E assim, celebrou-se o Vinho do Porto e... o Porto.

Quase uma semana. Mais precisamente cinco dias de festa e animação em volta daquele que melhor representa o Porto e Portugal: o vinho do Porto.


O Porto Wine Fest,  um evento que aconteceu nos últimos dias à margem do Rio Douro, na Ribeira de Gaia, veio para ficar. Animou a cidade.
Um público fantástico entre locais e turistas, em harmonia com o vinho e a paisagem...




Promovido pela cidade que está na outra margem do rio, Vila Nova de Gaia. Porque como se diz por aqui: a melhor visto do Porto é de Gaia.

A  palavra de ordem era provar. Provar as várias marcas de vinho do Porto e cocktails de vinho do Porto.
Com a presença da principais marcas, era possível, conhecer mais sobre este vinho tão particular e especial.


Vários restaurantes da cidade estavam presentes com os seus chefs, preparando excelentes opções para acompanhar e harmonizar com o vinho do Porto.






Em espaços especiais, aconteciam workshops e demonstrações de harmonização,  comandados por vários chefs com grande participação dos visitantes. Num esforço de todas as partes para se comunicarem em várias línguas, uma vez que muitos eram turistas dos mais diversos países. Aprendeu-se muito por lá.





E nas duas cozinhas com uma vista incrível para o Porto, aconteciam duelos entre chefs a sério, ou ainda entre chefs inesperados. Pessoas conhecidas da cidade sem grandes experiências na cozinha, mas que com boa disposição se atreviam a criar pratos... inesperadamente.


Luis Filipe Menezes, Presidente da C.M. V. N. Gaia e Carlos Daniel, jornalista da RTP





Moutinho e Varela, jogadores do F.C. Porto e da Seleção.

Mas o ponto alto destes dias eram os minutos antes e depois do pôr do sol... quando as pessoas paravam ali, de frente para a cidade que dá nome a este vinho do Porto, e contemplavam o espectáculo da natureza, que ia aos poucos, mudando a luz e as cores daquele Património Histórico da Humanidade, exposto bem ali... na outra margem do rio. Inesquecível!


Mais fotos do Porto Wine Fest aqui:

Facebook/OPortoencanta: O Vinho do Porto, as pessoas e ... o Porto


Facebook/OPortoencanta: Alguns dos chefs a sério e alguns dos chefs inesperados

Facebook/OPortoencanta: Comer e beber, foi assim...no Porto Wine Fest

Comentários