O polvo e o mercado... juntos num workshop de culinária.

O convite veio da Câmara Municipal de Matosinhos, e eu achei a ideia muito original: uma aula culinária para aprender a preparar polvo, no próprio Mercado de Matosinhos... o melhor lugar para se comprar o próprio polvo.
Com o objetivo de promover o consumo desta que é uma das espécies mais importantes para a pesca artesanal e para as comunidades piscatórias ao longo de todo o Continente.


Organizado pela Docapesca Portos e Lotas S.A. e pela Câmara Municipal de Matosinhos, este workshop a cargo dos profissionais da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto insere-se no projeto CLL- Comprovativo de Compra em Lota, cuja etiqueta, com as cores da Bandeira Nacional, permite identificar junto do consumidor final, a lota onde o pescado foi transacionado e é garantia do cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar , identificando ainda a arte de pesca utilizada. É um selo de informação ao consumidor, distinguindo um produto de mar e de confiança . (informação: C.M.Matosinhos)


E nada melhor do que ir ao mercado aprender a preparar polvo. Eu que adoro mercados, tenho uma admiração especial pelo Mercado de Matosinhos e todos aqueles peixes tão frescos e tão bem apresentados...


acompanhados da simpatia das senhoras vendedoras sempre a arranja-los...



Pode conhecer mais sobre o Mercado de Matosinhos neste post do blog: AQUI.
Há sempre eventos e atividades acontecendo por lá, é um Mercado diferente que gosta de integrar a comunidade que lá trabalha com as diversas ações promovidas. Como foi o caso do Flea Market que eu também já mostrei no blog: AQUI.

Voltando à aula de culinária, lá estavam os atores principais. O polvo...



e o chef Manuel Vieira, professor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto...



que numa aula muito descontraída e animada ensinou a preparar 2 pratos: Laminado de polvo marinado em azeite, misto de alfaces e lascas de queijo parmesão e ainda Feijoada de polvo.
E claro, alguns segredos para a confecção do polvo...




Todos a postos a aprender...



Ora concentrados e ora a divertir-se...



O momento "gourmet" foi aprender a fazer ovas de mangas para acompanhar o laminado de polvo, todos adoraram...




Uma aula de culinária onde todos participaram, o público em geral, as vendedoras do mercado e o pessoal da Câmara de Matosinhos...





O melhor, é ver os pratos começarem a surgir...



Aqui, o Rodrigo, um carioca que veio de férias para o Porto... e nunca mais voltou para o Brasil. Mais um encantado.
É um futuro chef da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.



E logo ficou pronta a  Feijoada de Polvo... deliciosa!



E certificado para todos...



Um momento especial, para valorizarmos a pesca em Portugal, os mercados, a importância de sabermos prepar bons pratos e principalmente, o bom convívio com as pessoas... a gente de cá!


Para saber mais sobre as atividades no Mercado de Matosinhos, pode acompanhar:
Facebook/Câmara Municipal de Matosinhos

Comentários