A incrível e quase secreta Galeria de Grafites do Porto

Pouca gente conhece. É quase um segredo.
Se fosse realmente um segredo, merecia ser totalmente revelado.
E é assim que eu começo a apresentar a incrível Galeria de Grafites do Porto.


Por  detrás do atelier do escultor José Rodrigues, na Fundação que leva o seu nome,  fazendo parte do que eu chamo de pólo multi-cultural que é a Fábrica Social, existe um edifício quase que totalmente destruído que ficou disponível  em 2010 para um evento de street art,  onde os mais importantes grafiters de Portugal, muitos deles com trabalhos em galerias ou intervenções urbanas em outros países da Europa, dedicassem horas a fio para deixarem ali naquelas paredes e muros do que um dia já foi uma fábrica de verdade as suas criações tão particulares e especiais. As imagens ficaram. E temos então uma autentica galeria de arte moderna :





No exterior, às vezes com surpreendentes companheiros:


E no interior de alguns corredores que ali ainda existem, circulamos por entre esta que é uma manifestação artística, cada vez mais presente no nosso dia-a-dia:




As janelas sem vidros, as paredes a cair e a vegetação, fazem muitas vezes o papel de molduras:



 


Ao circular por ali, no meio daquele clima sinistro por entre paredes em ruínas, galhos e folhas espalhados pelo chão, restos de materiais, fiquei com a absoluta certeza: as coisas acabam, mas a arte permanece.

 

A partir de 2020, a Fundação José Rodrigues e a sua Galeria de Grafites, vão estar em remodelação e por isso não estarão abertas ao público.

www.fejoserodrigues.pt 

Mais fotos em: Facebook/OPortoencanta

Comentários