São Martinho. A lenda, a verdade e... a tradição.


Hoje, 11 de Novembro, comemora-se em vários países o Dia de São Martinho e aqui em Portugal... também! E com coisas deliciosas... castanhas assadas, jeropiga e um bom convívio!



Diz a lenda...

Que São Martinho, era um valoroso soldado romano que à caminho de sua terra natal em França, montado no seu cavalo, num dia tempestuoso, viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante.
São Martinho não hesitou: parou o cavalo, estendeu a sua mão carinhosamente ao pobre e em seguida, com a espada, cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens, o ato de bondade praticado por ele, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção de umsol quente e miraculoso, ao qual se chama: Verão de São Martinho.

A verdade...

É que ontem no Porto o dia era cinzento, fechado, frio e com chuva e hoje... o Domingo de São Martinho amanheceu assim...


Lindo, com sol... um convite para ir à beira do rio, passear e aproveitar o sol do "Verão de São Martinho"




 As esplanadas foram aos poucos preenchidas pelos turistas que aproveitavam para se aquecer, e as gaivotas apareceram para encantarem os que pela ribeira passeavam... num perfeito convívio!




E como a tradição neste dia é comer castanhas, acompanhadas de um vinho novo e boa companhia, muitos restaurantes apresentam os menus acompanhados de castanhas.
E aquele Bar bem ao lado da ponte, praticamente em cima do rio... estava preparadíssimo para um longo dia de São Martinho...


Castanhas não vão faltar...




E está tudo pronto para um típico São Martinho.
Porque as tradições... encantam!

Comentários