Ir à Biblioteca, para ver... azulejos


fachada da Biblioteca Municipal do Porto

Para além dos livros, na Biblioteca Municipal do Porto


A Biblioteca Municipal do Porto foi fundada por D. Pedro IV, o primeiro Imperador do Brasil em 1833 e está localizada desde 1842, no edifício do antigo Convento de Santo Antonio da Cidade.
Um edifício histórico que em meados de 1700  chegou a ser o hospício da cidade, transformando-se no convento franciscano em 1783.
Na época da invasões francesas, serviu de hospital para as tropas francesas, e em 1832, no Cerco do Porto, atendeu os militares das tropas inglesas liberais que apoiavam D. Pedro IV. Com o fim da guerra, este resolve fundar a Biblioteca Real, a partir nomeadamente, dos acervos das bibliotecas conventuais. A Biblioteca passou  a funcionar em vários locais como o Paço Episcopal na Sé e no Museu de Soares Reais, até ser definitivamente transferida para este edifício em 1842. Desde a sua fundação recebe uma edição de todos os livros editados em Portugal.
A biblioteca é uma das mais antigas do país e  possui um amplo acervo, excelentes salas para leitura e pesquisa, com ótimas instalações e recursos tecnológicos.
Mas uma visita à Biblioteca Municipal do  Porto, vale não só pelos livros mas principalmente pela beleza do seu edifício, e pela excelente coleção de azulejos  que lá se encontram.
O acervo da biblioteca encontra-se todo no segundo piso do edifício, mas é no primeiro piso que podemos admirar a beleza do que foi o antigo claustro do convento franciscano.

detalhe do edifício da Biblioteca Municipal do Porto

escadas com paredes de azulejos

claustro de antigo convento
no centro do claustro, a fonte do séc. XVIII
Logo no átrio da entrada, nos deparamos com painéis de grandes dimensões, da 2ª metade do século XVIII vindos do Convento de  São Bartolomeu de Coimbra e do Mosteiro de São Bento da Vitória no Porto.
Por todas as paredes deste claustro, encontram-se belíssimas coleções de  painéis de azulejos entre os séculos XVI e XVIII, verdadeiras obras de arte em exposição...

Azulejos na Biblioteca Municipal do Porto


Azulejos na Biblioteca Municipal do Porto

azulejos Biblioteca Municipal do Porto

azujeljos na Biblioteca Municipal do Porto

azulejos na Biblioteca Municipal do Porto

azulejos na Biblioteca Municipal do Porto


E por ali mesmo há livros para aproveitarmos a beleza do lugar e nos entregarmos à leitura...

livros e azulejos na Biblioteca Municipal do Porto

homem lendo livro


A Biblioteca Municipal do Porto , fica numa região um pouco afastada do agito turístico, mas com atrações bem interessantes ao redor, como por exemplo o Jardim de São Lázaro bem na frente, o Museu Militar do Porto, vários palacetes de portugueses que foram trabalhar no Brasil e regressaram muito ricos e construíram as conhecidas casas de brasileiros torna viagem.
E com muitas opções de hospedagens.
Fica aqui a dica... Biblioteca Municipal do Porto.
Para os amantes dos livros e dos... azulejos!

Rua D. João VI, 17
tl. +351 225193480



Exibir mapa ampliado

Vem para o Porto e região?

mães e azulejos

Comentários