Do Porto para... Ovar. Para aprender a fazer o Pão-de-Ló de Ovar.

Pão-de-Ló de Ovar, só pode ser produzido, como o mesmo nome diz... em Ovar.
E isto é um assunto levado muito a sério, até porque trata-se de uma maravilha da doçaria tradicional portuguesa que no ano passado foi certificada pela União Europeia e recebeu o carimbo de Indicação Geográfica Protegida.




Por isso para levar esse nome tem que ser produzido no município de Ovar, com produtos da terra.
Além de uma série de critérios que mantém o mesmo padrão de qualidade.
Este bolo fofíssimo, cremoso, com uma textura única e com um formato exclusivo, é adorado por muitos!


Quem resiste a esta delícia que harmoniza tão bem com um bom vinho do Porto?


Este é um dos muitos motivos que vale a pena ir do Porto até Ovar. E para quem está viajando de carro por Portugal, vale conhecer esta pequena cidade entre Aveiro e Porto, que é tão grande em tantas coisas.
E o Pão-de-Ló de Ovar, comido em Ovar, tem um gosto certamente mais  especial.

Mas para quem gosta de viajar e aprender a fazer... a Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar, organiza visitas às fábricas/doçarias, que abrem as suas portas para aprendermos os segredos desta maravilha portuguesa.

Na ocasião da minha visita àquela cidade, junto com  o Turismo de Ovar fui fazer o que mais gosto: aprender a fazer o que é típico daquela região na Doçaria Cruz...

Ovos... muitos ovos, bem menos açúcar e farinha são os únicos ingredientes...





Enquanto prepara as formas em barro revestindo-as de papel, a Sandra Cruz, vai contando as histórias do pão-de-ló, da Doçaria Cruz e de todas as características únicas deste bolo único, cuja receita existe desde o séc XVIII, e que acredita-se que a receita foi passada por uma freira de algum convento para algum familiar de Ovar...



Bater os ingredientes em grandes batedeiras industriais é preciso, mas as experientes mãos da Sandra é que vão determinar se a massa está no ponto!






expriência é um dos segredos!
Quando a massa está pronta para ir ao forno, é a temperatura e o tempo que vão ditar os outros segredos para que se chegue ao cozimento certo que mantém a umidade por dentro e por fora recebe uma cor levemente acastanhada...



mais um dos segredos...



Os pequenos são chamados de Infante e são uma excelente escolha para uma sobremesa individual 
Se vem ao Porto e vai viajar por Portugal, saiba que Ovar está a menos de 30 minutos do Porto e além de provar esta maravilha com Identificação Geográfica Controlada, pode conhecer tudo sobre a sua produção.
A Associação de Produtores do Pão-de-Ló de Ovar organiza esta atividade para grupos de no mínimo 10 pessoas, o custo é de € 3,50 por pessoa.
Mais informações: appaodelodeovar@gmail.com

Porque as delícias portuguesas... encantam!




Comentários