E os azulejos do Porto inspiram... mesmo!

Na semana passada eu escrevi sobre os lindos azulejos nas fachadas das casas do Porto...


Quem não viu o post, pode ler AQUI. Nele eu conto que um amigo arquiteto brasileiro, quando visitou o Porto, ficou fascinado pelos azulejos e andava pelas ruas da cidade e não perdia a oportunidade de os fotografar. Lembro-me que naquela altura ele ainda me dise: "Eu ainda vou fazer um projeto com azulejos!".

Muito bem, depois de ler esta publicação sobre os azulejos, este meu amigo, o arquiteto Diogo Tomazzi, conta-me com muita satisfação que recém inaugurou um projeto, em parceria com o arquiteto Giovani Bonetti em São Paulo, onde utilizou um painel de azulejos!

Trata-se do Restaurante Santinho, comandado pela chef Morena Leite, que fica  no Museu da Casa Brasileira...




Um painel que apresenta as cores e a alegria bem brasileiras, mas que tem alguns exemplares muito parecidos com os que revestiram as casas do Porto, na época em que os emigrantes portugueses voltaram para Portugal com esta ideia de revestir as fachadas de azulejos como se fazia no Brasil no século XIX.

E o arquiteto Diogo Tomazzi, diz: "As referências portuguesas naquela minha visita em 2008, ainda estão na minha memória e o teu blog às mantem vivas".
E assim, depois de alguns anos, ele realiza o seu desejo de fazer um projeto com azulejos e gentilmente partilha as fotografias do Restaurante Santinho em São Paulo, que reabriu as portas depois desta remodelação:







E em mês dos Santos Populares, olha quantos aqui:





Que bom saber que os azulejos do Porto... inspiram!
Parabéns aos arquitetos Diogo Tomazzi e Giovani Bonetti!
Fica aqui a dica para quem está lendo a partir do Brasil: Restaurante Santinho no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

E já que o assunto é azulejos, em breve mais um post sobre os materiais utilizados nas fachadas  da cidade, fruto de uma futura visita ao Banco de Materiais do Porto. Para conhecer mais ainda sobre azulejos, telhões, pilastras e etc. Acompanhe!










Comentários