terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Castelbel. Uma marca do Porto para o mundo.

Quando eu conheci o Sr. Aquiles Barros, fundador da marca Castelbel Porto,  em Novembro do ano passado na ocasião em que os seus produtos começaram a marcar presença na loja G'S Collection, na Av. Boavista, ficou a promessa de ir até a fábrica da Castelbel para conhecer mais da história desta marca de sucesso que leva o nome do Porto para diversos países.




E lá fui eu em direção ao Castelo da Maia, na região do Porto. Daí vem o nome da Castelbel.
O nome do local onde a fábrica foi fundada e existe até hoje e do segmento que os produtos nos remetem: beleza.

Com muita simpatia e boa disposição, o sr. Aquiles Barros além de contar a história da Castelbel, mostrou-me ao pormenor os processos de produção dos diversos produtos que saem do Castelo da Maia, no Porto para mais de 50 países.

A Castelbel é uma marca de luxo que produz sabonetes, cremes para as mãos e para o corpo e vários produtos decorativos com extremo bom gosto e aromas deliciosos.

A história da Castelbel começou em 1999, mas desde que o Sr. Aquiles nasceu, os sabonetes já faziam parte da sua vida. Afilhado do dono da empresa Ach Brito (também de sabonetes), o curso de Engenharia Química já seria o seu destino, para a seguir fazer parte da empresa do padrinho.

Mas a vida dá voltas, e a oportunidade de começar a sua própria marca, surge numa altura inclusive que ele dava aulas na Universidade do Porto.
Apesar da estabilidade da carreira de professor universitário, ele agarrou esta oportunidade  e em finais de 1999, fundou a Castelbel Porto com 9 funcionários.  Que em 2003 já eram 15. Em 2006 eram 37, em 2012 já eram 56 e hoje 150 pessoas trabalham, nesta empresa com uma história de sucesso, mesmo na época em que Portugal atravessou uma forte crise financeira, o Sr. Aquiles conta orgulhosamente, que sempre resistiu e acreditou. Poderia, deixar de lado tudo isto e seguir comodamente a dar aulas na Universidade, mas não.
Acreditou no potencial da Castelbel, confiou nas pessoas mais próximas, delegou, investiu nos bons profissionais e a marcas nunca parou de crescer.
Primeiro, tinha um único cliente nos Estados Unidos da América.  Mas depois, novamente com as voltas que a vida dá, o cliente foi embora, mas surgiu então um sócio inglês, cuja empresa desenvolvia padrões com design exclusivo para produtos e embalagens e que andava em Portugal a procura de um fornecedor de sabonetes e outros produtos nesta área. E pronto. Surgiu este casamento: produto de qualidade com imagem forte e de extremo bom gosto.



Com o orgulho, o Sr Aquiles mostra no show-room  as séries mais importantes produzidas na empresa e vai explicando cada pormenor de tantas embalagens lindas!

um sabão embalado como uma remessa

a tradicional chita portuguesa

cores e fragrâncias tropicais

edição fadista Amália Rodrigues

edição pintora Paula Rêgo

que tal uma massagem?

linha natural


Tudo desenhado com exclusividade. Personalizado...



difusor de ambientes 

a marca Portus Cale é também o orgulho do Sr. Aquiles que tanto ama a cidade que deu o nome a Portugal...



O conceito da Castelbel é: não vendemos sabonetes, vendemos presentes.

E é a mais pura verdade. Porque ao entrarmos na sala de embalagens, vemos dezenas de senhoras embalarem um a um, como se fossem um autentico mimo... de luxo.







Todas muito concentradas, neste trabalho que já é quase a fase final da produção.







Um mundo de cores, formatos e aromas!







E  para ver como isto tudo é feito, o Sr. Aquiles me conduz por uma viagem à grande sala de produção.
Uma "sala de provas" faz pequenas amostras para testar e aprovar fragrâncias...



Depois grandes máquinas e esteiras fazem aparecer os sabonetes ...




Não estamos falando de quantidades exorbitantes. Segundo o Sr. Aquiles, isto afetaria a qualidade dos produtos. 




Um espaço que eu me encantei...  é onde um senhor que eu posso chamar de artista faz os moldes que vão personalizar cada novo sabonete. Ferramentas e artes...






o orgulho de fornecer para as Galerias Lafayette em Paris






Imensas prateleiras armazenam toda a produção para a partir dali seguirem para os clientes espalhados em todo o mundo... Dos seus principais clientes estão o El Corte Ingles e a Zara Home.






O padrão da Portus Cale marca imenso a presença portuguesa no mundo.
Até porque a Castelbel Porto participa nas principais feiras internacionais de decoração, como a Maison&Objet em Paris, Homi em Milão e Ambiente em Frankfurt...




No Brasil, a Castelbel não está presente e por isso eu vejo sempre os turistas brasileiros a se encantarem quando estão diante destes sabonetes grandes, cheirosos e lindamente embalados!



Do Porto para o mundo. Histórias de sucesso que encantam!

Castelbel Porto
www.castelbel.com

4 comentários:

  1. Lindo post Rita e bem cheiroso! :) Amei!

    ResponderExcluir
  2. Rita, que post fantástico!
    Adoro a Castelbel e surgiu uma dúvida: eles não comercializam shampoos?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá! A fábrica pode ser visitada? Obrigada

    ResponderExcluir