Os azulejos nas fachadas das casas no Porto... encantam!

A beleza dos azulejos portugueses é admirada por todos os turistas que aqui chegam, e é o orgulho de todos os moradores do Porto.
Os imensos painéis no átrio da Estação de São Bento, impressionam...

Veja AQUI o post sobre estes azulejos da Estação de São Bento
Assim como nas fachadas de muitas igrejas da cidade...

AQUI, o post sobre os painéis de azulejos nas Igrejas do Porto
Mas é andando pelas ruas do Porto que nos deparamos com fachadas e mais fachadas de casas revestidas com azulejos...







Nunca me esqueço de um amigo meu, o arquiteto brasileiro Diogo Tomazzi que na sua visita ao Porto, não parou de fotografar as casas e as suas fachadas com os azulejos, estava fascinado...






E a curiosidade é que este tipo de revestimento começou a ser utilizado nas casas da cidade do Porto à partir do século XIX, uma ideia trazida por emigrantes portugueses que viveram no Brasil e quando voltaram  a Portugal, construíram as suas casas com os azulejos nas fachadas. Usados no Brasil, naquela época como forma de revestimento, os azulejos tinham a função de proteger as casas da umidade, eram mais resistentes, além de possuírem características térmicas.
E aqui no Porto passou a ser uma característica nas fachadas, o que fez crescer o número de fábricas de azulejos no Porto e em Gaia, também para exportar uma grande parte da sua produção para o Brasil.


E é incrível a variedade dos motivos de azulejos em relevo ou não, os quais podemos ver nas mais diferentes aplicações, nos exteriores dos edifícios e também nas suas entradas...






As cores alegres dos azulejos, é a combinação perfeito com a sobriedade do granito...



Por isso, é importante andar bem devagar pelas ruas do Porto para observar a beleza dos variados modelos dos azulejos nas fachadas das casas e edifícios, ou melhor, senta e aprecia... o Porto e os azulejos!
Únicos e lindos!



Comentários

  1. Conheço bem estes azulejos! Uma das fotografias é da casa onde o meu pai nasceu, cresceu e ainda mora. Foi também a minha casa de menino e de que me viu crescer! O Porto é a cidade do "Granito e do Azulejo".

    Também é bom lembrar que a Câmara Municipal tem um serviço próprio para o restauro destes azulejos e que fez um catálogo completíssimo dos azulejos das fachadas das casas do Porto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo! Muito obrigada pelo seu comentário, é muito emocionante pra mim, saber que alguém que viveu numa destas casas, leu este post. O granito e os azulejos são inspiradores!
    Penso que este serviço da Câmara o qual você menciona, é o Banco de Material. Em breve irei lá fazer uma visita guiada e estará publicado aqui no blog. Acompanhe.
    Mais uma vez obrigada e cumprimentos a você e ao seu pai!
    Rita Branco

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, tudo lindo e nos despertam idéias semelhantes.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite,
    Informação muito útil para o meu maior projeto (de escola)!
    Muito obrigada... se fosse possível gostaria de saber exatamente o local que é, a rua e assim, apenas por curiosidade de visita :))

    Com os melhores cumprimentos,
    CG

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Claudia,

    Estas fotos foram tiradas em lugares distintos. Por todo o Porto há azulejos nas fachadas e em vários monumentos. Talvez se você for mais específica eu posso lhe ajudar.
    Cumprimentos

    Rita Branco

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Rita,
    Iniciei um trabalho de pesquisa sobre os azulejos das fachadas dos edifícios da cidade do Porto.
    Será possível partilhar informação, documentação e/ou outros quaisquer elementos que considere importantes?
    Agradeço antecipadamente,
    Álvaro Agante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Álvaro,

      Eu não tenho muita informação para lhe passar a não ser as que eu já publiquei no blog. Se for à caixa de pesquisa acima da front page e colocar a palavra azulejos vai poder ver os post que publiquei a respeito. Se você vive no Porto vai encontrar muita coisa no Banco de Materiais na Praça de Carlos Alberto. Espero ter ajudado.
      Rita

      Excluir

Postar um comentário