segunda-feira, 8 de maio de 2017

Do Porto para... Melgaço. Terra do Alvarinho.

Localizada a 150 kms a norte do Porto, a sub-região Monção-Melgaço constitui a Rota do Vinho Verde Alvarinho. 
A região dos vinhos verdes, começa logo bem próximo do Porto, mas é lá em Monção e Melgaço que a casta nobre Alvarinho está extremamente adaptada devido as condições não só de solo, clima e localização entre serras e fragas, mas também por um trabalho coletivo de experiências passadas por gerações que fazem dos vinhos Alvarinho, vinhos tão únicos e especiais. 
Aquela região produz vinhos desde a segunda metade do séc. I a.c. mas foi em 1908 que aconteceu a delimitação da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Fui até Melgaço, numa viagem organizada pela Revista de Vinhos conhecer mais sobre o vinho verde Alvarinho, visitando a Feira do Alvarinho e do Fumeiro, e além disso, conhecer  mais sobre os sabores e saberes daquela região tão linda à norte de Portugal, repleta de paisagem natural...

apenas uma hora e 40 minutos de carro, separam o Porto de Melgaço
A vila de Melgaço tem mais de 700 anos. 
No centro encontra-se um castelo e suas ruelas e construções históricas...





Adorei andar por entre aquelas paredes com história!



o Solar do Alvarinho, fica no interior do castelo
Bem ali ao lado, acontece todos os anos a famosa Festa do Alvarinho e do Fumeiro. Milhares de visitantes deslocam-se até Melgaço nesta altura do ano, para desfrutar durante 3 dias, de uma festa onde o vinho verde Alvarinho é o rei, mas o fumeiro e os produtos regionais também recebem destaque.
Showcookings, restaurantes, música e muita animação fazem de Melgaço um destino certo quando decorre a Festa do Alvarinho e do Fumeiro. 
Pode acompanhar o calendário das próximas edições desta famosa festa do Norte de Portugal: AQUI.








Showcooking com a mediática chefe Justa Nobre

Melgaço é perfeito para quem quer fazer enoturismo e conhecer mais sobre os vinhos Alvarinho.
Vale a pena ficar por lá dois dias (ou mais), conhecendo uma região belíssima de Portugal, principalmente se o seu interesse é vinhos, gastronomia, turismo de natureza e patrimonio.
Conheci nesta viagem, o Monte Prado Hotel & Spa, um hotel muito confortável, com 43 quartos, restaurante, spa, piscina e ótima localização...

reserve o Monte Prado Hotel & Spa: AQUI

Produtora de um dos melhores vinhos Alvarinho de Portugal, a Quinta do Soalheiro, recebe para visitas a volta dos seus vinhos e produtos regionais à base de porco bísaro. 
Uma quinta familiar com história e que já vai na quarta geração, está localizada mesmo às margens do rio Minho com vista já para Espanha, e para além das plantações de vinhas, e da adega, possui uma charmosa sala de provas com uma vista fantástica...




rio Minho





a super simpática  Lúcia Barbosa, profunda conhecedora dos vinhos da Quinta do Soalheiro


E muito próximo dali, na Quinta de Folga é possível, através de reserva antecipada, desfrutar dos melhores sabores à base de porco bísaro, harmonizando uma excelente refeição regional dos vinhos da Quinta do Soalheiro.


Num cenário mágico um almoço prá lá de especial. Onde a mesma família  está a frente  deste projeto, preservando a ligação histórica, utilizando o engenho e a arte de saber fazer tradicional, passados de geração em geração. Mantendo o requintado sabor...






Para marcar uma visita à Quinta do Soalheiro e/ou um almoço na Quinta de Folga veja o site: AQUI

Melgaço tem uma paisagem maravilhosa por entre as estradas, o cenário é lindo!



E por fim, ainda em Melgaço, mais uma sugestão para uma refeição bem tradicional em ambiente muito familiar, é o restaurante Adega do Sossego...



A tradição da comida do Minho e dos vinhos de sua própria produção. fazem deste lugar um dos mais procurados em Melgaço.

A minha ida a esta região, não ficou somente no enoturismo. O dia seguinte foi intenso.~
Fui a uma aldeia típica portuguesa onde eu conheci lugares e pessoas muito especiais...


E fiz, o que eu mais adoro fazer: turismo criativo! Mas é assunto para um próximo post. Acompanhe!!


Aqui um vídeo de alguns momentos deste primeiro dia em Melgaço...




Um comentário:

  1. Gostei muito da sua postagem, Rita Branco.
    Resido no Algarve a sua reportagem parece vinda de um região exótica.
    Dias agradáveis.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir