Um percurso por algumas ruas do Bonfim... com poemas. Lindo!

No última Sábado , tive o privilégio de acompanhar um percurso muito especial que homenageou o poeta Eugénio de Andrade, que apesar de ter nascido no Fundão, viveu no Porto de 1950 até a sua morte em 2005, com 82 anos. É mais uma daquelas pessoas que viveu intensamente esta cidade e passou a chamá-la de sua.
Com uma vasta obra literária, tendo recebido várias distinções, sempre fez questão de levar uma vida discreta, vivendo a maior parte da sua vida na região do Bonfim, onde se encontra a Biblioteca Municipal do Porto, que protagonizou esta homenagem promovida pela Câmara Municipal do Porto.
Um percurso pedonal orientado por Germano Silva, o conhecido jornalista "que pretende contar histórias",  é assim que ele se auto-define.
Circulamos pelas ruas do Bonfim, principalmente as que estão à volta do romântico Jardim de São Lázaro com paragens em alguns pontos que de certa forma tiveram a ver com Eugênio de Andrade, para ouvir alguns dos seus poemas lidos por: Antonio Domingos, Idalina Fitas, Lúcia Vaz, Armando Pereira, Paula Abrunhosa e Palmira Troufa.

leitora de poemas e ilustração do poeta


Senhor ao microfone
Germano Silva

O primeiro ponto de leitura foi já no Jardim de São Lázaro mesmo em frente ao edifício da Biblioteca Municipal do Porto (Antigo Convento de Santo Antonio da Cidade). Um jardim marcado por seus romantismos de antigamente com belíssimas esculturas, árvores, flores e repuxos de água.
Tudo ficou ainda mais especial com os poemas naquela manhã de Sábado...

Pessoas em volta de um coreto


E começa então uma verdadeira aula sobre lugares muito tradicionais do Porto, distantes do circuito turístico, mas cheios de identidade.
Muito próximo do Jardim de São Lázaro, fomos dar ao pequeno Largo do Camarão, que abrigava um recolhimento de viúvas pobres, vulgarmente chamado de recolhimento do Camarão, que era como era conhecido um dos moradores daquele Largo...

FAchada em ruínas de um edifício


O percurso segue em direção à Rua de São Victor, mas passa primeiro por um conjunto habitacional, onde eu vim a conhecer o sistema de habitação SAAL:

Em Portugal, e durante décadas, a produção de habitação para as fracções mais desfavorecidas da população, privadas do acesso a um alojamento através do mercado, foi pautada quer pela ausência do envolvimento activo dessa população no processo de projecção e construção, quer pela segregação territorial para as zonas periféricas das cidades. O SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), surgido na sequência do processo revolucionário de 74, aparece como uma medida inovadora em Portugal: a produção de alojamentos para as classes mais desfavorecidas far-se-ia com a participação activa destas (a auto-construção, por exemplo, era promovida) e garantindo a manutenção nos espaços residenciais habituais (salvaguardando o direito ao lugar).
fonte: brometro.com.pt


Este conjunto habitacional SAAL, foi projetado pelo famoso arquiteto Álvaro Siza Vieira...

Pessoas passando por um conjunto habitacional

Seguimos para a Praça da Alegria, para mais uma leitura de poemas...

senhor lendo em frente à edifícios do Porto

Estamos numa região da cidade onde entre a metade do séc. XIX e a do séc. XX, surgiram muitas indústrias e por isso instalaram-se ali vários bairros operários onde viviam os trabalhadores . Por isso, Germano Silva levou-nos para conhecer as "ilhas".
Estreitas entradas que vão dar a corredores com casas dos dois lados, que hoje também podemos chamar de "vilas"...

interior de uma ilha na cidade do Porto


A maioria das fábricas e indústrias já não existem mas por ali continua a morar gente muito simples e  ao contrário do que se possa pensar, são pessoas genuinamente do Porto, pessoas de bem.
A Rua de São Victor tem detalhes para observar... e nos oferece uma vista fantástica!

vista de uma ponte e um mosteiro

Seguimos o percurso pela Rua Duque de Saldanha para conhecer uma outra "vila", esta com estilo vitoriano..

ruela e casas no Porto


Chegamos então à Rua Duque de Palmela, em frente à casa onde viveu Eugênio de Andrade, para ouvir um pouco mais da beleza dos seus poemas...

fachada de edifícios no Porto


pessoas ouvindo um senhor lendo poemas

Por ali, a arquitetura é também muito particular e linda. Os azulejos  lá estão. Estes mais num gênero industrializados, mas igualmente lindos! Detalhes incríveis. 
Marcas de outros tempos...


pormenores da arquitetura do Porto

Seguimos para a Rua Antonio Granjo e Avenida Camilo. 
Se lá na Rua de São Victor, viviam os operários das fábricas do Bonfim, aqui viviam os industriais, os comerciantes e burgueses. E daí, as grandes casas, palacetes como este na Quinta do Cativo...

fachada de palacete no Porto

Fachada de palacete do Porto

O Bonfim é uma região para nos perdermos na arquitetura do final do séc XIX início do séc. XX.

Uma ótima localização para encontrar sua hospedagem no Porto, já que é próximo de tudo,  sem estar próximo da confusão turística.

Fachadas de edifícios do Porto

No Jardim do Campo 24 de Agosto, Germano Silva nos conta  que ali, no séc. XVI encontrava-se um grande reservatório de água que servia para abastecer a cidade. Chamava-se Arca D'Água de Mijavelhas, ou Campo Grande, como era chamado o Campo 24 de Agosto, captando mananciais de água para servir as fontes e chafarizes.

Jardim

A chuva que de repente começou a cair, nos empurrou rapidamente para dentro da estação do Metro Campo 24 de Agosto...

pessoas com guarda-chuva entrando na estação de metro no Porto

onde podemos encontrar as ruínas da Arca D'Agua de Mijavelhas,
encontradas durante as escavações para a construção daquela estação e conservadas para ali serem observadas por quem usa a estação do Metro Campo 24 de Agosto...

ruinas no metro do Porto

E para terminar um poema de Eugénio de Andrade...

senhora lendo poemas junto das ruinas

poema que eu aqui reproduzo em homenagem ao poeta, mas principalmente, à gente do Porto, que faz desta cidade, ser o que é:

A Cidade e a poesia
"Mas a cidade o que tem, sobretudo, é carácter - um carácter que faz do cidadão do Porto o mais belo estilo de ser português.
Esta cidade, cujo espírito exasperado e viril fez do granito escuro das suas pedras espelho da própria alma; esta cidade, cuja gente tem uma rudeza de fala e de gestos que lhe vai a matar com o seu ódio à futilidade e à hipocrisia; esta cidade, que herdou da aspereza do solo e do carão duro do rio uma solidez que leva às coisas da arte e do coração; esta cidade, deixai-me repeti-lo, com o seu carácter eminentemente democrático e popular, torna o resto do país com excepção do Alentejo e do Alto Douro, completamente amorfo."
                                                                                    À sombra da memória, 1993

E com lágrimas e emoção, termino este post. Obrigada Porto.


Vem para o Porto e região?

guia turística mostrando os azulejos da estação de São Bento para turistas







quarto de hotel no Porto


Comentários

  1. Saudades de caminhar com você por parte desse percurso, e ver o tanto que ainda preciso me encontrar com vocês. A poesia das palavras do poeta em comunhão com a vida dessa cidade. Esse post faz o coração sorrir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário