Há cor, num cenário tão cinzento... e é arte urbana!

Todos estão de acordo. Este ano, o Inverno no Porto está demasiado cinzento... chuvoso.
A paisagem tem praticamente a mesma cor...


Tem a sua beleza...
Mas fica melhor ainda quando botas gigantes e coloridas aparecem para se destacar no cenário.



Trata-se de uma instalação de arte urbana  chamada Take a Walk do artista plástico britânico Anthony Heywood. Duas botas de dimensões imensas feitas de botas usadas que foram doadas por todo o país para este trabalho. E deram um colorido à Praça D. João I na Baixa do Porto, bem em frente ao Teatro Rivoli.



Anthony Heywood em suas obras, trabalha materiais "pobres" produtos da cultura de massa, e transforma-lhes o sentido. Numa espécie de contra-cultura. Em residência artística em Lisboa, realizou esta escultura com a assistência de 4 alunas  da Faculdade de Belas Artes. Que ficou exposta em Lisboa e agora está no Porto.

foto:http://ucpmultimedia.wordpress.com
Esta obra Take a Walk "explora a inércia do dia a dia em contraponto com a mobilidade sustentada e quer convidar as pessoas a explorar  a pé, os centros urbanos".


Uma das peças mais famosas deste artista britânico, ficou exposta em 2004 em Sidney na Austrália e foi um elefante feito todo com antigos televisores, e tinha o objetivo de chamar a atenção para a matança dos elefantes no continente africano...

foto: google.com
E o Porto é assim mesmo... oferece-nos a oportunidade de apreciar obras artísticas, intervenções urbanas, nacionais e internacionais... nas praças!


E que ajudam a transformam a paisagem cinzenta do Inverno!




Comentários