O Jogo de Tabuleiro... do Porto.

0Jogo de Tabuleiro do Porto

Para quem adora a cidade do Porto!


Quando fui convidada para o lançamento do novo jogo de tabuleiros da MEBO Games, uma empresa portuguesa especializada em jogos deste género, nunca imaginei que iria encontrar o Porto tão bem representado num jogo de tabuleiro!! 
Fiquei encantada com a riqueza de detalhes! Era apenas um tabuleiro.... mas tudo de mais importante da cidade estava ali.
Eu não era a única que estava surpreendida com aquele visual fantástico sobre a mesa.. Várias pessoas que ali chegavam já iam logo se aproximando do Orlando Sá, o criador do jogo.
Nascido bem próximo da cidade do Porto, em Vila do Conde, é um apaixonado pela cidade onde se formou em arquitetura na Universidade do Porto. Outra das suas paixões são os jogos de tabuleiro, e foi desafiado pela MEBO Games a criar um jogo sobre a cidade que está mais do que na moda e que tem sido o destino que todos querem conhecer nos últimos tempos: o Porto.
Orgulhoso da sua criação, o Orlando Sá pacientemente foi explicando a todos as regras do jogo e o objetivo do mesmo.

pessoas atendendo as regras do Jogo de Tabuleiro do Porto


Porto - o Jogo de Tabuleiro:

É um jogo para toda a família (ideal para maiores de 8 anos) e para o convívio entre amigos. Pode ser jogado entre 2 e 4 participantes e tem a duração média de 50 minutos. O objetivo é
construir o maior número de edifícios históricos da Ribeira e por ser relativamente rápido, ao fim de cada partida, os jogadores se vem estimulados para jogar novamente, buscando então um novo nível de pontuação.
Na ilustração feita por Luís Levy Lima, os recantos e pormenores da cidade vão fazendo a diferença a cada jogada.
Neste tabuleiro, nada foi esquecido. O vinho do Porto, o dragão, os barcos rabelos, a francesinha, o São João, a torre dos Clérigos e todos os monumentos da cidade. Sem contar as pessoas típicas do Porto.
A ilustração ficou tão fiel à cidade, que no verso do tabuleiro, existe uma reprodução da mesma, pronta para ser emoldurada e pendurada na parede.
O jogo vem acompanhado de um manual bem pormenorizado e ilustrado. Em vários idiomas.
Passou vários meses em teste por vários especialistas em jogos de tabuleiro e a todos eles a MEBO Games, faz um gentil agradecimentos no próprio manual do jogo.

Manual do Jogos de Tabuleiro do Porto


A MEBO Games e os seus jogos de tabuleiros:

A empresa surgiu em 2010, a partir da paixão do seu proprietário, o  Gil d'Orey, um apaixonado por viagens, por Portugal e por obviamente jogos de tabuleiro.
Muitos dos jogos estão relacionados com a história de Portugal, com algumas cidades e com as tradições, como é o caso de um dos últimos lançamentos, o jogo Arraial que está relacionado com as festas dos Santos Populares de Lisboa.
O jogo Estoril 1942 também é um dos mais apreciados. É um jogo relacionado à espionagem, cujo cenário principal é o Cassino do Estoril.
Mas a história de Portugal também passa por vários jogos da MEBO Games como por exemplo o Caravelas e o D. Afonso Henriques. Outros destinos também são temas, como é o caso do Istambul.

Caixa do jogo Estoril 1942

Mesa com jogo de tabuleiro


Em conversa com o Gil d'Orey da MEBO Games, vim a saber mais sobre um universo até então, super desconhecido para mim: o jogo de tabuleiro.
Vim a saber que todos os anos acontece em Essen, na Alemanha, a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo. É a SPIEL, que reúne mais de 1.200 expositores e recebe mais de 190 mil visitantes a cada edição. E na próxima, em Outubro de 2019, o jogo Porto vai ser um dos lançamentos apresentados pela MEBO Games.
Conheci também o Miguel Rodrigues do Rangers Póvoa Clube, que é uma das associações do país que reúne amantes dos jogos de tabuleiro para simplesmente... jogar e trocar experiências.
E é por este caminho que o seu filho, ainda numa faixa etária dos 10 anos, gosta de seguir. Longe dos jogos eletronicos dos smartphones e tablets.
O Miguel Rodrigues contou-me que existem muitas pessoas em Potugal que se reúnem nomeadamente nos fins de semana para jogar os jogos de tabuleiro. E anualmente acontece o InvictaCon que é um Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto, que já vai na 13 edição e em 2019 acontece em Novembro em Gondomar.

Um mundo que acabo de descobrir e da melhor maneira. Através de um jogo como Porto como tema.
E por isso, já estou a praticar cá em casa, na companhia de um bom vinho do Porto!

jogando o Jogo de tabuleiro do Porto com vinho do Porto


Se vive em Portugal ou vem visitar o país e quer levar o Porto para jogar em sua casa pode encontrá.lo facilmente na Fnac, no El Corte Inglés, no Continente e também comprar on-line no site:

www.mebo.pt 


Vem para o Porto e região?


mãos e azulejos no Porto






quarto de hotel no Porto

Comentários

Postar um comentário