Arquitetos Premiados... o Porto tem!

Ele já havia sido premiado em 2011, em Washington...

foto:http://www.andthisisreality.com
E agora vai receber das mãos do Presidente israelita Shimon Peres, em Israel no próximo mês de Maio o Premio Wolf de Arquitetura, atribuído pela fundação israelita de mesmo nome.

|A atribuição deste premio foi justificada com os contributos do arquiteto português para o ofício e as ideias da arquitetura. Na ata em que comunica a sua decisão, o júri diz que a distinção de Souto de Moura fica a dever-se "às suas excepcionais qualidades como designer" e à forma como a sua arquitetura mostra, em termos de filosofia e de experiência, como os edifícios se podem relacionar com a natureza.
"Num corpo de obras de diferentes escalas e tipos, em Portugal e no estrangeiro, Eduardo Souto de Moura criou um ambiente melhor para as pessoas, com um trabalho de claro pendor social", continua o júri, que faz referência a apenas uma obra: "De sublinhar a ligação que os seus edifícios estabelecem entre sociedade e natureza, em particular e de forma mais comovente no Estádio de Braga."| (fonte: Lusa e Público.pt)

Mesmo quem não gosta de futebol, não fica indiferente à belíssima obra do Estádio de Braga, construído sobre a depressão de uma pedreira desativada. Vale a visita, Braga está há menos de uma hora do Porto.
E para os arquitetos e os que gostam de arquitetura é uma obra para conhecer.


foto:scbraga.pt

foto: scbraga.blogs.sapo
foto: scbraga.blogs.sapo
Para além de muitas outras obras, Eduardo Souto de Moura, arquiteto portuense, também é o responsável pelas modernas estações do Metro do Porto...

foto: norteamus.blogspot.pt
foto: metrodoporto.pt
Para termos a noção da importância do Premio Wolf, ao longo de 34 anos, um em cada três premiados, recebem também o Premio Nobel nas áreas de química, física e medicina.

E assim,  o Porto tem dois os seus mais conhecidos arquitetos, distinguidos com estes tão importantes premios: Alvaro Siza Vieira ( Pritzker em 1992 e Wolf em 2001) e Eduardo Souto de Moura ( Pritzker em 2011 e Wolf em 2013).

http://www.andthisisreality.com
Ao andar pelo Porto, preste a atenção numa das coisas que o Porto tem de melhor... a arquitetura!

(para ver os créditos de todas as fotografias, basta clicar sobre as imagens)


Comentários