Armazen'arte. É no Porto mas poderia ser em Barcelona.

Está surgindo um novo espaço multicultural no Porto.
Chama-se Armazen'arte. E é mesmo um armazém.
Fui conhecer, a convite dos amigos  Alexandre Loureiro e Sónia Costa que estão na gestão deste espaço que surge para receber qualquer tipo de manifestação artística.

Localizado na estreita Rua Miraflor, em Campanhã, fez-me lembrar um pouco aquelas ruelas de Barcelona, no Bairro Gótico, onde de repente, surge um espaço assim... com exposição, música, artes e afins.

  


Como está a pouquíssimos metros da Estação de Campanhã, estes armazéns da Rua Miraflor, eram antigos armazéns de carvão que chegavam nos comboios/trens.
Durante anos estavam ali meio que abandonados e agora começam a surgir idéias fantásticas como esta... dar a eles uma nova vida.


No último Sábado, aconteceu a apresentação do projecto  Exploring Emotions, do artista plástico Eduardo Bragança, que andou durante um ano em 12 cidades do mundo a fazer em cada uma delas uma pergunta específica sobre a vida, para diversas pessoas.
Este trabalho deu origem a 12 documentários de aproximadamente 20 minutos cada, onde as pessoas escolhidas pelo artista, respondem as respectivas perguntas.
Resultou ainda em telas em grande formato onde Eduardo Bragança retratou a emoção de algumas pessoas que entrevistou nestas várias cidades onde realizou os documentários.




O triste acaso é que o documentário exibido no Sábado, passava-se na cidade do Rio de Janeiro e dentre as várias pessoas que foram entrevistadas estava o artista plástico Jorge Selarón, autor da  Escadaria da Lapa (famoso ponto turístico do Rio de Janeiro) e que foi encontrado morto há dois dias daquela exibição...
Uma emoção... ouvir Selarón  falar sobre o "sentido da vida"... que para ele era essencialmente: o trabalho.



Quem estiver no Porto no próximo Sábado dia 19/01, pode ver este projeto de Eduardo Bragança que será novamente apresentado à partir das 17 horas.



E fica aqui a sugestão, de um novo espaço para apresentação dos mais diversos trabalhos na área artística, como exposições, dança, eventos culturais e tantos outros.


Armazen'arte
Rua Miraflor, 129 Campanhã - Porto
informações:
Alexandre Loureiro | Sónia Costa
info.loureiro@gmail.com

Comentários