Sardinha... tradição... São João no Porto!

E como toda  festa tem que ter comida, a sardinha assada é o prato obrigatório na grande festa do São João no Porto (saiba mais sobre esta festa: AQUI).
Todos escolhem o seu sítio preferido para comer a tradicional sardinha.
Para quem gosta do grande movimento da festa pela cidade ou dos restaurantes, na noite da véspera de São João encontramos a sardinha a assar em quase cada metro quadrado de toda a região do Grande Porto.
Desta vez escolhi a véspera da véspera do São João, para comer a tradicional sardinha, num local que ainda estava sem o agito da grande festa... mas com tudo preparado... a localidade de pescadores da Afurada.
Ali do outro lado do rio, em frente ao Porto, com as suas ruas todas enfeitadas, super convidativo...



Além dos tradicionais enfeites das festas populares, os barquinhos também fazem parte da decoração, que é para lembrar-nos que estamos numa localidade de pescadores...


Num ambiente muito típico, a rua transformou-se em restaurante...


Os turistas nas bicicletas que passeiam pelas margens do rio, também param por ali para o almoço...


E no assador, lá estão as estrelas da festa...


Para quem está lendo a partir do Brasil, e vem para Portugal entre Junho e Setembro, é obrigatório comer a sardinha portuguesa, por que esta é a melhor altura do ano. Vai perceber de imediato a diferença da sardinha que comemos no Brasil. Não tem absolutamente nada a ver. Estas são muito mais saborosas. Digo isto, porque no Brasil eu não gostava das sardinhas e aqui estou completamente apaixonada por elas.

E enquanto elas assam, vamos às entradas...



E pronto... bom apetite, porque elas estão uma delícia!






E bom São João, assim na rua, bem tradicional!




O melhor, é que a Afurada tem o hábito de comemorar o São Pedro nos mesmos moldes do São João, ou seja, durante a semana entre as duas festas, podemos passar por lá para irmos às sardinhas!


Exibir mapa ampliado

Comentários

  1. Esbarrei um pouco por acaso com o seu Blog e sabe o que também encanta? A forma apaixonada como nos fala da minha Cidade. Contagiante.

    Ganhou um seguidor.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Esta cidade é completamente contagiante!!! E não pára de me encantar. Continue a seguir o Porto encanta! O seu site também é muito bom e esclarecedor! Vou acompanhar também!
    Um abraço
    Rita Branco

    ResponderExcluir
  3. E eu, daqui do Rio vou acompanhar cada vez mais, agora, após minha segunda passagem pelo Porto, pude sentir melhor a cidade. E me senti muito bem acolhida!! Não só porque reencontrei uma amiga querida e conheci outra (e fiquei por conhecer uma terceira), mas me senti bem recebida pela cidade, que me presenteou com sol, com festa, com alegria! Desta vez, já não me senti uma estranha!!!
    Luciana Azevedo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário