarem algum tempo por ali a usufruir das sombras e da tranquilidade daquele lugar...



Quem aprecia mobiliário de época, pintura e escultura portuguesa e principalmente quer conhecer uma coleção fantástica dejóias, esta é uma sugestão imperdível.
Todas as visitas são guiadas, o que torna tudo ainda mais interessante.


Rua Nossa Senhora de Fátima, 291 Porto
Tl. +351 226 066 568
Bilhete: €2,20
Aos fins de semana entrada gratuita



Vem para o Porto e região?



Comentários

  1. Que lindo isso, Rita! Uma verdadeira preciosidade! Quantos recantos secretos você é capaz de descobrir no Porto? Que lista interminável de maravilhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Isabella!! Este museu é maravilhoso. Coloca na lista ;)

      Excluir
  2. Texto maravilhoso! Não sabia da existência destas peças. São lindíssimas! Por acaso sabe recomendar alguma bibliografia sobre esta casa-museu e suas coleções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Câmara Municipal do Porto, tem edições sobre os seus museus, seria melhor solicitar a eles.

      Excluir

Postar um comentário