Queima das Fitas? Traje Académico? O que é isso?

Quem é de fora, e anda pela cidade do Porto e pelas principais cidades de Portugal, sempre vê pelas ruas, vários jovens com estas roupas:


E sempre vem a pergunta: por que eles estão vestidos assim?
Isto é o famoso Traje Académico. Começou a ser usado na Universidade de Coimbra, que é a mais antiga de Portugal e estendeu-se por todas as Universidades do país. No início eram só os homens que usavam, mas em 1937 passaram a ser usados pelas mulheres. As da Universidade do Porto foram as primeiras a usar o Traje que servia para distinguir os universitários do restante da sociedade. Isso numa época em que frequentar uma universidade, não era para muitos. Mas a tradição ficou.
Este traje só pode ser usado por alunos que passam para o segundo ano da faculdade. Deixam de ser caloiros/calouros e então, adquirem o direito de usá-los.
E então, acontece a Queima das Fitas.
Uma semana inteira de comemorações. Não há aulas e sim muitas festividades e cerimónias.

foto: jn.pt

Quem termina o curso faz festa. Quem muda de ano faz festa, quem deixa de ser caloiro/calouro faz festa.
Tudo tem um significado, tudo é tradição universitária.
Portanto, no Porto na primeira  semana de 0lMaio, é possível ver estes estudantes e seus trajes circulando pelas ruas pois acontecem  a Serenata, o Cortejo, o Sarau Cultural, o Culto Ecumênico entre outras atividades.
E claro, como tradição tem um limite... as noites da Queima das Fitas é mesmo para os "baladeiros" por excelência com muitos concertos para os jovens se divertirem madrugada à dentro

Comentários