O novo e lindo Museu da Misericórdia do Porto.


placar com imagem de homem cuidando de outro homem doente


O Museu da Misericórdia do Porto, mudou para melhor.
Eu já havia feito uma visita a este museu em 2013  e já havia me encantado com a história da Misericórdia do Porto, que confunde-se com a história da cidade. Criada  no início do séc. XVI, por D. Manuel I a partir da benfeitoria de pessoas importantes e anónimas da cidade, a Misericórdia do Porto, tem importância fundamental até hoje, em várias áreas sociais, nomeadamente, na saúde, educação especial e assistência social.
Depois de um período encerrado para uma ampla reestruturação, o Museu da Misericórdia do Porto reabriu para ficar ainda mais próximo da cidade e para atrair ainda mais os turistas que não param de passar pela Rua das Flores, onde está localizado.

Fui conhecer a remodelação do museu e adorei. Apesar dos temas bastante sérios à volta da Misericórdia do Porto, o seu museu está moderno, "clean", amplo e com uma iluminação muito especial vinda das amplas janelas que dão para todo o Centro Histórico do Porto.

porta com vista para torres de igrejas

porta com vista para a Catedral do Porto
A Misericórdia e a Sé do Porto, sempre estiveram em profunda conexão

vista de telhados do Porto a partir de janela com cortina


São 3 pisos que contam a história e a importância da Misericórdia do Porto para a cidade, repletos de pinturas, esculturas e trabalhos em ouro. Todos de autoria de grandes artistas portugueses dos séculos XV a XVII.
Pinturas dos benfeitores e imagens das diversas obras que eles ajudaram a construir, tão importantes para a cidade, como por exemplo, o Hospital de Santo António, o Hospital da Prelada, o Centro Hospitalar Conde Ferreira e muito mais.

parede com várias pinturas a óleo de benfeitores da Misericórdia do Porto


Esculturas e pinturas belíssimas são o destaque das amplas salas do novo museu.
A arte sacra está muito presente .

escultura da pietá

quadros expostos de pintura a óleo de arte sacra

costas de esculturas e painel de santo pendurado na parede

duas esculturas de arte sacra no Museu da Misericórdia do POrto


O museu é bastante interativo  e está preparado para pessoas com mobilidade especiais.

mão de homem tocando painel interativo


Das coisas que me mais me chamaram a atenção no novo Museu da Misericórdia:

O Cálice da Confiança, que é resultado da fundição  de uma série de alianças de casamento que foram encontradas no espólio da Misericórdia do Porto,  doadas por anónimos que residiram nos lares da Misericórdia nos séculos XIX e XX. Uma homenagem que me emocionou... "um cálice feito de gente, das suas experiências e recordações".

cálice sagrado dourado


Destaque também para um espaço dedicado à Nicolau Nasoni, o famoso arquiteto da Torre dos Clérigos e que também construiu a fachada da Igreja da Misericórdia. Ali é possível ver alguns dos seus esboços, documentos e a sua assinatura.
Na  belíssima Sala da Administração, a homenagem é também para importantes benfeitores daquela instituição e a minha atenção voltou-se para a assinatura de Dom Pedro Duque de Bragança, o D. Pedro I do Brasil, que também foi um dos benfeitores da Misericórdia do Porto.


A Casa do Despacho, na nova versão do museu, dá um amplo destaque ao quadro Fons Vitae, uma obra de pintura flamenca, tão exuberante que vale a pena, sentar e contemplar...

mulher sentada em frente à pintura Fons Vitae


Foi a partir do sangue  que escorre do corpo de Cristo que preenche a fonte da vida deste quadro, que o artista contemporâneo Rui Chaves, inspirou-se na sua escultura "O Meu Sangue é o Vosso Sangue".
Uma espécie de continuidade do sangue que está naquela obra, naquela sala e que vai de encontro com a cidade do Porto, do lado de fora do museu.

escultura numa parede


só quem visita o Museu da Misericórdia do Porto, percebe o significado daquela nova escultura na Rua das Flores.
Tão importante é a ligação da Misericórdia do Porto com a cidade...

fachada do Museu da Misericórdia do Porto

fachadas do museu e da igreja da Misericórdia do Porto


Quem visita o Museu da Misericórdia tem acesso exclusivo ao coro alto da Igreja da Misericórdia para ter uma visão privilegiada.

coro alto e órgão ibérico da igreja da misericórdia do Porto

visão da Igreja da Misericórdia do Porto a partir do coro alto



E também, pode conhecer o belíssimo salão de exposições e eventos. Um espaço que apresenta uma fantástica arquitetura em ferro com uma ampla clarabóia e  um piso lindíssimo.

salão de eventos do museu da Misericórdia do Porto

calarabóioa do Museu da Misericórdia do Porto


O "gran finale" da visita ao Museu da Misericórdia do Porto, é a apresentação de um vídeo em 3D que nos remete ao Porto de outro tempos, onde desembarcamos na Ribeira de antigamente para chegar à Misericórdia do Porto subindo a Rua de São João, uma viagem no tempo... fantástica e imperdível!

filme em 3D do Porto antigo

Filme em 3 D do Porto antigo


Se vem ao Porto vai gostar de conhecer a história da cidade a partir das benfeitorias da Misericórdia do Porto, além de poder apreciar belíssimas obras de arte.

E se vive na cidade, vai se orgulhar ao conhecer o novo Museu da Misericórdia do Porto.
Um museu que conta 500 anos de história da cidade e que... encanta!

MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto
Rua das Flores, 15 Porto

Mais informações em:

De Outubro a Março: das 10 às 17h30
De Abril a Setembro: das 10 às 18h30

Encerrado nos dias 24 e 25 de Dezembro e 01 de Janeiro.









Comentários