"20 Bordallianos do Brasil". A cerâmica em exposição no Porto.

Jornalista, ilustrador, caricaturista e ceramista. Bordallo Pinheiro deixou a sua marca no cenário nacional e internacional no final do século XIX.
Fundou vários jornais humorísticos em Portugal e no Brasil e as suas caricaturas foram sempre perseguidas tanto lá como cá.
O seu trabalho  como jornalista e como ceramista, esteve sempre presente nos dois países.
O seu estilo na arte de fazer cerâmica tornou-se inconfundível e a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, hoje em dia pertencente à Vista Alegre, produz as peças com as mesmas técnicas que perduram até hoje e que as tornaram a imagem de marca da Bordallo Pinheiro.

Os "20 Bordallianos do Brasil" são 20 artistas e designers  contemporâneos, brasileiros, que foram convidados a estagiar em Caldas da Rainha, onde se encontra a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro e onde entraram em contato com todo o universo de suas peças, técnicas e materiais. O que serviu-lhes de inspiração para criarem peças únicas em referência e porque não dizer, em homenagem ao mestre e artista de estilo inconfundível.

Surge então a exposição "20 Bordallianos do Brasil" que já apresentou estas peças em várias cidades brasileiras em Lisboa e em Madrid e que  o Museu da Misericórdia do Porto e a Vista Alegre  trouxeram para o Porto.


A proposta do Museu da Misericórdia do Porto é apresentar a cada ano uma exposição de marcas portuguesas que marcaram uma época e que permanecem até os dias de hoje.
Estive na inauguração da exposição que junto com um  concerto da Orquestra do Norte na Igreja da Misericórdia abriram a programação de Natal da cidade.
Mas para a alegria dos amantes da cerâmica a exposição fica até 31 de Janeiro de 2017.

As peças são muito interessantes, diferentes e irreverentes como o próprio Bordallo Pinheiro...





o estilo do mestre está lá...





Aqui ficam as imagens de apenas quatro dos 20 trabalhos expostos. Porque se está no Porto ou vem visitar a cidade nos próximos dias, vale a pena conhecer os demais trabalhos dos "20 Bordallianos do Brasil".  Até 31 de Janeiro de 2017, no belíssimo Museu da Misericórdia do Porto, que também vale a visita e veja porque: AQUI.

MMIPO - Museu de Misericórdia do Porto
Rua das Flores, 15

Todas as informações a respeito das visitas: AQUI



Comentários