sábado, 13 de agosto de 2016

Do Porto para Santiago. Os últimos Kms em Portugal, na etapa até Valença.

Depois de um dia quente, difícil e de dizer até já à Casa da Oliveirinha em Agualonga, o dia amanheceu bem mais fresco e saímos em direção à última etapa em Portugal do Caminho Português de Santiago, bastante motivadas por termos conseguido ultrapassar a tão temida Serra da Labruja...

Mas ainda assim, conscientes de que a partir de agora, também iríamos encontrar outras subidas, não tão acentuadas, mas até Santiago de Compostela seria sempre a subir.
Esta seria a última etapa em Portugal. O nosso destino era a Fortaleza de Valença, a aproximadamente 19 kms.

Decidimos então desfrutar ao máximo esta nossa caminhada em solo português, apreciando toda a beleza do Alto Minho...

Muito próximo de Agualonga chegamos a Rubiães, de onde partem a maioria dos peregrinos desta etapa...

Como por todo o Caminho, os trabalhadores do campo já estão por lá, certamente há horas!

Nesta etapa fomos presenteadas com a beleza do rio Coura...

E por uma indicação muito interessante. O local onde nasceu a primeira seta amarela que indica os Caminhos de Santiago desde os anos 90!

Quase ao fim de Maio, a Primavera faz o Caminho ser ainda mais encantador. Recomendo e muito, para quem tiver a oportunidade de o fazer, que o faça nesta altura do ano. É lindo!

Nesta etapa, as estradas romanas começam a aparecer...

Este é um percurso muito agradável, tanto para o físico como para a mente, porque cumprimos uma etapa muito difícil no dia anterior e por isso, seguimos confiantes...

Com a companhia do melhor que a natureza pode nos proporcionar e dos outros peregrinos...

As placas e avisos estão sempre no Caminho a nós encorajar !

Tantos kms!!

tantos pormenores a nos encantar!

pedir forças para Santiago nunca é demais

E assim chegamos ao nosso destino final.. Valença e a sua imponente Fortaleza.

Das coisas que também nos encantam no Caminho: ver, deixar de ver e rever os peregrinos é uma constante. Nossas amigas americanas, que deixamos de ver quando saímos de Agualonga, voltamos a revê-las em Valença equando isto acontece é sempre uma alegria.

É hora de dar descanso ao corpo e às bolhas... no agradável Residencial Portas do Sol em pleno interior da Fortaleza, com todo o conforto que precisávamos.
Fácil localização, quartos amplos e ao mesmo tempo aconchegantes. Com simplicidade e requinte à mistura...

... e com uma surpresa inesquecível! À nossa espera, na nossa última estadia em Portugal,  o melhor alvarinho português, que nos foi enviado pela Adegga Portugal graças ao incansável promotor dos vinhos portugueses pelo mundo, o André Ribeirinho e a sua fantástica equipa.

conheça mais o Adegga Portugal: AQUI

E os vinhos da Quinta de Soalheiro: AQUI

A melhor companhia para o nosso arroz de marisco naquele último jantar em Portugal antes de seguirmos o nosso Caminho...

Obrigada André Ribeirinho, equipa do Adegga e Soalheiro por fazerem parte do nosso Caminho!

foto: creativelena.com

Dica desta Etapa:
Apesar de muitos guias e livros sobre o Caminho Português de Santiago, sugerirem a passagem por Valença e seguir até Tui para dormir. A minha dica é que você pare em Valença para apreciar mais uma vez a gastronomia portuguesa e conhecer a Fortaleza que é uma das principais fortificações militares da Europa com 5 kms de perímetro amuralhado, conforme pode ver nesta foto do VisitValença:

O nosso muito obrigada à D. Isilda Salvador do Turismo de Valença.
Conheça mais sobre esta belíssima Fortaleza e tudo o que pode ver em Valença: AQUI

Depois do merecido descanso, vale a pena acordar cedo e antes de seguir em frente no Caminho, não deixamos de explorar a beleza com mais de 2000 anos de história, uma vez que a primeira muralha de Valença vem da Idade do Ferro, que foi completada com a segunda edificação construída nos séculos XVII e XVIII.

As ruelas, os edifícios, as lojas tão procuradas pelos vizinhos espanhóis, a muralha e a vista, mostram porque vale a pena parar em Valença... com calma!

matando as saudades dos azulejos do Porto

E como tantos outros peregrinos que estavam em Valença, seguimos as setas amarelas e saímos da Fortaleza... continuando o Caminho rumo à Galiza...

Ainda a tempo de mais uns cuidados com as bolhas...

foto: creativelena.com

E dizer até já para Portugal...

...para adentrarmos em terras espanholas. Acompanhe!