terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O Centro Interpretativo da Casa do Infante. A História dos Descobrimentos e o Porto.

O edifício do século XIV que foi a antiga Alfândega do Porto, hoje é conhecido como a Casa do Infante e é um museu que para quem gosta de história deve visitar, porque vai conhecer a história da cidade do Porto relacionada com a sua vida comercial e mercantil.
A beleza daquela construção medieval abriga documentos, objetos e a história de um Porto mercantil.

Mas, nos aposentos das antigas torres daquele edifício, durante um longo período em que o rei João I de Portugal e a rainha Filipa Lancester estiveram na cidade do Porto, nasceu o Infante Dom Henrique, que há 600 anos atrás, partiu dos mares de Portugal para descobrir o mundo. Hoje é conhecido como o patrono dos Descobrimentos.

Assim era o edifício da Alfândega, construído no séc. XIV, onde nasceu o Infante D. Henrrique.
Veja mais sobre o museu Casa do Infante neste post AQUI

Na Casa do Infante, também é possível conhecer  uma nova ala, moderna e totalmente dedicada ao próprio Infante D. Henrique e os descobrimentos portugueses...




Orgulho! 

Por entre pedras medievais, através de muita informação, vídeos e interatividade vamos conhecendo muito mais sobre este portuense que foi tão importante para a história dos descobrimentos e das grandes expedições marítimas...






Os "mundos" que ele e seus seguidores descobriram...






roteiro da viagem de Vasco da Gama à Índia

A importante relação da cidade do Porto com os Descobrimentos...



"Como nenhuma outra, a cidade do Porto assumiu no nome a vocação que pretendia assumir. Eis um burgo seduzido pelas navegações que ajudaram a moldar-lhe a identidade. No séc. XV os seus navios frequentavam todos os grandes portos da Europa e os seus cais e praias animavam-se com as cargas e descargas de muitas e ricas mercadorias"




Esta identidade ultrapassou séculos e ainda pertence à cidade nos dias atuais.
O Porto é moderno, aberto para o mundo e histórico!



A identidade do Porto está na Casa do Infante...






Para os visitantes brasileiros, o Centro Interpretativo reserva uma série de informações relacionadas com os descobrimentos. Como a interpretação da flora e da fauna naquela época...







Algumas  missões jesuítas que também saíram daqui do Porto em direção ao Brasil...




e a  saída de Pero Vaz de Caminha, da Casa da Moeda, na Alfândega, onde trabalhava, para se juntar à expedição de Pedro Álvares Cabral. Tornado-se ele responsável em comunicar ao reino de Portugal, o descobrimento do Brasil.



E por falar em Casa da Moeda, no Centro Interpretativo, também vamos conhecer mais sobre a história da produção das moedas portuguesas  e as explorações de metais em várias partes do mundo...






E que bom que este museu agora conta-nos muito mais sobre a relação da cidade do Porto com os descobrimentos portugueses!



Vale a pena visitar. Quem vive no Porto, vai se orgulhar ainda mais da história desta cidade.
E quem vem visitar e gosta de História não deve perder. Principalmente se vem do Brasil, vai se encantar com a relação da História do Brasil com o Porto.

Um museu e a história de uma cidade... que encanta!

Museu Casa do Infante e Centro Interpretativo
Rua da Âlfandega, 10 Porto
tl. +351 222 060 400
casadoinfante@cm-porto.pt

De 3ª à Domingo das 10 às 13h e das 14 às 17h30
Gratuíto aos fins de semana

Durante a semana: 2,20 euros


Nenhum comentário:

Postar um comentário