Vem aí a maior festa da cidade do Porto: o São João

Se você gosta de festa, muita festa, mas muita festa mesmo: não pode perder o São João do Porto.


foto:blogsapo
 A Festa de São João é a mais popular da cidade. Começa no dia 23 de Junho e acaba no dia 24, que é o dia de São João, e que foi escolhido o Santo Popular da cidade.
Imagine um Carnaval de Rua, mais um Arraial de São João e um Revellion tudo isto junto. Imaginou?
Então, o São João é assim. Uma mega festa popular. O mundo vem ao Porto e o Porto sai às ruas.
Quem não vai para a rua, faz festa em casa ou num restaurante ou num hotel. A ordem é festejar!
A cidade começa a se preparar semanas antes. As ruas ficam enfeitadas, os turistas vão chegando e no dia 23 de Junho já está tudo pronto. Sardinhas assadas é o prato obrigatório. Os assadores com carvão, vão para as portas das casas, dos restaurantes e nas varandas dos apartamentos, é a maior concentração de sardinhas assadas por metro quadrado. E começam os "bailaricos" de rua, e o típico: todos saem para a rua com aqueles martelos de plásticos, usados no carnaval e toca a bater na cabeça dos outros. Nem adianta reclamar. É lei: levar e dar martelada na cabeça uns dos outros.
Meia-noite: o auge da festa: uma super queima de fogos de artifícios à beira do Rio Douro e na Ponte D. Luis. É cosiderada uma das mais lindas queima de fogos do mundo, são mais de 30 minutos! Com muito efeito visual e sonoro.
Bom, quem ainda não está cansado segue dançando e depois vai da ribeira até a foz do Douro a pé, para ver o sol nascer na praia...e ainda bem que no dia seguinte  é feriado!

Este vídeo do Travel Channel. Mostra um pouco de tudo, vale a pena ver:





Comentários