O Porto e a Primavera

O Porto encanta  por Rita Branco,  Sol de Barcelona por Cristina Rosa e Milão nas Mãos por Mage Santos. O que estes três blogs tem em comum?
São escritos por 3 brasileiras que por motivos distintos vieram morar do outro lado do Atlântico e aprenderam a viver intensamente as  suas novas cidades .
Porto, Barcelona e Milão. E o que estas cidades tem em comum?
São as segundas maiores cidades dos seus países e vivem às vezes à sombra das capitais.
Mas tem muitas outras coisas em comum e é isto que nós, as 3 autoras destes 3 blogs vamos mostrar. 

E o assunto de hoje é: a Primavera no Porto, em Barcelona e em Milão!



Vivenciar intensamente as quatro estações do ano, porque aqui elas são muito definidas, é uma das coisas que eu mais aprecio a partir do momento que eu vim morar na Europa.
Acho muito interessante como todos tiram partido de tudo o que uma estação pode proporcionar.
Aqui no Porto também é assim. E como o último Inverno foi muito rigoroso e a chuva intensa foi imparável por quase 3 meses seguidos, a Primavera está sendo recebida na cidade com muita alegria e muitas...flores!


Por isso a minha dica para quem vem visitar o Porto, o faça nesta estação. É sem sombra de dúvida quando a cidade está linda. A partir de meados de Abril, é o ideal.
Mas em Março, no princípio da Primavera, a cidade já está repleta de flores.
O Porto é conhecida como a cidade das camélias, que foram trazidas da Ásia para cá através dos descobridores portugueses.
E elas estão por toda a parte...

Jardins do Palácio de Cristal


Rotunda da Boavista em frente a Casa da Música

Em alguns edifícios emblemáticos da cidade, elas anunciam a chegada oficial da Primavera...

Átrio do Paços do Conselho
Mas não só de camélias vive a Primavera no Porto. As magnólias também enfeitam as ruas das cidade e os vários jardins.


Mas todas as flores são bem-vindas e os primeiros dias quentes do ano, são aproveitados ao máximo!
Os jardins e as praças convidam!

Roseiral do Jardim da Fundação de Serralves
Praça de Carlos Alberto

Jardins do Palácio de Cristal



Praça Velasquez


Parque da Cidade
Jardim de São Lázaro

O comércio também entra no espírito primaveril. As lojas aproveitam a chegada da nova estação para lançar promoções e decorar as montras/vitrines com flores e cores...







Já dá vontade de sentar do lado de fora dos bares, cafés e restaurantes...




Mas em particular, o que eu acho lindo na Primavera do Porto é olhar por todas as portas e varandas que se enfeitam com todos os tipos de vasos, todos os tipos de flores e deixam a cidade ainda mais charmosa.
Naturais ou artificiais, não importa, o que vale é deixar a cidade linda!








E quase encerrando a Primavera, a cidade recebe o Primavera Sound Porto, um grande festival de música com bandas e músicos na sua maioria independentes, que só acontece aqui e em Barcelona e que arrasta uma multidão de pessoas vindas de todas as partes do mundo, deixando a cidade ainda mais movida.
Este ano, o festival vai acontecer entre 05 e 07 de Junho e vai ter a presença de músicos de diversos países, incluindo o cantor brasileiro Caetano Veloso...



Fica a dica: como a Primavera recém-começou, se você vem para o Porto, ou vive na cidade, temos até 21 de Junho para aproveitá-la intensamente. Porque a Primavera no Porto... encanta!

Para ver a Primavera em Milão e Barcelona, veja os links abaixo:

Milão nas Mãos

Sol de Barcelona

Comentários

  1. Que lindas fotos, Rita!!! Amo as camélias! Só imagino como o Porto fica linda com elas! Beijo e dale primavera, que por aqui resolveu ir embora! :(

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cristina! Sim, esta semana o clima não está muito primaveril. Mas até Junho vamos poder aproveitar a primavera de verdade! beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post,amei Porto,amo a primavera,amo flores.Parabéns seu blog é muito legal,pena que só o conheci recentemente e já tinha visitado o Porto.Isso me anima ainda mais a fazer outra viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilian/Uma senhora Viagem, Volte sempre ao Porto :)

      Excluir
  4. Rita, a Magé foi a " culpada" da minha paixão por Milão. Agora, já vi que vou cair de amores por Porto também! Parabéns pela iniciativa e muito sucesso! Adorei as fotos!!!

    Ana Cristina
    ItaliANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ItaliANA Ana! Bem vinda ao Porto. Porque o Porto... encanta!
      Obrigada beijos!

      Excluir
  5. Adorei o post Rita vou estar no Porto com meu marido no inicio de maio e depois no final dele, uma pena não poder ficarmos para o festival. A Magé me ajudou muito com os dias que vou passar em Milão também.

    Obrigada,

    Beijos,

    Elaine h. Perez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda ao Porto Elaine! Vai adorar, tenho a certeza. Se precisar de alguma dica é só escrever: oportoencanta@gmail.com

      Excluir

Postar um comentário