domingo, 9 de abril de 2017

Livraria Académica. Mais um "quase segredo" para visitar no Porto.

Ao sair da  Livraria Académica há alguns dias, eu só me perguntava:
Por que é que eu nunca tinha entrado ali durante os meus quase 12 anos de Porto???
Eu já havia passado por lá muitas vezes e claro que já havia fotografado aquela fachada tão charmosa!! Mas nunca havia entrado...




No fim de Março, num passeio pela cidade com a minha amiga também brasileira, Luíza Antunes do blog 360meridianos, decidimos entrar.
Que surpresa! até onde podíamos ver, a livraria era pequena com prateleiras repletas de livros encadernados no melhor estilo. Aquilo tudo, fez-me lembrar as estantes da minha casa em São Paulo, preenchidas pelo meu pai, um transmontano que só tinha a quarta classe, que atravessou o oceano, mas que nunca deixou de ter o gosto pelos livros e colecionava-os quase que obsessivamente...



Assim que entramos, o Sr. Nuno Canavez veio receber-nos com uma atenção encantadora e... assim que reconheceu o nosso sotaque, veio logo falando da sua paixão pelo Brasil e pelos lugares que lá conheceu.
Não pense que o Sr. Nuno conheceu apenas os lugares que normalmente os turistas estrangeiros preferem conhecer no Brasil. Ele conheceu um Brasil que muitos dos brasileiros não conhecem. A Amazónia por exemplo, é um desses lugares.
As viagens a lugares muito especiais ao Brasil, foram inspiradas nas viagens que ele fazia ali mesmo na livraria, a partir dos muitos livros sobre o país tropical que ali se encontram,..
Não só naquelas prateleiras às nossas vistas, mas no piso superior, onde o sr. Nuno tem orgulho em nos mostrar...




Bem.... aquele piso superior da Livraria Académica, é realmente espetacular!
São milhares e milhares de livros, que o Sr. Nuno já nem sabe nos dizer se são 20.000, 30.000 ou mais.
Segundo ele, "Uma livraria é o comércio mais bonito do mundo". E é verdade. Aquela em especial tem uma beleza diferente, porque está cheia de histórias, livros lindamente encadernados, portugueses, brasileiros de várias partes do mundo...







Várias personalidades da nossa história e literatura estão ali representados...


o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, nas suas passagens pelo Porto, sempre que podia, passava pela Livraria Académica 




A Livraria Académica, tem mais de 100 anos, foi fundada em 1912 por Joaquim Guedes da Silva, que era o patrão do Sr. Nuno Canavez, que foi para lá trabalhar quando ainda tinha 13 anose de lá nunca mais saiu. Já lá vão quase 70 anos!  E por isso, hoje a Livraria lhe pertence, junto com o filho que tem o mesmo nome e que vai seguindo a mesma paixão do pai, pelos livros, raros e usados.

A grande maioria dos livros que ali encontramos, são coleções que pertenceram à senhores ricos da cidade e região Norte, que após a sua morte, eram vendidos pelas suas esposas à Livraria Académica.
Por isso as capas tão lindas de uma época em que era comum que os livros fossem encadernados com tanto capricho.

E a cada momento o Sr. Nuno lembrava-se de mostrar mais algo bonito e curioso. Como um legítimo transmontano de 86 anos, não faltou histórias carregadas de emoções, uma vez que ele estava diante de uma filha de transmontano que a cada história, também ia se emociando. Por mim ficaria lá até o horário de encerramento, a ouvir tantas coisas que ele tinha para contar...


Mas não foi só o Brasil que o Sr. Nuno conheceu, ele já viajou para todos os lugares que podemos imaginar e tem orgulho de dizer que andou pela Muralha da China.
Mas nos lugares que ele viajou, ele fez questão de ir ao sítios mais especiais e diferentes que só aqueles livros naquele seu mundo em pleno Porto lhe mostravam... e a partir das descobertas dos livros ele aí então viajava.

Além disso, mostra-nos com orgulho dois livros de sua autoria, e claro, encadernados impecavelmente e dignos de quem precisa fazer uma pesquisa sobre tudo o que já foi publicado sobre Trás-os-Montes e o alto Douro.
Um amor incondicional por uma região!




Não nos deixou ir embora sem ir buscar um livro que tocou profundamente o meu coração...


Ah... as palavras de Miguel Torga:

"Percorra-se o planeta. Onde estiver um transmontano está qualquer coisa de específico, de insubstituível. E por que? Porque, mesmo transplantado, ele ressuma a seiva de onde brotou."

E de uma carta que ele escreveu ao romancista e poeta brasileiro Ribeiro Couto:

"Nasceste num virginal e maravilhoso país onde vale a pena ser poeta: há lá muito que cantar.
Um grande abraço do teu           
Miguel Torga"

Um livro que vou guardar para sempre. E certamente voltarei para mais conversas com o Sr. Nuno, naquele pequeno grande mundo "quase secreto" da Livraria Académica...






Se gosta mesmo de livros, nomeadamente dos livros raros (e não só, porque hoje em dia na livraria também encontram-se livros mais comerciais), não pode deixar de conhecer a Livraria Académida e o sr. Nuno Canavez. 
Diga-lhe  de onde veio, e ele certamente terá uma história para contar!

Livraria Académica
Rua Mártires da Liberdade, 10 - Porto
tl. +351 222 005 988
livraria-academica@sapo.pt






2 comentários:

  1. Esse lugar deve ser incrível! Cheio de história e conhecimento! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo Karine!!! Obrigada pelo seu comentário. beijos!

      Excluir