"Art on Chairs", quando as cadeiras são arte!

As cadeirinhas azuis, nos indicam o caminho...



Num antigo pavilhão desportivo na cidade de Paredes, bem aqui ao lado do Porto está a principal exposição deste evento internacional de arte, design e criatividade contemporâneas que abrange uma série de exposições e eventos a acontecer na cidade. Com o tema "An idea for the world on a chair", este evento envolve designers nacionais e internacionais, arquitetos, estudantes, as Universidades do Porto, de Aveiro e  a ESAD (Escola Superior de Artes e Design) de Matosinhos, o ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura), a C. M. de Paredes e o Polo de Design e Mobiliário de Paredes.

Ao entrarmos no pavilhão, somos recebidos por uma exposição fantástica de cadeiras criadas por estudantes de várias escolas locais, cada uma inspirada num consagrado artista plástico, e cedidas pelas empresas de mobiliário, também locais. Um show de cores e de criatividade, uma auténtica Cadeira Parade...






Um amplo espaço, várias exposições...




Duets, apresenta-nos cadeiras criadas por  11 famosos designers,  inspiradas em 11 personalidades representativas da sociedade contemporânea. Serão reproduzidas apenas 5 cadeiras de cada "Dueto", sendo a uma delas leiloada no dia 30 de novembro em Lisboa,  a favor do Alto Comissariada das Nações Unidas para os Refugiados.
De talentos para talentos...




"Art On Chairs International Design Competiton",  mostra-nos os vencedores de um grande concurso que envolveu designers nacionais e internacionais que criaram cadeiras para as categorias: Making Chairs, Imagining Chairs e Sustaining Chairs.
E o design vence o desafio...



Meo Chair, com a parceria da Portugal Telecom, foi um concurso dirigido a estudantes e profissionais de designer portugueses com o desafio de criarem uma cadeira com o objetivo funcional, a visualização confortável da  televisão.
E ali estão expostas as 3 vencedoras...





Mas há muito mais para ver.
Toda a programação e a descrição de todas as exposições e eventos deste em:
http://www.paredesdesignmobiliario.com/pt/go/art-on-chairs

Até 18 de Novembro, se está no Porto ou vai passar por aqui, Paredes é logo ao lado e vale a pena ver tantos trabalhos criativos a volta da... cadeira.

Mais fotos em: Facebook/OPortoencanta

Comentários