O porto do Porto e o Navio Escola

O Porto tem um porto.
Chama-se o Porto de Leixões.

( O Porto de Leixões é a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal e uma das mais importantes do País. Com 5 Km de cais, 60 ha de terraplenos e 120 ha de área molhada, Leixões dispõe de boas acessibilidades marítimas, rodoviárias e ferroviárias, bem como de modernos equipamentos e avançados sistemas informáticos de gestão de navios. ) fonte: apdl.pt


Exporta para 120 países..


Recebe cruzeiros...


Tem uma ponte móvel linda que abre-se na passagem dos navios:




Eu sempre me emociono quando venho ao Porto de Leixões, porque foi aqui que há 60 anos atrás o meu pai embarcou para ir viver no Brasil e por isso eu sou uma brasileira/portuguesa.
Eu admiro muito quem embarcou num navio naquela época, com destino desconhecido, sem telefone, internet e todas os recursos que atualmente temos para mudar de vida.


Mas o povo português é mesmo assim. Pedro Álvares Cabral e seus amigos que o digam.
Navegadores e descobridores. E de navios e navegações eles entendem muito bem.

E por falar em navios e navegações, temos neste fim de semana a oportunidade de conhecer e visitar o Navio Escola Sagres, aqui no Porto de Leixões.

foto: notícias.pt.msn

O Navio Escola Sagres é utilizado pela Marinha Portuguesa para possibilitar um amplo e profundo contato com a vida do mar às sucessivas gerações de oficiais da Armada, através das viagens de instrução nele efetuadas.E para além disso faz visitas frequentes a diversos portos no mundo, para apresentação deste trabalho da Marinha.

Uma "escola" linda e imensa:






Cheio de detalhes...






E muitas cordas...





Vale a pena ver de perto este incrível navio. No Porto de Leixões.
Sábado 04|08 das 10 às 14:30 horas
Domingo 05|08 das 10 às 23 horas
Entrada gratuita

Mais fotos do Navio Escola Sagres aqui: Facebook/OPortoencanta

Comentários