terça-feira, 3 de maio de 2016

Do Porto para Santiago de Compostela. Em breve, uma experiência incrível.

E o meu Caminho Português de Santiago a partir do Porto vai começar dentro em breve...

Da Sé Catedral, no Porto até a Catedral de Santiago de Compostela
O escritor Paulo Coelho colocou Santiago de Compostela no mapa dos brasileiros, através do seu livro O Diário de um Mago, que foi um dos livros mais vendidos no mundo, lançado em 1987, baseado na sua experiência ao fazer o Caminho Francês de Santiago em 1986.
Como tudo com muito sucesso, existem várias opiniões diferentes, a respeito do seu relato.

Eu nunca li o livro do Paulo Coelho e confesso que quando cheguei ao Porto para viver, via muitas indicações do Caminho Português, fui algumas vezes a Santiago, de carro, mas não me sentia tão impulsionada a fazer o Caminho.

Um filme mudou os meus pensamentos.
The Way, estrelado por Martin Sheen, é um filme que fala de reflexões, amizades e sobre muitos motivos que podem levar as pessoas a fazerem o Caminho de Santiago. Inclusive, os mais surpreendentes.

foto:theway.com

Quando comecei a escrever o Porto encanta e passei a pesquisar mais  sobre a cidade e a fazer vários percursos históricos e culturais promovidos pela Câmara Municipal do Porto, um percurso cujo folheto ainda tenho guardado, não por acaso, começou a criar o que os portugueses chamam de "o bichinho" dentro de mim, a respeito do Caminho.



Veja AQUI o post sobre este percurso a respeito dos peregrinos no Porto



Lendas e histórias sobre a passagem do corpo de Santiago pelo mar de Matosinhos, também despertaram pouco a pouco a determinação de ir a Santiago a partir do Porto. Conheci algumas delas através de um percurso com o Joel Cleto, famoso historiador da cidade...

Ver o post sobre este percurso com o Joel Cleto: AQUI
Durante os últimos anos, principalmente nos 4 anos que escrevo este blog, muitos peregrinos cruzaram os meus caminhos pelo Porto...

Num dos primeiros posts do meu blog, estes peregrinos a treinar para o Caminho na Foz, chamaram a minha atenção. Ver AQUI

solitários ou acompanhados


Estes fizeram o Caminho Francês e depois de Santiago vieram para o Porto à pé - fazendo o Caminho Português ao contrário

estes são holandeses. Fizeram o Caminho Francês para Santiago, mas depois vieram para o Porto conhecer a cidade antes de apanharem o avião de volta para casa. O de camisa escura estava pintando a Ribeira numa aquarela, para levar de recordação.

Póximo à Torre dos Clérigos, uma loja tem sempre os sinais de que por ali passam os peregrinos

Já estava mesmo certa de que iria fazer o Caminho, só me faltava saber a melhor altura. E decidir se o faria sozinha ou acompanhada.

Até que em Outubro do ano passado,  a minha amiga austríaca  Elena Paschinger, autora do blog Creativelena, ofereceu-me um guia do Caminho Português de Santiago e disse-me: "Rita, um dia vamos fazer o nosso Caminho. É um sonho."

Ora... os sonhos são para realizar. E há poucos meses atrás, depois de ajustarmos as nossas agendas, decidimos: Vamos lá!

Duas Bloggers Um Caminho. Este é o nosso destino, o nosso projeto.

Como somos duas bloggers apaixonadas pelos nossos trabalhos, decidimos, além de fazer o Caminho, no seu sentido puro de peregrinação, vamos também divulgar o Caminho Português de Santiago, para os nossos seguidores.
Mostrando as suas belezas, as paisagens fantásticas do norte de Portugal e da Galiza, a gastronomia, dar a conhecer ótimos lugares para hospedagens, muitas dicas e sugestões.

#DuasBloggersUmCaminho

Vamos mostrar tudo nas nossas redes sociais e nos nossos blogs.

A partir do momento que definimos a data da nossas saída do Porto. A Elena Paschinger tratou da sua passagem para o Porto, para sairmos da Sé Catedral. E desde então não paramos de pensar em todos os detalhes...


ouvindo os conselhos da amiga Cristina Neponucemo que fez o Caminho Português

as credenciais já estão nas mãos

Além de... tratarmos da preparação física. Claro!
Ela, em Krems na Áustria, ou em qualquer parte do mundo já que é uma travel blogger profissional.

conheça uma paisagem incrível na Áustria onde a Elena andou a treinar para o Caminho: AQUI

E eu, por todos os cantos do Porto e arredores...


Os meus treinos diários estão sendo acompanhados pelos seguidores da rede social  Snapchat (na sua maioria brasileiros) espalhados pelo mundo e que dia após dia estão me incentivando... e muito!

indicação da snaper: Adriane a partir de Seattle - EUA (snapchat: adriradu)



Recomendação da Nicole Plauto a partir de Berlim: snapchat: agendaberlim:

Dica da Magê de Milão. Snapchat: milaonasmaos
Tina Wells de Londres indica. Snapchat: londrespravoce

A partir de Londres a Heloísa Righetto também indicou.
Snapchat: helorighetto




Por isso, o Caminho está sendo muito aguardado nesta rede social, onde vou passar em directo, esta fantástica experiência. Uma espécie de responsabilidade com todos os seguidores que estão tão ansiosos como eu e a Elena!

Sem contar as demais redes sociais Instagram, Facebook, Twiiter, que vão estar repletas de imagens durante o nosso Caminho.
E dos relatos que vamos transmitir nos nossos blogs quando estivermos de volta.

#DuasBloggersUmCaminho é um projeto que desde o início está contando com uma série de parceiros.

Uma lista que não pára de crescer!

Por isso, já começamos a agradecer:

Pazo Torres Agrelo
Parador de Turismo de Pontevedra
Portas do Sol 
Hotel Alfonso Primero
Carmo's Boutique Hotel
Restaurante Picadeiro
Casa Mindela Guest House
Villa D'Arcos Hotel
Turismo de Barcelos
Hotel Bagoeira
Quinta da Cancela
Casa da Oliveirinha
Casa Antiga do Monte
DaJoana
Busilis da Comunicação


Acima descrevo muitos motivos que me levaram a decidir fazer o Caminho.

Mas o principal está aqui:

os meus pais

Eles irão comigo no meu coração e nesta fotografia. São dois portugueses aventureiros que trocaram as suas aldeias em Portugal por um país desconhecido chamado Brasil, há mais de 60 anos atrás.
É por isso que eu não tenho medo dos segredos que vou encontrar no Caminho. Meus pais ensinaram-me a enfrentar tudo na vida, mesmo que o Caminho... seja difícil.

É por eles que eu vou. Agora, enquanto eles são vivos, e enquanto podem ver e ouvir as minhas emoções quando eu chegar à Catedral de Santiago de Compostela.

O mais difícil para mim no Caminho: vai ser a falta que vou sentir do marido, o meu grande impulsionador em tudo o que faço na vida e das nossas 5 cadelas...



Quem vai me acompanhar? Vamos fazer Um Bom Caminho!

Porque o Caminho Português, do Porto para Santiago... encanta!

A partir de 15 de Maio. Acompanhe!

Aqui um vídeo também muito inspirador:


EL CAMINO DE SANTIAGO, ILUMINA FILMS from Ilumina Films on Vimeo.

20 comentários:

  1. Cara Rita, estou precisamente a pensar fazer o caminho de Santiago ainda este mês. Apesar de ser do Porto, penso começar a partir de Ponte de Lima. Sou seguidora do seu blog no FB e nem de propósito encontro o seu post de hoje! :) Não tenho companhia para fazer o caminho e ainda não defini data, nem etapas. Será que podemos trocar algumas ideias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, já fez os caminhos? Quer companhia para este ano?

      Excluir
    2. Olá Teresa! Sim fiz no ano passado. Veja todos os v«meus relatos aqui: http://www.oportoencanta.com/p/o-caminho-portugues-de-santiago.html
      Bom Caminho!

      Excluir
  2. Nossa Evita!Que incrível! Nossos Caminhos já começam a se mostrar :) Sim, claro que sim, pode me escrever quando quiser: oportoencanta@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Sou veterano do Caminho que fiz por duas vezes desde o Porto até Compostela. Fiz também Compostela Finisterra e no ano passado a Variante Espiritual do Caminho Português que liga Pontevedra a Compostela pela Ria de Arosa. Vá e disfrute, nunca mais esquecerá o pisar aquela Praça do Obradoiro e o abraço aos seus companheiros de jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por palavras de incentivo Fernando! Vou desfrutar... e muito! :)

      Excluir
  4. "... os sonhos são para realizar ..." Life is for the living. <3

    MUITO OBRIGADA, Rita querida, pela paixão e ansiedade demostrada neste post. Sinto-me orgulhosa, e uma vez mais, honrada, de fazer parte desta aventura que nasceu dum pensamento que levamos no coração, juntas as duas: Vamos lá, vivendo aventura e amizade, entre muitas outras coisas mais, suponho ... Até breve querida !!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Elena, penso que nunca mais seremos as mesmas depois de realizarmos este sonho. Obrigada por me acompanhar neste Caminho! Até já!

      Excluir
  5. EStou acompanhando o seu preparo pelo snapshat e anciosa por essa aventura que, um dia, pretendo realizar. Estive em Portugal num mês de maio de 2012 e encontrei muitos peregrinos fazendo o caminho à Fátima. Como gosto muito de caminhadas, quero fazer Santiago de Compostela, Fátima e Canindé (na região norte do estado do Ceará, Brasil). No entanto, o meu trabalho, por enquanto, me impede de fazê-los. Mas, sei que um dia, realizarei este sonho. Vocês são inspiradoras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário Ana! Vocês que me seguiram foram também a minha inspiração. Faça o Caminho sim! você vai adorar!

      Excluir
  6. Emocionada com os teus relatos no Snapchat. Pode ter certeza de que és uma inspiração para todas as mulheres que pensam em fazer o Caminho. Estou adorando todos os lugares que vocês passam para descansar. Muita paz e que o percurso seja maravilhoso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rita e Elena.
    Nunca imaginei fazer o Caminho de Santiago, sempre achei que não seria para mim, gosto de aventura, natureza, mais também gosto de dormir numa boa cama, tomar um banho relaxante e ter pelo menos 2 refeições descentes, agora vejo, que é possível ter tudo isso, fazendo o caminho de Santiago. Estou acompanhando os Snaps. Desejo muita Paz, Saúde e Sucesso nesta linda caminhada. Bjnhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cleiva!!! Foi fantástico ler este seu comentário!! Faça o Caminho sim!! É possível.

      Excluir
  8. Rita descobri seu snapchat pelas indicações de suas amigas bloggers viajantes que sigo e adoro. Me encantei logo de cara pq vc é muito simpática e fala do Porto cidade que conheci , me encantei e quero muito voltar. Ai vejo você fazendo o Caminho Português que nunca tinha ouvido falar e pensei ... Será ? Ano que vem farei 39 ultimo ano da virada para os 40 e estou mesmo em busca de uma mudança e uma virada na minha vida. Obrigada por compartilhar a sua experiencia , vi os snaps , agora leio os relatos e gostaria que vc pudesse me indicar sites, livros para enfim me preparar para o meu caminho ... Detalhe pretendo tb viajar em maio , mês do meu aniversário !!! Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty! Muito obrigada! Fico feliz por saber que estou te ajudando a tomar esta decisão tão importante. Sim! aos 40 eu mudei de país também! Estas coisas são mesmo assim temos que fazer! Não faltam sites e guias sobre o Caminho Portugues de Santiago, se você fizer uma pesquisa na internet vai encontrar vários. o importante é que seja o Caminho Central, que foi o que eu fiz, e na minha opinião é o mais importante porque é o caminho original. Você pode me mandar um e'mail se precisar de mais dicas ou precisar fazer alguma pergunta específica: oportoencanta@gmail.com. Maio é um mês lindo! Vai encontrar muitas flores no teu Caminho. Beijos e vamos falando!

      Excluir
  9. Oi, Rita!

    Comentei com uma amiga Blogger (também sou! ) sobre o meu interesse no Caminho Português e ela me trouxe até você! Me identifico com a Paty (leitura acima), pois coloquei como meta realizar este caminho até os meus 40 anos e mesmo que eu ainda tenho uns poucos anos, meus planos são para 2018, também abril ou maio!
    Obrigada por compartilhar a sua experiência. Lerei tudinho!

    Abs, de http://devaneiosdebiela.com.br

    ResponderExcluir
  10. cheguei hoje a este blog.......estou deliciada. Apetece-me ler de fio a pavio. já é tarde, mas amanhã assim que puder regreso

    ResponderExcluir